Nômades digitais: dicas para programar seu calendário de viagens a trabalho

* Por Beer or Coffee

Os nômades digitais têm, como principal característica, a mobilidade. A possibilidade de trabalhar de qualquer lugar do mundo é um convite à exploração de novas culturas e novos povos. Mas, para isso, é importante montar um calendário de viagens a trabalho para que a produtividade não seja afetada.

Neste artigo, vamos apresentar dicas valiosas para aproveitar ao máximo esse formato de atuação, evitando problemas de falta de recursos sem perder a oportunidade de viver experiências incríveis, em vários lugares do planeta. 

Prepare-se financeiramente

O trabalho remoto proporciona muita flexibilidade, mas também demanda cuidados especiais, principalmente no que se refere à parte financeira. Veja quais são eles abaixo.

Saiba o quanto ganha por mês

Pessoas que trabalham de carteira assinada, em pequenas ou mesmo grandes empresas, de forma fixa, têm uma noção melhor do quanto recebem por mês. No caso de profissionais freelancers, essa conta se torna um pouco mais complicada.

A variação de recebíveis é bem grande, haverão meses de vacas magras, outros de vacas gordas. O importante é analisar um cenário mais amplo, pegando uma média de pelo menos 6 meses, além de considerar questões pontuais que possam ter interferido nos números, como um período em que esteve doente.

Tenha uma reserva de emergência

Antes mesmo de pensar em fazer a as malas, garanta a sua segurança financeira. Comece conhecendo seus custos fixos e variáveis e chegue ao valor mínimo e médio necessários para a sua sobrevivência. Acumule o suficiente para viver por, pelo menos, 12 meses sem que haja nenhuma entrada.

Isso faz com que os períodos de baixa produtividade não afetem a sua rotina ou acabem provocando um retorno antecipado da sua viagem.

Considere as melhores datas para viajar

Outro ponto que ajuda bastante na parte financeira é se planejar em relação à data da viagem. Com as oscilações de câmbio e de sazonalidades de cada lugar, os preços de passagens e hospedagem variam muito e você deve utilizar isso a seu favor.

As duas principais alternativas são: 

  • escolher o destino com base no valor das despesas;
  • escolher a data da viagem com base no destino desejado.

Planeje-se no médio e longo prazos

A montagem do seu calendário de viagens a trabalho deve considerar diferentes cenários desde o curto ao longo prazo. Para isso, é fundamental ter atenção aos seguintes cuidados.

Pense no tempo total que pretende ficar fora

Mesmo que a sua intenção seja de não ter uma data para voltar, é importante ter um prazo em mente para guiar as decisões. Isso pode impactar em questões como a venda de bens duráveis que ficaram para trás, ou o tipo de locação que será feita no destino, se será mais longa ou mais curta, entre outras.

Escolha destinos que ajudem em sua evolução profissional

A parte mais interessante de se tornar um nômade digital é aproveitar a flexibilidade da rotina para explorar lugares diferentes. Conforme o tipo de atividade exercida, o lugar escolhido pode ajudar a incrementar o currículo.

A prática mais comum é o estudo de idiomas, quando a viagem é internacional. Mas é possível realizar cursos específicos, visitar locais culturais e históricos e realizar várias outras atividades que enriquecerão a sua bagagem.

Trace rotas mais vantajosas

Se a sua ideia é percorrer mais de um lugar, fique atento ao planejamento da rota. A escolha da ordem em que cada local será visitado influencia diretamente nos custos envolvidos, principalmente com o transporte e hospedagem. Leve em consideração questões como distância e tempo de deslocamento e permanência em cada parada para facilitar a montagem da rota.

Mantenha-se focado no trabalho

Trabalhar remotamente exige muita disciplina para que o foco não seja perdido. No caso de viagens a trabalho, essa disciplina precisa ser ainda mais rigorosa. As dicas abaixo ajudam nesse sentido, confira.

Planeje as atividades que deseja realizar em cada local

Antes de embarcar em sua viagem, procure saber o que há para ser feito no local escolhido e como você pode encaixar essas atividades em sua rotina. Se estivesse trabalhando fixo para uma empresa, boa parte do seu dia estaria preenchido com a rotina de trabalho. O mesmo pensamento deve ser seguido no nomadismo, com a diferença que as horas podem ser distribuídas de forma mais flexível.

Organize a agenda de tarefas com prazos confortáveis

O cumprimento de prazos é um dos requisitos mais importantes da imagem profissional de uma pessoa. No caso de freelancers, isso impacta diretamente na quantidade e qualidade dos clientes conquistados. Por isso, nunca assuma um volume de tarefas que não consiga cumprir.

A melhor forma de evitar atrasos é contar com prazo mais confortáveis. Assim, mesmo que aconteça algum imprevisto, haverá tempo suficiente para contornar a situação sem afetar o acordo estabelecido junto ao cliente.

Esteja preparado para imprevistos

Não há como prever alguns problemas que podem surgir durante uma viagem, mas existem providências que minimizam a situação. Dois aspectos precisam estar garantidos de alguma forma: tempo e dinheiro.

Em relação ao tempo, vale a dica do tópico anterior, de contar com prazos mais confortáveis. Além disso, é sempre prudente adiantar as entregas que venceriam nos primeiros dias fora, caso precise de mais tempo para se adaptar no local.

Em relação ao dinheiro, o planejamento financeiro deve prever uma reserva suficiente para lidar com situações atípicas, que podem ser desde uma gripe que afete sua produtividade, até mesmo casos mais graves, como um assalto.

Utilize escritórios compartilhados

Por fim, uma ótima forma de se manter focado no trabalho é contar com um ambiente propício para tal. Os escritórios compartilhados estão presentes em todo o mundo e oferecem desde diárias pontuais até planos de permanência mais longa. A maior vantagem é poder contar com toda uma infraestrutura completa para executar as tarefas e manter a produtividade.

Se você já é ou deseja se tornar um nômade digital, use as dicas deste texto para montar seu próximo calendário de viagens a trabalho. Tomando esse cuidados você poderá desfrutar de uma experiência incrível tanto para a sua vida pessoal quanto para a sua carreira profissional.

Gostou das dicas? Que tal se aprofundar um pouco mais no assunto? Veja, neste outro artigo, quais são os segredos das equipes remotas de sucesso e comece a planejar sua próxima viagem com a MaxMilhas!

 

Guest Post escrito pela equipe do BeerOrCoffee, plataforma de soluções em escritórios com mais de mil opções em todo o Brasil.

Deixe um Comentário