Mulher viajando sozinha: viva uma experiência incrível com esses destinos e dicas de viagem

Ser uma mulher viajando sozinha é libertador, mas é preciso ter alguns cuidados. Confira 15 dicas essenciais para que sua viagem seja tranquila e perfeita.

Hoje em dia, ver uma mulher viajando sozinha já não é novidade. Felizmente, cada vez mais mulheres estão conquistando espaços e isso inclui conhecer novos destinos sozinhas. 

Até porque, viajar é sempre bom, principalmente quando você é a sua melhor companhia! Afinal, viajar também é uma forma de empoderamento

Uma viagem solo enriquece a alma, aumenta a autoestima, empodera, aumenta a tolerância e sabedoria, bem como flexibilidade para os problemas e desafios da vida. 

No entanto, isso não significa abrir mão da segurança em suas viagens solo. Por isso, separamos algumas dicas de segurança para uma mulher viajando sozinha que vão te ajudar a ter aventuras sem problemas. Vem conferir! 

Vantagens de viajar sozinha

Para cada mulher que viaja sozinha, os motivos e vantagens são diferentes. Mas podemos dizer que todas sentem a liberdade de descobrir o mundo.

Ao viajar sozinha você vai:

  • perceber como você é independente;
  • descobrir o quanto você consegue fazer as coisas sozinha;
  • aumentar a autoestima;
  • se tornar mais tolerante, principalmente se o destino for em uma cultura diferente;
  • perceber que a sua própria companhia é suficiente.

Se você sempre sonhou em viajar sozinha, prepare-se e planeje-se com as dicas a seguir!

15 dicas para as mulheres viajando sozinha

Viajar sozinha é libertador, mas existem cuidados que você deve tomar para não passar por muitos perrengues. 

Por isso, separamos abaixo 15 dicas para você não ficar na mão. Confira.

1. Evite desembarcar tarde da noite

Quando for comprar sua passagem, fique atenta ao horário de desembarque no destino escolhido. Desembarcar sozinha à noite em um lugar desconhecido tem seus perigos.

Dessa forma, reserve um voo que chegue durante o dia.  Além de ser mais seguro, você evita alguns problemas, como:

  • encontrar o posto de informações turísticas fechado;
  • descobrir que o transporte público não funciona depois de certa hora;
  • ter que pegar táxi ou outro transporte à noite e sozinha;
  • não encontrar lojas abertas e nem alguém nas ruas a quem pedir informações, caso necessário;
  • chegar na acomodação e descobrir que o check-in está encerrado.

Para evitar essas e outras situações desagradáveis, programe-se para chegar ao seu destino durante o horário comercial.

2. Pesquise muito sobre o destino que você quer conhecer

Quanto mais informações reunir sobre seus destinos, mais segura será sua viagem. Além de trocar ideias com quem já foi antes, use e abuse da internet para facilitar sua vida. Pesquise sobre as cidades, leia blogs de viagem e acompanhe influencers.

Alguma coisas importantes para se pesquisar são:

  • as opções e horários de transporte do aeroporto até a acomodação;
  • um mapa do trajeto aeroporto-hotel: preferencialmente, salve-o no celular ou imprima;
  • opções de acomodações com check-in 24 horas;
  • atrações locais, preços e antecedência necessária para reserva e compra de ingressos, se for o caso;
  • comentários em sites de viagens para saber o que vale a pena visitar;
  • palavras e expressões básicas no idioma local, nem que seja só “bom dia”, “por favor”, “obrigada”, “com licença”, “desculpe”. 

3. Conheça e respeite a cultura local

Quando se viaja para países diferentes, é importante pesquisar bastante sobre a cultura e hábitos locais. 

Uma forma de se acomodar a um novo lugar é saindo com grupos de viajantes ou contratando um guia local que fale o idioma e dê orientações sobre as leis e os costumes do lugar.

Alguns países são mais abertos ao turismo, outros são mais rigorosos com seus costumes. Por isso é importante informar-se com o guia ou com o pessoal do local de hospedagem. O respeito aos costumes locais evita conflitos e olhares hostis.

Conhecer a cultura local também pode influenciar nas suas roupas. Existem países com restrições de vestimenta para mulheres em determinados lugares e atrações. Por isso, pense bem em qual destino escolher e pesquise sobre os costumes do local.

4. Mantenha contato com amigos e familiares

Viajar sozinha apresenta vários benefícios e oportunidades para crescimento pessoal e autoconhecimento, mas também tem seus riscos. Por isso, é importante manter contato e fornecer informações atualizadas para amigos ou familiares. 

Prepare um documento com detalhes de seus roteiros, endereços e telefones das acomodações e compartilhe com pessoas próximas. Anote, também, os números de emergência e das embaixadas brasileiras nos países estrangeiros. 

Além disso, é possível compartilhar sua localização pelo WhatsApp. Basta abrir o aplicativo e clicar no pequeno clipe à direita do campo de mensagens. Escolha a opção localização. Siga as instruções para indicar as pessoas que você quer que acompanhem seus deslocamentos pelo celular em tempo real.

Outra opção é compartilhar a localização nos aplicativos de mobilidade urbana (como o Uber). 

Contudo, não conte com a sorte de encontrar Wi-Fi em todos os lugares que frequentar. Por isso, antes da viagem, ligue para sua operadora e veja o que eles oferecem quando você estiver fora de sua cidade.

O mais indicado é você comprar um chip local com direito a pacote de dados. Se possível, faça isso ainda no aeroporto. Aproveite para mandar notícias para as pessoas próximas e informar o número de celular que você irá utilizar.

5. Fique atenta ao pegar táxi ou transporte público

Não é raro um taxista ou motorista de aplicativo fazer um caminho mais longo ao notar que o cliente é estrangeiro e provavelmente não conhece a cidade. 

Por isso, tenha sempre um mapa em mãos e confira o percurso antes de entrar no veículo.

Além disso, evite ficar sozinha em ônibus ou vagões de trens e metrô. 

Veja algumas dicas gerais para garantir sua segurança:

  • pesquise na internet ou pergunte na recepção da hospedagem o preço aproximado do trajeto que você vai fazer;
  • repita a pergunta ao motorista antes de entrar no carro: “Estou indo para o aeroporto, qual será o preço aproximado da corrida?”;
  • se usar aplicativos, você já saberá o valor com antecedência, mas confira se a corrida foi realmente encerrada quando chegar ao seu destino;
  • ao entrar no veículo, simule uma ligação para dar a entender que alguém está te esperando no destino;
  • pesquise alguns pontos de referência durante o trajeto;
  • evite falar ao motorista que é sua primeira vez na cidade. 

6. Escolha bem a acomodação

Ao escolher o local onde se hospedar é preciso ter alguns cuidados. Procure acomodações que tenham boas avaliações e localização. 

Se seu orçamento permitir, escolha um quarto apenas seu, que tenha chave na porta. Outra opção é escolher um hostel que tenha quarto compartilhado apenas para mulheres! 

Algumas dicas para se hospedar com segurança são:

  • escolha uma hospedagem bem localizada e perto de pontos de transporte;
  • fique em uma zona próxima a restaurantes e bares, para ter mais opções de entretenimento;
  • leia todos os comentários de hóspedes anteriores, principalmente os de mulheres — muitos sites dão opções de filtros;
  • hostels são ótimos para se enturmar e fazer programas divertidos, como o famoso pub crawl, quando a galera sai à noite para conhecer vários bares e provar um drink em cada lugar;
  • se escolher um hostel, leve cadeado e tranque suas coisas nos lockers;
  • pergunte na recepção se oferecem cofre para deixar documentos e dinheiro;
  • nunca saia sem anotar o endereço e o telefone de onde está hospedada para não se perder..

7. Deixe uma cópia do seu roteiro com alguém da família ou amigos

Além de manter contato diariamente, é fundamental deixar uma cópia do seu roteiro de viagem com alguém da sua confiança. Pois, caso aconteça algo, a pessoa poderá ajudar, ou dando informações sobre a sua viagem ou chamando a emergência.

Desse modo, deixe uma cópia dos documentos, hospedagens, voos e do itinerário.  

Outra opção é combinar um contato, seja por telefone ou nas redes sociais, como um sinal de vida. Por exemplo, de 24 em 24 horas mande um oi ou sempre combine um horário específico para mandar uma mensagem. 

Assim, se você não responder no período combinado, a pessoa pode tomar as providências necessárias, como ligar para o seu hotel para saber se está tudo bem. 

8.  Evite caminhar à noite sozinha

Sozinha e à noite são duas palavras que não combinam, mesmo que você se sinta super segura. Até porque, como você está em um local desconhecido, é fácil se perder, virar na rua errada ou esquecer o nome dos lugares. 

Então, não conte com a sorte. Por mais que pegar um táxi ou o transporte público saia mais caro, é melhor do que perder seus documentos e pertences em um lugar desconhecido. 

Lembrando que não estamos falando para você não sair a noite! Longe disso! O ideal é sair mesmo. Só escolha andar segura à noite.

9. Procure passeios em grupo

Bom, viajar sozinha tem a ver com independência, mas procurar alguns passeios em grupos pode ser bem legal. Você pode fazer algumas amizades e além disso, dar umas risadas e conhecer lugares magníficos com pessoas novas. 

Por isso, procure saber antes dos passeios em grupo (às vezes um pacote sai bem em conta) e divirta-se com os outros turistas! 

Outra vantagem é que você terá explicações de guias em museus e monumentos históricos, por exemplo. E, também pode pedir alguém do grupo para tirar fotos suas! 

10. Não exagere no álcool

Uma taça de vinho no jantar ou uma cerveja na balada, para alguns é essencial. E, sim, quando se viaja sozinha, experimentar novas bebidas faz parte do roteiro.

Só não exagere nas doses! Pois o álcool pode alterar a visão e percepção e você estará mais suscetível a um roubo, por exemplo. Por isso, não ultrapasse o seu limite.

Outra dica importante é nunca aceitar bebida de ninguém e ficar atenta enquanto preparam seu pedido para não correr o risco de colocarem alguma substância ali.  O mesmo vale para o seu copo: nunca o deixe sozinho, mesmo se for ao banheiro. 

Agora, se você estiver se sentindo um pouco tonta, não volte para casa imediatamente. Peça uma água ou café, espere melhorar e só assim peça seu táxi/Uber. 

Lembre-se também de carregar o endereço da sua hospedagem na bolsa, caso você se esqueça onde fica o local e de não pegar carona, mesmo que você confie naquelas pessoas. 

11. Leve seus mecanismos de defesa portátil para todo lugar

Tanto aqui no Brasil, quanto em outros países, é importante carregar na bolsa suas ‘armas’ contra roubos ou abusadores.

E, se esses produtos, como o spray de pimenta forem proibidos, sempre carregue algo que possa te dar uma vantagem, como chaveiros pontudos, anéis, canetas e outros que possam te ajudar a se defender.

12 – Não saia sem seu telefone

O seu telefone é um item importantíssimo quando se viaja, sozinha ou não. Pois com ele, você pode pesquisar na internet se estiver perdida, pode pedir um táxi, pode pedir ajuda para as autoridades da cidade e resolver várias outras situações e imprevistos. 

Desse modo, não se esqueça de aderir a um plano com cobertura no lugar do seu destino ou comprar um chip que funciona neste local, de preferência antes de sair do aeroporto.

Além disso, sempre leve seu carregador na bolsa e ao sair de casa e confira o nível de bateria também. Outra opção é ter na bolsa, não só o endereço dos locais, como o telefone do seu hotel. Pois assim, você poderá fazer uma chamada a cobrar.

13 – Tenha todos os documentos essenciais para viajar sozinha

Independente do local que você vai viajar, alguns documentos são essenciais. 

Para viagens dentro do Brasil, não é necessário passaporte. Mas você deve levar um RG, CNH ou outro documento de identificação pessoal oficial.  

No caso de países integrantes do Mercosul, o passaporte também não é obrigatório, bastando os documentos mencionados acima. No entanto, atenção: alguns locais possuem documentos específicos próprios. Por exemplo, na Argentina, os funcionários da imigração entregam um papel ao chegar no aeroporto e é necessário apresentá-lo para sair do país.

Já quem viaja para a América do Norte, Europa, Ásia e Oceania precisa de passaporte e, em alguns casos, de visto correspondente ao objetivo da viagem (turista, estudante, trabalho). Sem esses documentos você não entra no país e pode ser deportada.

Por isso é muito importante sempre pesquisar quais destinos exigem visto e outras documentações específicas. Confira a lista completa de países que não exigem vistos de brasileiros!

Alguns países também exigem que você apresente um comprovante da passagem de volta, de hospedagem (pode ser do hotel ou carta convite de algum nativo do país) e também um comprovante de renda que mostra que você tem dinheiro para ficar no país durante sua estadia.

Outro documento essencial é o comprovante de vacinação contra o COVID-19. Para conseguir esse comprovante é preciso acessar o site do governo e retirar o seu. 

Alguns países também exigem teste recente de COVID-19 negativo. Atualmente, o teste considerado padrão-ouro é o RT-PCR, por isso, programe-se para fazê-lo e fique de  quarentena antes da viagem.

14 – Cuide da sua alimentação

Quando se viaja para um local diferente, principalmente quando a cultura não é a mesma, você deve tomar cuidado ao se alimentar. Informe-se sobre especiarias e temperos utilizados comumente para evitar problemas de saúde ou mesmo incômodos ao não gostar de um sabor.

Por exemplo, no México os alimentos são naturalmente mais apimentados, enquanto algumas regiões da França utilizam menos sal na gastronomia do que o usual no Brasil. Saber esses detalhes sobre o seu destino pode evitar dores de cabeça futuras.

Entretanto, ir para um país e não provar a comida local é péssimo, por isso, lembre-se de checar os ingredientes e avisar aos restaurantes sobre alergias e intolerâncias para aproveitar ao máximo sem nenhum problema.. E, caso você passe mal, tenha na sua mala remédios que possam te ajudar ou procure um hospital.

15. Não esqueça o seguro viagem

Independente se a sua viagem é nacional ou internacional, ter um seguro viagem é imprescindível. Pois é por meio dele que, se algo acontecer com você ou com a sua bagagem, o atendimento está garantido.

Ou seja, se você passar mal, terá acesso a atendimento médico ,se sua mala é extraviada, você pode acionar o seguro que, dependendo das condições do contrato, eles te compensarão pelos seus dias sem a mala.Por isso é tão importante contratar esse tipo de seguro. 

Além disso, existem países em que o seguro é realmente obrigatório e um requisito para entrada, como é o caso da maioria dos países da Europa.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira esse conteúdo completo sobre a importância do seguro viagem!

Pronto, agora que você já leu as dicas e está por dentro das vantagens e cuidados ao viajar sozinha, separamos os 6 melhores destinos para se aventurar! Confira!

6 destinos indicados para viajar sozinha

1 – Curitiba, Paraná

jardim botânico de curitiba

A capital paranaense chama atenção pela sua arquitetura e modo de vida. Considerado um dos melhores destinos para viajar sozinha, em Curitiba o que não falta são passeios turísticos e locais para se hospedar.  

Além do clima mais frio no inverno, na cidade você poderá conhecer o Jardim Botânico, o Museu Oscar Niemeyer e a Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib.

2 – São Paulo, SP

shutterstock_332675567-scaled

A capital paulista também é um excelente destino para viajar sozinha. A cidade é eclética, tem passeio para todos os gostos, acomodações variadas e é fácil conseguir transporte. Para quem gosta de arte e de conhecer lugares únicos, com certeza São Paulo deve ser um destino a se considerar: por lá, você pode visitar o MASP, o Parque Ibirapuera, o Mercado Municipal e muito mais! 

3 – Tiradentes, Minas Gerais

cidade de tiradentes, em minas gerais. Foto disponível no Unsplash

Se você busca tranquilidade e ainda reviver um pouco da história do Brasil em um lugar perfeito para relaxar, essa é a opção certa. Tiradentes tem casas históricas, igrejas seculares e o maravilhoso pão de queijo mineiro. Além disso, você pode conhecer algumas cidades ao redor como São João Del Rei, Prados, Lagoa Dourada, Carrancas, entre outras.

Destinos Internacionais

1 – Buenos Aires, Argentina

Imagem do Caminito em Buenos Aires

Viajar sozinha para Buenos Aires é uma aventura pela boêmia, arte, história e tango! Lá você poderá visitar museus, monumentos históricos, parques, comer bem, conhecer bairros bem tradicionais, além de curtir a vida noturna da cidade. Aproveite para passear e se encantar em cada esquina: visite o Caminito, a Plaza de Mayo e o Teatro Colón.

2 – Lisboa, Portugal

Beira mar da cidade de Lisboa, em Portugal

A capital de Portugal também tem muito a oferecer em uma viagem sozinha. Além das vantagens de também estar em um país falante do português,  a cidade tem sua parte cosmopolita e também sua parte histórica e ambas são lindas! 

Vá preparada para experimentar o famoso pastel de belém, passear pelos bairros históricos e tirar muitas fotos!  Dá para fazer também um bate-volta de trem até Sintra e Cascais e visitar as vinícolas espetaculares da região. 

3 – Amsterdã, Holanda

Amsterdam, Holanda

Com seus charmosos canais, arquitetura deslumbrante, pubs e aquele friozinho do inverno, Amsterdã é um destino perfeito. Além disso, a cidade é considerada uma das mais seguras no mundo.

Entre as várias opções de passeio, os que não podem faltar em seu roteiro são uma visita ao Museu Van Gogh, ao parque Keukenhof e à Casa de Anne Frank.

Com todas essas informações, é hora de montar o seu roteiro, preparar o passaporte, arrumar as malas e se aventurar pelo mundo. Uma mulher viajando sozinha é uma mulher empoderada, independente e livre, e é ainda melhor se tudo isso for feito com segurança!

Quer começar a planejar a sua viagem? Compre sua passagem aérea barata e já comece a contar os dias para viver aventuras e experiências incríveis!

Deixe um Comentário