Minha experiência de intercâmbio na multicultural Toronto!

* Por Yasmin Cruz

Ahhh, Toronto! Acho que sou suspeita para falar dessa cidade que tem um lugarzinho especial no meu coração. Uma cidade multicultural e muito bem receptiva, que te proporciona muitas boas experiências e memórias difíceis de serem esquecidas.

Em 2015 decidi fazer intercâmbio para Toronto no Canadá, tinha meus 21 anos e fui sozinha para minha primeira experiência internacional.

Comecei minha viagem, lá na minha cidade, Visconde do Rio Branco, interior de Minas Gerais e peguei um ônibus rumo ao Aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro. Ah, esqueci de falar: meu vôo era no dia 31/12/2015, com previsão de chegada em Toronto às 23:30h do horário de lá. Rs

Como previsto, assim que peguei minhas malas no aeroporto de Toronto, ouvi gritos de “Happy New Year” e uma das melhores experiências da minha vida se iniciava. Minha primeira noite no Canadá foi ali no aeroporto mesmo. Sim! Eu passei a noite lá porque só podia fazer o check-in na minha Homestay no dia 01/01, na parte da manhã. Conheci outro brasileiro na mesma situação que a minha e por ali ficamos, entre malas, mochilas, uma poltrona desconfortável e a ansiedade matando para logo o dia amanhecer.

Amanhecendo, juntei minhas coisas, peguei um ônibus (Táxi e Uber eram muito caros) para que me deixasse em um lugar mais perto da minha homestay. Eu, usando um tênis vermelho e uma blusa fina de frio (a cara da turista inexperiente), desci em um ponto de ônibus e ali fiquei esperando um táxi passar. Destaco que era dia 01/01, logo cedo, nevando e as ruas desertas! rs

Cheguei na homestay logo cedo, umas 7/8 horas da manhã depois do taxista me chamar de “pão dura” por não ter dado gorjeta a ele. Ah! E fica a dica se for passear no Canadá: lá a gorjeta é prática quase que obrigatória, uma regra de etiqueta!

Fui apresentada rapidamente ao meu novo quarto, lugar onde passaria os 2 próximos meses. A casa era de um casal de canadenses e lá moravam eles, os 2 filhos e sempre tinha intercambista, no mínimo 2, pois a casa era bem grande, tinha uns 3 andares e a cada semana que passava, parecia que eu descobria mais alguns.rs

Mesmo cansada da longa viagem, não perdi tempo e já fui turistar. A intercambista japonesa que estava na homestay me chamou para darmos uma volta na cidade. O primeiro lugar que eu fui foi na Phillips Square, praça do lado da prefeitura, famosa pelo escrito “Toronto” e por ter uma pista de patinação logo na frente.

O passeio do dia 01/01 foi só o início das minhas longas aventuras em Toronto. Uma cidade encantadora, de fácil mobilidade e que te proporciona, não só conhecê-la muito bem, mas também conhecer suas cidades próximas, como Montreal, Ottawa, Quebéc e Niágara, onde se encontra a famosa Niágara Falls.

Minhas aulas de inglês iniciaram no dia 04/01 e eu tive uma grande sorte: foi a manhã mais fria de todas, com -24° graus! Ver a cidade toda coberta de gelo e funcionando normalmente é uma situação muito interessante. E por falar em interessante, destaco que em Toronto existem as ruas subterrâneas, chamada de PATH, ela tem mais de 37 km de extensão e pode ter certeza que lá o clima sempre estará agradável!

Além disso, como já citei, Toronto é uma cidade multi-cultural e o Canadá em si é um país muito aberto para a diversidade, recebe muitos estrangeiros e não se vê tanta desigualdade social como aqui no Brasil. Lá, tive a oportunidade de conhecer o bairro ChinaTown e Koreatown e até me arriscar em experimentar a comida local (apimentada demais para meu gosto, mas valeu a experiência!). 

Toronto é também conhecida pelo seu centro comercial formado por vários arranha-céus, que estão próximos à famosa CN Tower, uma torre turística que tem 553m de altura e é possível visitar seu topo e ter uma vista de 360º graus da cidade. Vale muito a pena a visita! Vai dar frio na barriga, mas vai assim mesmo! rs

Destaco outros pontos turísticos que não podem deixar de serem visitados como o Allan Gardens, o Distillery District, o St Lawrence Market, o Museu Science, a Phillips Square, o Toronto Zoo, a Casa Loma e outros inúmeros cantinhos bacanas para se conhecer. Sem falar nos grandes outlets e shoppings espalhados pela cidade, que oferecem grandes marcas com descontos incríveis. 

E claro, não posso deixar de comentar sobre um dos pratos mais famosos e típicos do país: Poutine! Batata frita com queijo coalho coberto com molho de carne, essa combinação não tem como ser ruim!

De Toronto guardo inúmeras memórias e a certeza de que é uma cidade que visitaria mil vezes! Com sua cultura singular, traz experiências únicas e memórias inesquecíveis. Conheça! Não vai se arrepender! 😊

* Yasmin Cruz é analista de controladoria na MaxMilhas, aprendiz de confeitaria, virginiana na veia e por isso está sempre em busca do seu próximo destino.

Deixe um Comentário