Salvador, minha primeira viagem sozinha e um grito de liberdade!

* Por Juliana Ferreira

É engraçado pensar que sempre gostei de me aventurar sozinha pelos lugares, mas, ao mesmo tempo, viajar sozinha sempre me assustou um pouco. 

Me programei para viajar sozinha pela primeira vez há algum tempo, num feriado de semana santa. Fiz a compra da passagem aérea e logo aí já começou a aventura. A expectativa estava alta, porque uma jovem de 23 anos indo para outro estado sem ninguém acompanhando poderia soar perigoso para muitas pessoas. Mas, para os aventureiros, não foi uma oportunidade de sair completamente da minha zona de conforto e explorar além das fronteiras. 

Minha viagem sozinha para salvador

Como me planejei

Sempre tive vontade de conhecer o Nordeste do país, e começar por Salvador me deixou bastante curiosa. A cidade é o berço da nossa cultura, cheio de energia positiva e muita história pra vivenciar, então estava bem animada com tudo!

Comecei meu planejamento 3 meses antes, pela hospedagem. Queria ficar em algum lugar onde eu poderia estar próxima do mar, claro, pois sempre gostei dessa vibe. Encontrei um hotel em uma localização muito bacana, o famoso Corredor da Vitória: próximo à praia do Farol, seria o lugar perfeito para passar as tardes por lá.

Eu me planejei para ficar apenas 4 dias na cidade, então precisava organizar um roteiro inteligente para conseguir conhecer todos os pontos turísticos, praias e as ilhas próximas que eu desejava.

Como o meu voo chegava pela manhã e só retornava à noite para minha cidade, tentei otimizar meu tempo ao máximo. Planejei passar a tarde toda na praia no primeiro dia como boa mineira, não poderia ser de outra maneira! Depois, a ideia era fazer um tour pelas ilhas próximas à Salvador, conhecer o Pelourinho, assistir ao pôr do sol no Mirante do Elevador Lacerda, conhecer a noite da cidade…

Os planos eram muitos e o tempo curto, mas eu estava confiante de que tudo daria super certo! Com a viagem se aproximando, a minha ansiedade só aumentava, mas eu pensava comigo mesma “calma, tudo vai sair conforme planejado”. Bom, não foi exatamente assim… 

Salvador, suas praias, sons e muito amor!

Dia 01

Então o grande dia chegou, partiu Bahia! Cheguei cedo no aeroporto para o embarque, mas os ventos não pareciam estar ao meu favor: o voo atrasou 2 horas e meia, e tudo o que eu tinha planejado no dia foi adiado.

Quando desembarquei em Salvador, corri pro hotel para fazer o check in e tentar aproveitar o restante do dia, mas estava um pouco tarde. Como a praia estava bem próxima, deixei  as malas no quarto, vi a vista maravilhosa do mar e fui ao encontro dele. A praia do Farol era bem próxima, então consegui aproveitar algumas horas e ainda conhecer duas senhoras muito solícitas que me deram dicas de passeios na cidade. 

De volta ao hotel, comecei a organizar o roteiro do dia seguinte. Consegui uma reserva para o passeio pelas ilhas vizinhas da cidade, a Ilha dos Frades e a Ilha de Itaparica. Como o tour iria ocupar todo o dia, vi também a programação noturna na cidade. Me indicaram conhecer os bares de Rio Vermelho, um bairro com diversas opções de lugares para conhecer durante a noite. 

Dia 02

Acordei bem cedo para o passeio e, já no catamarã, fiz amizades com pessoas de outras cidades que também estavam aproveitando o feriado tenho contato com alguns até hoje a já programamos viagens juntos!  Durante o caminho, o guia foi nos informando sobre as curiosidades da cidade enquanto uma banda de pagode tocava e alegrava a nossa rota. As ilhas possuem praias com paisagens paradisíacas, onde a imensidão do mar nos acalma. Eu amei esse passeio e super indico à todos que forem passar alguns dias em Salvador!

De volta à Salvador, fui conhecer o famoso Bairro de Rio Vermelho e vivenciar a vida noturna na cidade. Os bares tocavam diferentes estilos musicais e pude logo perceber que ali era um lugar que conseguia agradar todos os gostos! O samba e o axé sempre tiveram um lugar especial no meu coração, e como estava na Bahia, aproveitei para curtir o som e me diverti bastante. Como os aplicativos de mobilidade urbana funcionam super bem, voltar ao hotel foi muito fácil e tranquilo.

Dia 03

No terceiro dia, visitei as praias de do Flamengo, Itapuã e Piatã, que são um pouco mais distantes do centro de Salvador, mas que valem a visita. No retorno, fui até à praia do Farol da Barra, para ver o pôr do sol com uma vista privilegiada. Hoje, o Farol abriga o Museu Náutico da Bahia, onde é possível ver o acervo de achados arqueológicos submarinos e subir ao topo da edificação para ter uma visão geral e bem bonita das praias.

viajar sozinha - salvador

Dia 04

Para o final da viagem, programei de visitar o centro da cidade, onde estavam próximos o Pelourinho, o Mercado Modelo e o Elevador Lacerda lugares onde pude conhecer a cultura rica de Salvador! 

No Pelourinho, as igrejas são bem próximas (praticamente uma ao lado da outra), então a visitação é muito tranquila. Tive a oportunidade de ver diversas apresentações artísticas que embelezavam as ruas e fiquei feliz em descobrir que existem várias opções de restaurantes bem acessíveis e próximos à visita. 

Os moradores da cidade são bastante gentis e me ajudaram com todas as dúvidas e me aconselharam sobre as atrações mais visitadas. No Mercado Modelo, obras de artesanato, comidas típicas, utensílios e opções de presentes para todos os gostos se espalham pelos corredores. Tive uma vista privilegiada do alto do Elevador Lacerda, que liga a Cidade Alta e a Cidade Baixa em Salvador. O elevador está bem no Meio do Pelourinho e do Mercado, e é necessário usá-lo para transitar entre as atrações. 

Minha viagem sozinha para salvador

A cidade me trouxe uma sensação única que me ajudou a ser mais ativa em atividades e perder um pouco o medo de estar sozinha em algum lugar.

Conheci pessoas que me ajudaram durante a estadia e outras que mantenho contato. As paisagens me inspiraram a buscar novos desafios e também percebi que estou mais flexível quando imprevistos  acontecem. Tenho Salvador como um grito de liberdade. 

*Juliana Ferreira é Analista de Operações na MaxMilhas, amante do litoral brasileiro e agora quer mais do que nunca uma casinha na beira da praia (pra ver o pôr do sol todo dia…)

Deixe um Comentário