O que fazer em Boa Viagem, a praia mais famosa de Recife

Boa Viagem é uma das melhores regiões para passar a sua estadia em Recife. Com um praia de águas esverdeadas e piscinas naturais, além de diversas opções de restaurantes e bares, o bairro é o preferido dos turistas

A Praia de Boa Viagem, localizada no bairro de mesmo nome, é a praia mais famosa e um dos principais cartões-postais de Recife. A orla possui uma extensão de aproximadamente 7 km e encanta pelas suas águas esverdeadas, protegida por uma faixa de recifes naturais, que deram nome à capital pernambucana. 

Boa Viagem é um bairro de veraneio e as construções modernas do local, que se iniciaram no século XX, e fazem dali a região mais rica da Zona Sul de Recife.

Neste artigo nós te contamos o que fazer em Boa Viagem e damos algumas dicas de como aproveitar uma temporada nesse lugar incrível.

O que fazer em Boa Viagem?

Quem viaja para Recife não pode deixar de conhecer o bairro e a praia de Boa Viagem. E, por ser a região mais conhecida da capital, é lá onde estão as principais opções de hospedagem. 

Além disso, o bairro está a apenas 4 km do Aeroporto Internacional Gilberto Freyre/Guararapes, sendo parada obrigatória para quem chega à cidade de avião. 

Para quem gosta de folia, visitar o bairro nos meses de dezembro, janeiro e durante o carnaval é a pedida certa. Nesse período, as praias da região são bem procuradas, assim como os hotéis ficam lotados. A vida noturna também se intensifica com atrações em restaurantes, bares e boates.

Já para aqueles que gostam de sossego, a dica é ir nos meses de abril, março, setembro ou novembro. Fora da alta temporada, o bairro volta ao movimento normal. Mas isso não quer dizer que faltarão boas para vocês curtir, afinal o bairro oferece diversão o ano todo.

Boa Viagem possui diversas atrações e reúne tudo de bom que Recife tem para oferecer. Veja, a seguir, as principais atrações do bairro, que vão desde a praia até a gastronomia local! 

Praia de Boa Viagem 

Quem nunca foi para Recife deve estar se perguntando o que fazer na Praia de Boa Viagem, um litoral urbano com coqueiros ao longo da orla. Vamos explicar!

Quando a maré está baixa, o mar forma piscinas naturais que deixam o visual ainda mais incrível e relaxante para um bom mergulho. A maior parte das piscinas naturais se formam em frente ao Hotel Golden Tulip, que é uma área propícia para banho, já que tem a proteção natural dos arrecifes. 

No entanto, a Praia de Boa Viagem é conhecida pelos ataques de tubarões aos surfistas que têm ocorrido durante os últimos anos, principalmente a partir da década de 90. 

Isso porque a construção do Porto de Suape pode ter desviado a rota da espécie tubarão-tigre para a praia da capital pernambucana.  

A praia tem diversos avisos aos banhistas em relação ao perigo apresentado, porém é importante ficar atento e tomar algumas medidas, como:

  • Não vá para o fundo: evite mergulhar após a faixa de corais, que é a parte mais segura e protegida.
  • Procure mergulhar quando a maré estiver baixa: a maré baixa inibe os tubarões de se aproximarem da faixa de areia, além de deixar o mar raso até a região dos corais.
  • Não mergulhe machucado ou com objetos brilhantes: o sangue e objetos brilhantes chamam a atenção dos tubarões. 
  • Evite nadar com a água turva: na época das chuvas ou quando o mar está mais agitado, a água fica mais escura e turva, diminuindo a visibilidades dos tubarões e levando a uma maior probabilidade de acidentes

Ao levar em consideração as medidas acima, você poderá desfrutar, sem medo, de um bom banho na praia de Boa Viagem.

A orla também é propícia para aqueles que gostam de praticar esportes, como a corrida e a caminhada. E ainda tem opção para quem quer apenas curtir e descansar. As barraquinhas ao longo da orla têm opções de drinks locais e pratos típicos. 

Feirinha de Boa Viagem

A Feirinha de Boa Viagem está localizada na Rua Barão de Souza Leão e funciona das 16h às 22h. Uma parte da feira é destinada à venda de artesanato local, souvenirs e roupas. E a outra, à culinária recifense. 

Falando em gastronomia, a feirinha tem diversas barracas de tapioca. Você vai poder optar pelos sabores mais tradicionais, como queijo e leite condensado com coco, ou experimentar novas combinações, como carne de charque, carne de sol, frango com cheddar, sarapatel… e por aí vai! 

A feirinha é uma ótima parada para comprar lembrancinhas e também  para conhecer um pouco mais da história da cidade. A feira fica no pátio da igreja Nossa Senhora da Boa Viagem. 

A igreja é pequena, construída com detalhes clássicos e data do período Brasil-Colônia. É um dos templos de maior rendimento patrimonial de Recife. Foi a igreja que deu nome à praia mais famosa da região. 

Parque Dona Lindu

O bairro de Boa Viagem também é sinônimo de cultura e lazer para os turistas. Por lá está o Parque Dona Lindu, entre as avenidas Boa Viagem e Visconde de Jequitinhonha, projetado por Oscar Niemeyer. O parque tem 60% de área verde e é o local ideal para quem quer praticar esportes, como skate e bicicleta, ou curtir um descanso. 

O Parque Dona Lindu ainda abriga o Teatro Luiz Mendonça, com capacidade para 587 pessoas, palco reversível que pode ser direcionado para a área interna do teatro ou para a área externa do parque, e espetáculos que contemplam o público infantil e adulto. 

E a Galeria Janete Costa, construída em homenagem à arquiteta e designer pernambucana, dedicada à exposição de grandes peças de artes. 

Caldinho pernambucano

O caldinho faz parte da gastronomia pernambucana e pode ser encontrado na praia ou em restaurantes.

Ele pode ser de diversos sabores, como mocotó, feijão, camarão, peixe, e conta com os mais diversos acompanhamentos, desde milho e azeitona até torresmo e ovo de codorna.

Na beira da praia, é vendido por ambulantes cadastrados pela prefeitura. Já em restaurantes, aparece como tira-gosto ou prato principal.

Leia também: O que fazer em Recife: passeios e pontos turísticos

O que fazer em Boa Viagem à noite?

Boa Viagem à noite também é recheado de surpresas. O bairro é cheio de bares, restaurantes, quiosques e lojinhas para você aproveitar ainda mais a sua viagem, após pegar uma praia, passar pela feirinha ou passear pelo Parque Dona Lindu.

A região ainda concentra ótimos restaurantes focados na culinária litorânea. 

Restaurantes em Boa Viagem

Camarada Camarão

 

Localizado na Rua Baltazar Pereira, este é considerado um dos melhores restaurantes do Recife e oferece um ambiente descontraído com pratos de frutos do mar.

Bargaço

 


Já o Bargaço é um dos mais tradicionais da cidade. Localizado na Avenida Antônio de Goes, o restaurante foi inaugurado em 1971 e tem em seu menu pratos típicos da culinária pernambucana e frutos do mar. 

O Bargaço também oferece menu executivo, com entrada, prato principal e sobremesa, para aqueles que não são chegados na gastronomia litorânea. 

Parraxaxá

 

Para uma culinária regional nordestina, não deixe de visitar o restaurante Parraxaxá, na Av. Fernando Simões Barbosa. Com a decoração típica do sertão, o Parraxaxá traz um buffet por quilo com pratos típicos da região, como carne de sol, linguiça de bode etc.

BeerDock

 

Se você quiser uma noite mais agitada, vale a pena visitar o BeerDock, na Rua Maria Carolina, que tem em seu menu mais de 300 cervejas artesanais.

Quintal Estelita


Outra opção para quem quer mais agito é o Quintal Estelita, na Rua Pinhal, com mesas ao ar livre e um clima de quintal.

Como você pode ver, Boa Viagem tem muito a oferecer: desde mergulhos perto dos corais, até uma rica culinária. Comece já a programar sua viagem para a capital pernambucana.

Se você quer ir para Recife, não deixe de conferir as melhores ofertas de passagem e hospedagem da MaxMilhas!

Deixe um Comentário