Viagem em grupo: saiba como organizar sua próxima aventura

Uma viagem em grupo pode parecer um pouco mais complicada de ser organizada – afinal, todos os participantes têm que se sentir satisfeitos com cada decisão tomada.

Mas calma, isso não é motivo de desespero!  Viemos te dar dez dicas: desde o plano de custos até o destino, passando pelo melhor meio de transporte e a opção mais viável de alojamento para todos! Além disso, você vai descobrir como manter o seu grupo unido antes mesmo do passeio e saber como evitar perrengues.

Vamos lá? 😉

1. Descubra o perfil dos viajantes que formam o grupo

Antes de tudo, identificar o perfil das pessoas que formam o seu grupo é crucial para escolher o plano de custos, o lugar para onde vocês vão e o tipo de hospedagem que desejam. Inicialmente, pergunte aos seus companheiros se eles têm algum problema de saúde ou se têm preferência em relação à hospedagem, alimentação ou acomodação.

Outra coisa: preste atenção se algum membro pretende levar crianças, pois isso interfere nos planos da turma. Por fim, quanto mais espírito coletivo os viajantes tiverem, melhor e mais unido será o grupo!

2. Tenha um grupo mais unido antes da viagem

Viagens em grupo são diferentes de passeios individuais por vários motivos. Mas se você aposta na primeira opção, então tente ao máximo fazer com que a galera esteja unida! Quer saber como?

O grupo pode se animar antes mesmo das férias: marque jantares, saídas e encontros para colocar não apenas o planejamento da viagem em dia, mas para estreitar a amizade! Com uma turma mais unida, será mais fácil inclusive tomar decisões que agradem à maioria.

3. Saiba quanto dinheiro o grupo quer gastar

Com o perfil do grupo em mãos, está na hora de delinear os custos do passeio. Não se esqueça de colocar na ponta do lápis o preço do transporte (aéreo, terrestre ou marítimo), do alojamento e das refeições.

Pense sempre, também, em um valor que inclua uma margem financeira para possíveis perrengues, pois sempre há a possibilidade de as despesas no local serem maiores.

Ah, é sempre importante pedir ajuda do grupo para pensar nesse plano de custos, porque é praticamente impossível que todos tenham disponibilidade da mesma quantia. Por isso, fazer um planejamento financeiro para sua viagem é imprescindível, principalmente quando ela é feita em grupo!

4. Decida em conjunto o local para onde viajar

A escolha do destino da viagem em grupo é um momento à parte do planejamento, pois envolve várias questões subjetivas que podem dar dor de cabeça na hora de chegar a uma conclusão.

Mas fique atento: é importante conciliar o local que você vai visitar com a planilha de custos que foi organizada anteriormente, assim fica mais fácil conciliar os preços e passar longe de uma experiência frustrante (principalmente financeiramente) para algum dos integrantes do gripo!

É importante estar com a mente aberta para não perder uma ótima oportunidade de conhecer o mundo com seus parceiros 😉

5. Escolha o melhor transporte para a viagem

O meio de transporte ideal para a sua viagem vai depender, justamente, do local para onde você for. Mas, em geral, uma ótima opção é aproveitar o conforto e a rapidez do transporte aéreo, seja dentro ou fora do país. Se esse for o caso do seu grupo, saiba que há opções para baratear a viagem.

A depender do destino escolhido, uma possibilidade é pensar na ponte aérea, eficaz para quem tem pouca disponibilidade para deslocamento. Ah e uma dica de ouro: sites comparadores de passagens são o método perfeito para decidir com mais clareza os trechos, horários e companhias aéreas com melhor preço! Aqui na MaxMilhas, por exemplo, você consegue descontos imperdíveis em poucos cliques.

6. Decida qual é a melhor opção de alojamento

Em uma viagem em grupo, nem sempre é fácil chegar a um acordo sobre a hospedagem. Decidir entre a estadia em hotel, hostel ou pousadas pode parece uma batalha impossível de ser travada, mas respira fundo e vem com a gente!

A primeira coisa a se fazer é entender o que vocês necessitam dessa hospedagem: é um lugar que vão utilizar só para dormir? Precisam que inclua café da manhã? É possível que vocês dividam os quartos? Qual ponto da cidade é melhor para vocês ficarem? Apesar de parecerem bobas, essas perguntas vão te ajudar a direcionar o grupo em relação à qual o melhor tipo de alojamento para aquela viagem específica. 

Tenha em mente que viagem em grupo é sinônimo de concessão e nem sempre o que você quer ou o que está acostumado é o melhor para o grupo!

7. Organize um roteiro que agrade todos

Decidir o que fazer no destino é outra questão polêmica quando se trata de viagem em grupo. Porém, assim como nos quesitos anteriores (como transporte e hospedagem), não abra mão da coletividade para fazer uma checklist do que conhecer na cidade que vocês vão visitar.

É importante, ainda, pesquisar bastante sobre o local, pois podem haver atrações gratuitas ou pagas durante o caminho. Para manter a segurança do grupo, pesquise sobre delegacias, hospitais e possíveis áreas de risco no lugar.

8. Estipule horários para reduzir o atraso

Você está disposto a empenhar vários dias para curtir as tão sonhadas férias em grupo, certo? Então, não se esqueça de estipular, após decisão conjunta, horários fixos para cada atividade durante o passeio.

E por que essa decisão é necessária? Porque é comum que, em uma viagem com várias pessoas, existam algumas que acordam mais cedo ou mais tarde, que almoçam às 12 h ou às 14 h e que adoram tomar banhos rápidos ou demorados. Não há como controlar o gosto de cada viajante, mas o cronograma vai permitir que não haja ninguém muito acelerado ou atrasado!

9. Saiba qual medida tomar em caso de desencontros

Ah, para ajudar alguém que, porventura, se perca do grupo, marque um ponto de encontro anteriormente! Em geral, apesar de o roteiro ter sido programado com bastante antecedência, alguém sempre acaba se perdendo da maioria no meio do passeio.

Uma solução viável para que não haja estresse, portanto, é decidir um lugar para que os “perdidões” possam encontrar o restante da turma facilmente!

10. Curta a emoção da viagem com os companheiros

A melhor parte de organizar viagem em grupo é a coletividade! Após um tempão planejando as férias, o que você deve fazer é justamente descansar na companhia de gente querida.

É importante, para isso, estar bastante calmo para não entrar em discussões, pois o conflito pode acabar a alegria do passeio. No entanto, com essas 10 medidas, você vai saber como programar uma viagem em grupo e, mais, estará com tudo na ponta do lápis quando a data do passeio se aproximar! 😀

 

Organizar uma viagem em grupo pode parecer trabalhoso, mas conhecer mais do mundo do lado de quem a gente gosta é uma das experiências mais satisfatórias de todas!

E aí, bora juntar a galera e sair por aí? Pode deixar que as passagens tão na mão:

Deixe um Comentário