Passeios em Fortaleza, os locais mais bacanas para você visitar

Estar em Fortaleza é um sonho: a cidade é alegre, as praias são paradisíacas, o povo faz você se sentir em casa. Conhecer a Praia do Futuro é realmente aproveitar o dia em um lugar que parece ter sido feito à mão. Mas vamos combinar que nem só de praia vive o turista, né?

Pensar em o que fazer em Fortaleza vai muito além de curtir um marzão com água bem morninha. Existem outros lugares incríveis que você não pode deixar de visitar. Quer saber quais são? Então confira abaixo o Guia de Passeios em Fortaleza! Vamos lá?

Os melhores passeios em Fortaleza

Quando falamos dos melhores passeios em Fortaleza, não podemos deixar de fora a visita aos mercados públicos. Toda cidade tem o seu e na capital cearense são logo dois para você visitar, e é por eles que vamos começar. Que tal conhecer um pouquinho de cada um?

Mercado São Sebastião

O Mercado São Sebastião é o lugar certo para você conhecer a grande variedade de sabores da capital do Ceará. São muitos boxes com gastronomia local, artigos em barro, palha e madeira e você pode conferir isso tudo antes de ir lá, pelas redes sociais dele.

A variedade de frutas, verduras, temperos, carnes e peixes, bebidas e restaurantes regionais te faz sentir o gostinho do Nordeste. Então, se você estiver em Fortaleza, não esqueça de passar no Mercado São Sebastião para levar um pedaço do Ceará para casa.

Leia também: Café da manhã em Fortaleza: 5 opções para começar o dia com o pé direito!

Localização: Rua Clarindo de Queiroz, Centro – nº 1745.

Como chegar: Se você for de ônibus, pode pegar o 026 Antônio Bezerra (destino Messejana), 028 Antônio Bezerra (destino Papicu), 071 Antônio Bezerra (destino Mucuripe) ou 713 Santos Dumont (destino Perimetral). Há também a opção de ir de metrô (Linha Sul), mas já avisamos: infelizmente o trecho não passa pela orla da Beira-Mar, onde os turistas costumam se hospedar 

Diferencial: Uma boa pedida é o pastel de carne, frito na hora, com um bom caldo de cana geladinho. Delícia! E o melhor é que, depois da pandemia de COVID-19, eles passaram a oferecer delivery. Então confere direitinho e não deixe de experimentar.

Horário de Funcionamento: De segunda à sábado, das 05h às 15h e no domingo das 05h às 12h.

Mercado Central

parte interior do mercado central de fortaleza

Crédito da imagem: Benevaldo Lima

O Mercado Central tem uma estrutura diferenciada e é um dos passeios obrigatórios a serem realizados em Fortaleza. Além de ter um foco maior em artesanatos e itens para presentes, lá são vendidas mercadorias mais específicas para os turistas. No site você consegue ter uma noção melhor do que encontrará por lá.

Uma dica é visitar a Angélica Artesanatos, porque a loja é repleta de representações da cultura nordestina e você vai ficar louco com tanta coisa linda. As lojas de redes também são um espetáculo à parte. Vale a pena visitar e levar uma para casa.

Localização: Av. Alberto Nepomuceno, Centro – nº 199.

Como chegar: Se você for de ônibus, pode pegar o 012 Circular II, 042 Antônio Bezerra (destino Francisco Sá e Papicu) , 071 Antônio Bezerra (destino Mucuripe), 086 Bezerra de Menezes (destino Santos Dumont), 905 Meireles (destino Centro).  

Diferencial: O Mercado Central tem site e rede social e você pode conferir o que vai querer visitar antes de chegar lá, já que são mais de 600 lojas. Com essa facilidade, você ganha mais praticidade na hora de montar o seu roteiro e otimizar o seu dia em Fortaleza.

Horário de Funcionamento: De segunda à sábado, das 9h às 17h, e domingos das 8h às 13h.

Centro das Tapioqueiras

Para quem viaja pensando em provar tudo que for novidade na cidade em que visita, se estiver em Fortaleza precisa conhecer o Centro das Tapioqueiras. É uma grande praça de alimentação em que todos os boxes vendem variações da deliciosa tapioca nordestina.

Você pode escolher entre opções salgadas com queijo, carne de sol, carne de charque, frango, camarão, bacon. Ou as opções doces com chocolate, brigadeiro, morangos, nutella, doce de leite. São dezenas de sabores e só de pensar já dá água na boca, fala a verdade!

Localização: Av. Washington Soares, Messejana – nº 10.125.

Como chegar: Se for de ônibus pode pegar o 045 Fortaleza (destino Iguape e Barro Preto) ou o 618 Parque Santa Rosa (destino Messejana).

Diferencial: O lugar é um bom destino para café da manhã, almoço, jantar ou aquele lanchinho depois do rolê, já que fica aberto até tarde. As mesas são ao ar livre, mas cobertas, o que torna o lugar fresco e agradável.. O Centro das Tapioqueiras também tem acessibilidade para pessoas com baixa locomoção. O espaço também oferece amplo estacionamento.

Horário de Funcionamento: De domingo à domingo das 7h às 00h.

Tour pelas Estátuas de Iracema

estátua de iracema em lago messejana

Crédito da imagem: Carlos Eduíno

Se você gosta de literatura ou já pesquisou sobre Fortaleza, sabe que foi na capital cearense que nasceu José de Alencar, famoso escritor brasileiro. E a cidade é cheia de referências a esse grande nome da literatura nacional e à sua personagem mais conhecida: Iracema.

Ao total são 5 estátuas de Iracema espalhadas por Fortaleza, além da praia com o nome da “virgem dos lábios de mel”, como descreve o autor. Fazer um tour para conhecer todas essas estátuas é um dos melhores passeios em Fortaleza. Partiu?

  • Iracema Guardiã:

Obra do artista pernambucano Corbiniano Lins, localizada na Avenida Beira Mar, Mucuripe.

  • Iracema Guerreira:

Obra do artista plástico cearense Zenon Barreto, localizada na Avenida Beira Mar, Praia de Iracema.

  • Palácio Iracema:

Obra do artista cearense Francisco Zanazanan, localizada na Avenida Dr. José Martins Rodrigues, 176 – Edson Queiroz.

  • Iracema Musa do Ceará:

Obra do artista cearense Alexandre Rodrigues, localizada na Lagoa da Messejana.

  • Iracema Rotary Clube da Praia de Iracema:

Obra do artista cearense Descartes Gadelha, localizada na Rua Monsenhor Bruno, 819 – Meireles.

Casa José de Alencar

E já que estamos falando de José de Alencar, um bom passeio é conhecer a casa em que nasceu o escritor José de Alencar. Hoje, a residência, que é patrimônio histórico da cidade, pertence à Universidade Federal do Ceará e funciona como um centro de cultura.

O lugar é belíssimo e tem museu, pinacoteca, duas bibliotecas e um salão chamado de “Salão Iracema”. Além de abrigar também o primeiro engenho a vapor do Estado do Ceará. Dá uma olhadinha na rede social da Casa José de Alencar e já coloca no seu roteiro.

Vale muito a pena conhecer.

  • Localização: Av. Washington Soares, nº 6055 – Bairro José de Alencar;
  • Horário de Funcionamento: de segunda à sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h e aos sábados das 8h às 12h;

Theatro José de Alencar

vista de fora do theatro josé de alencar

Crédito da imagem: Paulo Proença

Vamos combinar que, dentre todos os passeios em Fortaleza, o Theatro José de Alencar é um dos lugares mais bonitos para se visitar? O espaço foi fundado em 1910 e é tombado como Patrimônio Histórico Nacional como Monumento Artístico Nacional, sendo uma referência no quesito arte e arquitetura. 

São 4 andares e 800 lugares em uma construção eclética e com espaços no estilo art nouveau. O palco principal é em estilo italiano e a sala de espetáculo é em aço e ferro fundido. Ah! Na parte externa existe um lindo jardim projetado pelo paisagista Burle Marx.

E você ainda pode tomar um cafezinho no Café Iracema que também faz parte do Theatro José de Alencar.

  • Localização: Rua Liberato Barroso, nº 525 – Praça José de Alencar;
  • Horário de Funcionamento: de terça à sexta das 9h às 18h e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 18h;

Museu do Ceará

Quando estiver visitando o Theatro José de Alencar, já aproveita o caminho e vá ao Museu do Ceará, que fica bem próximo. O lugar tem exposições de longa e curta duração e o prédio histórico em que fica localizado já vale a pena a visita.

O acervo conta com moedas, quadros, armas, objetos indígenas, móveis, além de cordéis e objetos de arte popular. São mais de 7 mil artefatos para você ver e se encantar pela história do Estado

  • Localização: Rua São Paulo, nº 51 – Centro;
  • Horário de Funcionamento: de terça-feira à sábado, das 9 às 17 horas;

Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura

O Instituto Dragão do Mar é um espaço destinado às várias formas de arte e expressões artísticas e foi a primeira Organização Social de Cultura criada no Brasil. Se você gosta de exposições, shows, apresentações de teatro ou cinema, esse é o lugar certo para você visitar.

OO lugar tem: planetário, anfiteatro, auditório, praça verde, espaço para shows, teatro, biblioteca, cinema e dois museus. Além de cafeterias, ótimas para aquele cafezinho no fim do dia, além de bares, restaurantes e baladas para quem gosta de passeios noturnos de Fortaleza.

  • Localização: Rua Dragão do Mar, nº 81 – Praia de Iracema
  • Horário de funcionamento: de segunda à quinta, das 8h às 22h e sextas, domingos e feriados das 8h às 22h;

Feirinha de Artesanato da Beira Mar

E para quem gosta de viajar e levar um presentinho para casa, a Feirinha de Artesanato da Beira Mar é o lugar certo para visitar em Fortaleza, nem que seja no último dia de estadia na cidade.

São muitas barraquinhas com roupas, comidas, bebidas, chaveiros, ímãs de geladeira e tudo que você possa imaginar para te fazer lembrar da capital cearense. Então, vá preparado para comprar presentes para toda a família.

  • Localização: Av. Beira Mar, nº 37 – Meireles;
  • Horário de funcionamento: diariamente das 16h às 21h.

Igrejas e Catedrais

As cidades brasileiras mais antigas foram muito marcadas pela colonização portuguesa e isso ficou evidente na arquitetura local e nas artes. É por isso que igrejas e catedrais católicas são não só templos sagrados, mas importantes prédios históricos que valem a pena conhecer.

Em Fortaleza são muitas, mas vamos citar aqui as principais para você visitar.

Igreja do Rosário: Rua do Rosário, nº 229 – Centro

A Igreja do Rosário é o templo mais antigo de Fortaleza. Construída por um escravo, ela tem uma arquitetura bem simples, mas muito significativa. Foi catedral por longos 40 anos até que a construção da Igreja da Sé terminasse.

Catedral Metropolitana: Praça da Sé, s/n – Centro

Antiga Igreja da Sé, a Catedral Metropolitana de Fortaleza é um templo construído no estilo eclético, com aspectos neogóticos e românicos. O lugar é um espetáculo arquitetônico por dentro e por fora, além dos belos vitrais que chamam a atenção de quem entra no espaço.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Prainha: Av. Monsenhor Tabosa, s/n – Praia de Iracema

A Igreja da Prainha, uma construção em estilo neoclássico, faz parte do Seminário de Fortaleza e está localizada no centro histórico da capital cearense. O toque especial fica por conta dos painéis em azulejo que são um charme.

Capela São Pedro dos Pescadores: Av. Beira Mar, nº 4600 – Mucuripe

A Capela de São Pedro é um templo bem pequeno e simples, mas muito bonito e significativo. A construção se deu em homenagem aos pescadores de Mucuripe e vale a pena a visita.

Igreja do Pequeno Grande: Av. Santos Dumont, nº 55 – Centro

A Igreja do Pequeno Grande é uma das principais igrejas de Fortaleza e faz parte das obras de arquitetura de ferro no Ceará. Inclusive, sua estrutura de metal foi toda trazida da Bélgica. E se por fora você achar ela linda, saiba que o espetáculo mesmo é por dentro!

Já sabe o que visitar em Fortaleza?

Com tantos passeios incríveis em Fortaleza fica até difícil escolher o que quer visitar primeiro, né? Mas calma, que com planejamento dá para fazer de tudo um pouco e aproveitar muito a capital do Ceará. O que não faltam são opções para você.

Agora só falta você comprar sua passagem na MaxMilhas, arrumar as malas e partir para uma das melhores viagens da sua vida. Tudo pronto? Então acesse o site da MaxMilhas, garanta sua passagem aérea para Fortaleza e boa viagem!

Foto de capa: Antonio Prudencio

Deixe um Comentário

Tags: