O que aprendi passando o Carnaval em Ouro Preto

Por Ada Gomes Ribeiro*

Entrei no curso de Turismo na Universidade Federal de Ouro Preto em 2009 e claro, o Carnaval era uma expectativa das mais altas no meu mundo naquela época e momento. Eu que nasci no segundo dia de Carnaval, sempre tive a folia, a alegria e a musicalidade desta festa no sangue e, de repente, a oportunidade de conhecer um dos carnavais mais famosos do Brasil se tornou totalmente possível. 

Morei por 4 anos na cidade, na República Poucas & Boas e passei todos os os carnavais em Ouro Preto durante esse tempo. A república que eu morava alugava a casa para hospedagem em parceria com outras repúblicas que na ocasião não tinham o espaço total para receber os foliões, que eram muitos. Então, experiência comprovada, vou dar algumas dicas para quem quer passar o carnaval de 2020 em Ouro Preto. Vamos lá!

Compre sua passagem com antecedência

Essa dica parece clichê, mas é super válida. É importante saber antes de tudo que para chegar em Ouro Preto, você pode ir de carro ou de ônibus. De carro não é tão recomendado porque, com certeza, você vai beber por lá ou, se não beber, outros irão, pode ser perigoso. E além disso, a cidade de Ouro Preto não tem muitas opções de estacionamento e as ruas ficam muito lotadas para você deixar seu carro. Então, vá de ônibus e compre a passagem antes!

As passagens acabam (sim, acontece muito) e você não pode correr o risco de já começar o Carnaval com o pé esquerdo. Saindo das principais capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, tem ônibus direto ou você pode ir de avião até a capital mineira e de lá partir de ônibus. 

Escolha sua hospedagem: tem pra todo nível de animação

A escolha da hospedagem está diretamente ligada à sua animação para o Carnaval.

Se você está com a animação a níveis muito altos, vale a pena comprar um pacote em alguma república. Os pacotes de república incluem blocos de carnaval, almoço e café da manhã todos os dias, festas temáticas dentro da república (ou em parceria com outra república) e bebidas variadas 24 horas por dia. Se você não quer muita badalação e quer curtir de boa, é legal se hospedar em alguma pousada ou hotel.

Não tem como fugir tanto da bagunça porque a cidade fica de fato muito lotada, com as ruas sempre muito cheias de foliões o dia todo. Para o folião que quer pular o bom e velho carnaval tradicional junto com os blocos caricatos e tradicionais de Ouro Preto, é só descer para a Praça Tiradentes ou de lá pegar caminho para os bairros. Talvez você se espante com as ladeiras, mas como já canta o Bloco Diretoria: “bloco que é bloco sobe ladeira”, então folião que é folião, também sobe ladeira com muita alegria e sem reclamar! 

Leve o mínimo (mas necessário) possível na mala

Coloque na mala somente o necessário: roupas frescas (poucas peças) como shorts, camisetas e peças íntimas. Como o tempo em Ouro Preto é instável, traga uma blusa de frio básica. Caso você seja um folião que prefere mais o contato com natureza do que a farra da cidade, leve também roupa de banho e protetor solar para curtir as cachoeiras dos distritos de Ouro Preto. Para calçar, leve um chinelo e um tênis. Uma dica é que seja o tênis mais velho que você tiver, pois você não voltará com ele. 

Cuide da sua saúde

A gente sabe que nessa ânsia por folia, pode ser mais difícil se lembrar de tomar água, quando se tem cerveja disponível 24 horas. Mas é muito importante você estar ciente dos seus limites e ter atenção à sua saúde. É legal ter na bolsa alguns remédios para dor de cabeça, ressaca e seu remédio de uso contínuo, caso tome.

Além disso, é válido ter sempre uma garrafinha de água na bolsa, pois nessa época faz muito calor na cidade. Tenha sempre atenção de onde estão as unidades de atendimento da saúde como ambulâncias e saiba também onde ficam os hospitais e postos públicos, só por precaução. Ah, use camisinha!

Números de emergência ao alcance

Tenha sempre em algum lugar dentro do seu saco plástico ou sua pochete impermeável (pois pode chover) os telefones úteis como 190, 193 e 180. O ideal é não levar para os blocos coisas de valor como celular e máquina fotográfica, mas eu sei que é difícil passar o carnaval sem tirar algumas fotos legais, então, caso decida sair com aparelhos para tirar foto, tome cuidado com onde vai guardá-los. 

Infelizmente, tem pessoas no Carnaval que não respeitam as outras e querem estragar a folia de todo jeito. Caso você veja alguma situação de violência como homofobia, racismo, machismo ou qualquer outro tipo, procure um agente público ou ligue para o telefones úteis. Ah, vale lembrar que forçar um beijo, passar a mão, fazer comentários com conotação sexual são alguns dos tipos de assédio e é crime previsto em lei. Não é não e ponto! 

Leve um pouco de dinheiro vivo

Um dos pontos principais da folia, que inclusive é LGBTQI friendly, é a conhecida Rua dos Bancos. Lá, como o nome já diz, é a rua onde se encontra os bancos da cidade. Caso precise de dinheiro, leve com você de casa ou saque o quanto antes. Os bancos ficam abertos, mas é quase impossível chegar até eles quando a rua está tomada de foliões em festa. 

Respeite o Patrimônio Histórico

Como todos sabem a cidade de Ouro Preto é considerada Patrimônio Histórico Mundial pela UNESCO e é um dos conjuntos arquitetônicos coloniais mais importantes do mundo. Daí você percebe a importância de se preservar este sítio.

Quebrar, depredar ou até mesmo urinar nas ruas é considerado crime contra o patrimônio e passível de prisão. Por isso, seja consciente e não estrague o patrimônio público. Ainda falando em respeito, é importante lembrar que as pessoas também são o patrimônio cultural de um lugar e por isso, também devem ser respeitadas. Moradores locais também merecem o devido respeito por receber os foliões todos os anos.  

Coloque em prática essas dicas e você terá um Carnaval incrível com muita alegria e diversão. Seja responsável e bom carnaval! 

*Ada é foliã de nascença, sobreviveu aos carnavais de Ouro Preto e hoje curte com o namorado a tranquilidade do Carnaval de Beagá. Folia boa é folia com respeito!

Deixe um Comentário