Melhores praias de Fortaleza: as 18 que você deve visitar

Seja em uma viagem de férias ou  em um fim de semana prolongado, as praias do Ceará têm belezas impressionantes e tudo para garantir sua diversão. Neste artigo, selecionamos as 18 melhores praias de Fortaleza para você incluir no roteiro!

Quem curte o litoral sabe que o Nordeste do Brasil é parada obrigatória. As praias do Ceará encantam milhares de pessoas. E, quando falamos do estado conhecido como Terra da Luz, não podemos esquecer da sua capital, Fortaleza.

Você precisa de poucos segundos para associar a cidade a belíssimas praias de areia branca e mar esverdeado, típico dessa região. Esse é o combo perfeito para um clima agradável o ano inteiro, com diversas opções de passeio para curtir o cenário tão bonito.

Quando o assunto é um bom banho de mar, Fortaleza não decepciona. As praias são diversas, cheias de opções de lazer para todos os tipos de gosto. Prepare-se para um roteiro cheio de animação!

Praias em Fortaleza

praia de fortaleza

1. Praia do Futuro

É uma das preferidas dos visitantes. Com cerca de 7 km de orla e localizada a apenas 20 minutos do centro da cidade, a Praia do Futuro impressiona pela estrutura oferecida e é um ótimo destino para os passeios em  família.

São dezenas de barracas localizadas em quase toda a extensão da praia, que oferecem gastronomia de qualidade e boas opções de bebidas, entre drinks, sucos e cervejas. A região também conta com boa oferta de hotéis e restaurantes.

A areia branquinha combina perfeitamente com as águas quentes, normalmente em boas condições de banho. O mar pode ser um pouco agitado, o que é sugestivo para a prática de esportes, como o kitesurf e o surf. 

Por ser uma das praias de Fortaleza mais frequentadas por turistas, os preços podem ser um pouco mais elevados. Mas não se preocupe que tem oferta pra todo tipo de bolso, basta procurar a que mais combina com você! 

2. Praia do Meireles

A Praia do Meireles fica em uma das regiões mais movimentadas da cidade e o principal point dos turistas. A Avenida Beira-Mar e o calçadão são cartões postais de Fortaleza, e a região conta com excelente estrutura de restaurantes, bares, hotéis e comércio, além de barracas na orla da praia.

O mar é bem tranquilo e atrai os praticantes de stand up paddle e caiaque. Ainda há opções de passeios de barco em alto mar, onde é possível ver animais marinhos da região, como botos e às vezes até golfinhos.

A Feira de Artesanato, que acontece todas as noites, é uma das atrações do local e vale a pena conferir. 

Aproveite para conhecer o lindo Jardim Japonês, um oásis de calma e tranquilidade localizado a apenas 300 metros da praia do Meireles.

3. Praia de Iracema

Esta pode ser considerada uma das mais divertidas praias de Fortaleza, principalmente por receber um público tão diverso. Localizada a sete minutos do centro da cidade,  é sinônimo de tranquilidade, principalmente no fim de tarde

Encostada na praia do Meireles, Iracema atrai praticantes de atividades físicas, seja pelo calçadão ou pelo grande aterro. A oferta de hotéis, restaurantes e opções de lazer é bem grande e com preços variados.

Leia também: 5 sinais de que você não aguenta mais esperar pelo Carnaval

4. Praia de Mucuripe: uma das melhores praias de Fortaleza

Quem chega em Mucuripe vindo da praia da Volta da Jurema se impressiona com a mudança de cenário. Essa praia cheia de charme é famosa por suas jangadas, barcos e pelo Mercado dos Peixes de Fortaleza.

Não deixe de passar pelo Mercado para saborear uma porção de peixe fresquinho durante o dia. E, à noite, um delicioso ambiente com mesas externas, música ao vivo e uma vista de tirar o fôlego!

Há muitas opções de entretenimento nos arredores da praia de Mucuripe, como restaurantes, bares e as mais variadas opções de hospedagem. Esta praia rústica vale a visita!

5. Sabiaguaba

Localizada a 15 km do centro da cidade, Sabiaguaba pode ser considerada uma das melhores praias de Fortaleza pela sua beleza estonteante e extrema tranquilidade.

A Praia da Sabiaguaba é a continuação da Praia do Futuro, separadas apenas pelo Rio Cocó. Contudo, ao contrário desta, a Sabiaguaba tem um acesso mais distante e é pouco explorada pelo turismo.

Isso faz com que esta seja uma opção com menos infraestrutura: há poucos quiosques e poucas opções de hospedagem próximas. Por outro lado, o local é bem mais tranquilo e ideal para quem curte uma praia mais deserta.

Nela, a pesca é a principal atividade econômica, e os visitantes podem curtir uma linda paisagem com uma quantidade menor de interferências urbanas, como prédios e avenidas.

Na praia de Sabiaguaba estão o Parque Natural Municipal das Dunas da Sabiaguaba e a Área de Proteção Ambiental (APA) da Sabiaguaba, unidades de conservação administradas pela prefeitura de Fortaleza. 

Praias pertinho Fortaleza para um bate e volta

porto das dunas em fortaleza

6. Porto das Dunas

Na cidade de Aquiraz, a apenas  20 km de Fortaleza, está a bela praia do Porto das Dunas. Entre as atrações do local estão barracas e  o famoso Beach Park, o maior parque aquático do Brasil.

A praia do Porto das Dunas é um destino imperdível, mas a verdade é que há bem menos opções de infraestrutura para curtir a praia. Lá você encontra algumas barracas, com estacionamento e restaurante, e há também as barracas de praias de alguns hotéis e resorts, inclusive o próprio Beach Park.

A boa notícia é que você não precisa ser um hóspede para desfrutar dos espaços. É possível aproveitar os restaurantes do Beach Park, por exemplo,, além da gastronomia local em restaurantes próximos.

Como diz o nome, é possível curtir um divertido passeio nas dunas de uma das principais praias de Fortaleza. Diversas empresas de turismo oferecem passeios de bugue – com e sem emoção, é só escolher.

Leia agora: Roteiro de 5 dias em Fortaleza

O mar no Porto das Dunas é menos agitado que o da Praia do Futuro e, há períodos do dia em que é possível aproveitar as piscinas naturais formadas ao longo da extensão da praia. Aproveite a areia branca e a sombra dos coqueiros nesta beleza incomparável!

7. Prainha

A Prainha é um paraíso localizado a cerca de 20 km de Fortaleza. Uma das mais conhecidas praias do Ceará, ela reúne de tudo um pouco: mar, rio, lagoas, vegetação e dunas. Precisa de mais alguma coisa?

Os turistas se encantam pelo encontro das praias do Porto de Dunas e Prainha, que é de uma beleza impressionante. Lembre-se que há pouca estrutura de comércio ou barracas aqui, mas há opções suficientes para atender aos visitantes.

Com perfil mais deserto e com menos intervenção humana, a Prainha tem o divertido Insano Natural, que é uma referência ao brinquedo Insano, do Beach Park: uma lona sobre uma duna que desemboca em um delicioso rio.

8. Praia das Fontes

Se você já está encantado com as praias de Fortaleza até aqui, agora você vai enlouquecer. A praia das Fontes reserva belezas naturais que vão te impressionar. E o melhor, está bem pertinho de Fortaleza! 

Localizada na cidade de Beberibe, a cerca de 90 km da capital, ela leva esse nome por ter diversas fontes de água doce que brotam de suas falésias.

A beleza é incomparável. Com areias coloridas das falésias, água doce fresca que sai das pedras e um mar muito tranquilo e de temperatura agradável, um passeio pela praia das Fontes é garantia de sucesso na sua viagem.

Para quem deseja passar a noite por lá, há boas opções de hotéis e pousadas. Você pode fechar passeios com agências de viagem da região, já considerando um passeio de bugue pela extensão da praia.

9. Cumbuco

Que tal curtir um esquibunda? Então a praia do Cumbuco é parada obrigatória no seu roteiro! Localizada a 35 km de Fortaleza,  é conhecida por seus resorts de luxo e uma infraestrutura de lazer para agradar a toda a família.

A praia do Cumbuco conta com uma infraestrutura muito completa de serviços além das opções de hospedagem. São diversos restaurantes e barracas para agradar aos mais variados tipos de turistas. 

Para quem curte aproveitar a noite, também é possível encontrar boas opções de casas noturnas, bares e festas.

Além de se divertir com o esquibunda nas dunas e descer de prancha até a água, a praia do Cumbuco tem um charme especial: seus ventos fazem com que seja um ponto ideal para a prática de kitesurfe, o que deixa o horizonte todo colorido com as bandeiras dos praticantes do esporte.

Para quem busca um mar tranquilo para curtir um dia inteiro de praia, é possível se hospedar na capital e passar o dia na praia do Cumbuco. Aproveite para fazer um passeio de bugue – com ou sem emoção!

As opções de passeio em Cumbuco não param por aí. O vilarejo também é famoso pelos jegues, animal símbolo do Nordeste, e que pode servir para o visitante fazer um divertido passeio montado no jegue.

É comum encontrar, nas barracas próximas à orla, os “jegueiros”, profissionais que cuidam dos jegues e comercializam os passeios com o bichinho. Há, também, jegues menores, para as crianças se divertirem montando o animal.

Mas atenção: há limites de peso e tamanho da pessoa de acordo com o porte do jegue, preservando as condições físicas do animal. Converse com o jegueiro sobre isso antes de fechar o passeio.

10. Praia da Caponga

A praia da Caponga é considerada uma das melhores praias do Ceará, de acordo com os habitantes do estado. Ela fica na cidade de Cascavel e está a 63 km de Fortaleza.

A tranquilidade parece ainda maior quando se relaxa nas piscinas naturais, ou curtindo o belo pôr do sol que deixa a região ainda mais cheia de charme.

Outro destaque são as dunas, que propiciam passeios de bugue com muita aventura, ou apenas lindas recordações de um local cheio de beleza.

A região conta com excelentes opções de acomodação e gastronomia a bons preços – mas é possível visitar a região durante o dia e retornar para Fortaleza à noite.

11. Águas Belas

A 62 km de Fortaleza, na cidade de Cascavel, a praia de Águas Belas mostra por que recebe esse nome. As águas tranquilas e a areia branca são um convite para os turistas, que cada vez mais se apaixonam por esse destino. 

Águas Belas é o destino perfeito para quem busca descanso de qualidade. Você terá uma paisagem privilegiada para admirar, já que o forte desta praia é a beleza natural da região.

Banhada pelas águas salgadas do Oceano Atlântico e pelas águas doces do rio Mal Cozinhado, a praia impressiona também pelas piscinas naturais que surgem quando a maré baixa. 

Para ter uma visão diferente – e única – de Águas Belas, também vale a pena fazer um passeio de bugue. O trajeto passa pelo rio Mal Cozinhado e percorre toda a costa da praia, onde o visitante poderá admirar as belezas da riquíssima biodiversidade local.

É possível conhecer a praia em um esquema de bate-volta de Fortaleza, e diversas agências de viagem oferecem este passeio por valores acessíveis. Há uma boa estrutura de hotéis e barracas e é um lugar excelente para relaxar com a família.

12. Morro Branco

Se você quer ver uma praia sem igual, visite Morro Branco. Localizada em Beberibe, a cerca de 100 km de Fortaleza, a praia  parece uma pintura de tão linda – inclusive, já foi cenário para muitos filmes e novelas.

Ela surpreende pelo contraste do céu azul com as falésias vermelhas. Faça um  passeio no Labirinto do Morro Branco, que é formado pela erosão das falésias. São caminhos ocultos que deixam a paisagem ainda mais encantadora.

Uma das maneiras mais práticas de garantir seu passeio a Morro Branco é pelo pacote MaxExperiências da MaxMilhas. Além de conhecer os principais pontos turísticos de Fortaleza e Jericoacora, a praia de Morro Branco é ponto obrigatório do passeio.

Praias no Ceará para ir com um tempinho a mais

praia de mundaú em fortaleza com barcos na orla

13. Canoa Quebrada

Localizada em Aracati, a cerca de duas horas de carro de Fortaleza, Canoa Quebrada é um grande centro turístico e uma das praias mais procuradas do Ceará. 

Apesar de ser possível fazer um passeio bate-volta a partir de Fortaleza, as belezas de Canoa merecem sua atenção. Se puder, programe-se para passar pelo menos um ou dois dias por lá. 

Canoa Quebrada faz parte da Rota das Falésias, área de 215 km de extensão do litoral cearense que são diferenciados pelas dunas e pelas falésias nas mais diversas tonalidades e formatos.

A praia tem grande influência da comunidade hippie, o que tem tudo a ver com a região: por lá, é possível fazer passeios ecológicos, trilhas e até mesmo visitar aldeias indígenas nativas da região.

Se visitar a praia de Canoa Quebrada, não deixe de fazer um passeio de jangada para fazer mergulhos em alto mar e aproveitar a vista estonteante da costa. 

Os passeios de bugue são muito populares no Ceará e não poderiam faltar em Canoa. Há diversos itinerários disponíveis, mas o mais comum tem cerca de 1 hora de duração.

Ele faz paradas nos principais pontos turísticos da região, como as falésias e lagoas formadas durante a maré baixa. Também durante o passeio de bugue é possível curtir atividades mais divertidas, como o esquibunda nas dunas e o salto de tirolesa.

Quem curte aventura não pode deixar de fazer um voo de parapente em Canoa Quebrada. Os bons ventos favorecem a prática da modalidade, mas os voos costumam ser tranquilos e agradáveis.

O que vale ao sobrevoar Canoa é apreciar a beleza incomparável da região de uma perspectiva totalmente diferente. É um passeio de tirar o fôlego e ficar marcado para sempre na memória.

14. Lagoinha

A cerca de duas horas de distância da capital está uma das melhores praias de Fortaleza. A praia de Lagoinha parece uma visão: um mar de águas verdes e transparentes rodeado por areia branca e macia.

A natureza foi tão generosa na Lagoinha que há até um mirante natural, de 50 metros de altura, onde os visitantes podem admirar a paisagem.

Se você quer relaxar e esquecer do mundo, a praia de Lagoinha não pode ficar de fora do seu roteiro. Há algumas opções de restaurantes e hotéis, mas se programe para não passar por apertos.

Na praia de Lagoinha, você pode aproveitar um divertido passeio de jardineira até as lagoas das Almécegas e Catamarã, onde você encontrará um cenário mais rústico e selvagem. Perfeito para contemplar a beleza da natureza.

15. Jericoacoara

Jericoacoara, ou Jeri para os mais íntimos, é um capítulo à parte quando falamos das praias do Ceará. Para começar, se programe para passar mais de um dia em Jeri, porque tem muita coisa para fazer por lá!

Clique aqui: Guia completo do que fazer em Jeri.

Localizada em uma área de proteção ambiental a cerca de 300 km de Fortaleza, Jericoacoara é uma vila de pescadores que ainda mantém muito de sua essência, mesmo depois de se tornar um destino turístico tão popular.

Leia também: Saiba tudo sobre o transfer entre Fortaleza e Jericoacoara

Entre as atrações que você não pode perder estão as dunas, as lagoas e um pôr do sol na Pedra Furada que vai te deixar de queixo caído.

O local é bem rústico, mas não se engane: lá você encontra uma boa infraestrutura para receber turistas o ano inteiro. Com clima bucólico, Jeri conta com boas opções de hospedagem, gastronomia, compras e entretenimento para todos os bolsos.

Uma boa dica é curtir as lagoas escondidas pelas dunas. De beleza ímpar, elas são tranquilas, rasas e perfeitas para relaxar. Aproveite também para fazer um passeio de bugue pelo vilarejo, conhecendo mais das belezas naturais da região.

16. Flecheiras 

A praia de Flecheiras fica em Trairi e é uma vila de pescadores localizada a cerca de 140 km de Fortaleza. É um ponto turístico bastante rústico, mas cheio de belezas naturais e ideal para quem busca um bom descanso.

O vilarejo possui boas opções de acomodação, além de restaurantes e bares – para todos os tamanhos de bolsos. A praia é cheia de coqueiros, mar de águas verdes e cristalinas, dunas e piscinas naturais.

Aproveite sua estadia na praia de Flecheiras para desacelerar e curtir a paisagem sem igual. Você pode dar um belo mergulho nas piscinas naturais e terminar o dia em um passeio de barco para contemplar o pôr do sol em Mundaú.

17. Guajiru

Guajiru fica pertinho da praia de Flecheiras, no município de Trairi. A vila de pescadores é pequena e a praia tem apenas 6 km de extensão. Apesar disso, é o suficiente para esbanjar muita beleza natural para impressionar seus visitantes.

Por estar localizada em um pequeno vilarejo de pescadores, com cerca de mil habitantes, a praia de Guajiru mantém um aspecto bastante rústico e com poucas intervenções humanas. 

O visitante pode contar com algumas opções de hotéis e pousadas, além de alguns restaurantes que têm os deliciosos pescados frescos como base de seu cardápio.

18. Mundaú

Mundaú é a terceira praia da cidade de Trairi que, junto com Flecheiras e Guajiru, são algumas das mais belas praias do Ceará.

A praia de Mundaú tem um aspecto mais deserto e selvagem, o que traz um charme especial à região. Apesar da simplicidade, os visitantes podem contar com uma boa infraestrutura de barracas e quiosques durante seu passeio.

É possível fazer passeios de barco para aproveitar todas as belezas das águas verdes e cristalinas da praia de Mundaú. Há um rico ecossistema para se admirar, com mangues, dunas, piscinas naturais e muito mais.

Agora que você já conhece as melhores praias de Fortaleza, que tal começar a montar o seu roteiro das próximas férias? 

Com a MaxMilhas você tem mais tranquilidade e facilidade no seu planejamento, seja para comprar passagens aéreas baratas, reservar hotéis com desconto ou até mesmo para contratar viagens completas com tudo incluso, até mesmo os passeios e roteiros exclusivos. 

Deixe um Comentário