Melhores destinos para andar de bicicleta: lugares para quem ama pedalar

Viajar é sobre experiências, sobre se sentir imerso em uma realidade diferente. E talvez seja exatamente esse o motivo de destinos para andar de bicicleta estarem ganhando um lugar cada vez maior nos corações dos turistas — cidades com sistemas cicloviários mais robustos são mágicas aos olhos de quem não está acostumado.

Além de muito mais econômicas e saudáveis, bicicletas são super ecológicas e têm subido na lista de meios de transporte do futuro. Ou seja, se você nunca pensou em viajar para lugares onde pode explorar os cantinhos da cidade pedalando, pode começar a pensar — muito mais do que uma atração turística e uma maneira eco friendly de se transportar, andar de bicicleta é um estilo de vida que você deve conhecer!

Cicloturismo: o que é, onde vive e o que come 

Antes de falarmos sobre destinos para andar de bicicleta de fato, pensamos que seria legal você entender um pouco mais sobre cicloturismo, um conceito que tem crescido bastante nos últimos anos.  

A ideia do cicloturismo, em um resumo, é basicamente viajar pedalando. E com viajar pedalando queremos dizer desde um pedacinho de terra para conhecer uma cachoeira até planos mais elaborados, cruzando países, por exemplo. 

Você não precisa ser o ciclista mais experiente do mundo para poder montar uma viagem pedalando (desde que entenda seus limites e dificuldades do trajeto, claro!). Além disso, pode viajar sozinho, chamar os amigos para irem com você ou até mesmo se juntar a um grupo de cicloturistas para conhecer pessoas novas. Ou seja, o legal do cicloturismo é que ele é do jeitinho que a gente gosta: pra todo mundo e pra todos os gostos! 

No entanto, antes de subir na bicicleta, vale lembrar que existem certos cuidados e recomendações para quem quer praticar cicloturismo, então não esqueça de dar uma pesquisada (ou, como dizemos por aqui, assuntar por aí) antes de planejar sua viagem, ok? 😉 

Mas calma: nem só de viajar anda o ciclista! Você também pode aproveitar seu amor sobre rodas pedalando dentro de cidades – ou seja, escolhendo destinos para andar de bicicleta nas suas próximas férias. Quer saber onde ir? Então separa o capacete e vamos à nossa lista!

Destinos para andar de bicicleta: cidades para conhecer pedalando

E se a gente te contasse que existe uma equipe experiente percorrendo o globo à procura das melhores cidades bike-friendly? Chique né? O Copenhagenzine Index cria um ranking com os 20 melhores lugares do mundo para quem ama pedalar! 

Quer saber o top 5 de 2019 e começar a planejar suas viagens para o próximo ano? Então vamos lá! 

#1 Copenhagen – Dinamarca

Destinos para andar de bicicleta - Copenhagen

Quer conhecer a eleita melhor cidade do mundo para andar de bicicleta? Então pode arrumar as malas rumo à uma das capitais nórdicas mais charmosas de todas: Copenhagen. 

Não tem como visitar a cidade dinamarquesa e não ter vontade de sair pedalando: com mais de 400km de ciclovias, a vida na cidade é movida pelas bicicletas, o transporte mais utilizado por quem mora ali. Com pistas exclusivas, regras de trânsito e horários de pico, Copenhagen é um dos destinos para andar de bicicleta mais impressionantes de todos. 

Se passar por ali, não deixe de alugar uma bicicleta (ou, quem sabe, levar a sua própria!) para explorar as ruas de predinhos coloridos é parte da cultura da cidade e vai tornar sua viagem muito mais especial, a gente garante!

#2 Amsterdã – Holanda

Destinos para andar de bicicleta - Estrasburgo

Sabe aquelas cenas de filme? É praticamente impossível imaginar as casas, os canais e as pontes de Amsterdã sem magrelas de todas as cores amarradas à espera dos donos aliás, o cenário seria um pouco menos charmoso sem elas, temos que dizer. 

Hoje, já se calcula que a proporção seja de uma bicicleta por habitante na capital holandesa. Como ela é considerada um meio de transporte importante, há vias, semáforos e estacionamentos exclusivos para quem vive a vida sobre duas rodas. 

O sistema de aluguel de bikes holandês também é super tranquilo e você pode se divertir bastante descobrindo a cidade pedalando. Se você procura destinos para andar de bicicleta, não pode deixar de colocar Amsterdã na sua lista

#3 Utrecht – Holanda 

Destinos para andar de bicicleta - Utrecht

A Holanda tem mais uma cidade que se destaca entre os melhores destinos para andar de bicicleta: Utrecht. Com pouco mais de um milhão de habitantes, a cidade tem subido no ranking ano após ano e brigado pelas três primeiras posições desde 2013. 

Utrecht tem recebido incentivo pesado do governo e, além das bicicletas já serem priorizadas como meio de transporte na cidade, o objetivo atual é chegar a 2030 com uma estrutura que permita com que esse uso diário dobre. Que tal aproveitar a viagem para a Holanda para sair pedalando em duas cidades diferentes? 😉  

#4 Antuérpia – Bélgica

Destinos para andar de bicicleta - Antuérpia

Famosa pela produção de diamantes, capital mundial da moda e segunda cidade mais povoada da Bélgica, a Antuérpia tem ficado famosa, também, por conta da sua característica bike friendly

Se você quer curtir a visita de um jeitinho especial, nossa dica é aproveitar as ciclovias e sair pedalando pelas ruas. A cidade consegue fazer uma mistura super interessante entre edifícios mais antigos e uma arquitetura bem moderna, e você consegue visitar e conhecer diversos pontos da cidade rapidamente alugando uma bicicleta. 

#5 Estrasburgo – França 

Destinos para andar de bicicleta - Estrasburgo

Localizada na divisa entre França e Alemanha, Estrasburgo tem um charme a mais que outras cidades!

Com cerca de 16% da população local já aderindo às duas rodas para sua rotina diária, a cidade já é considerada a melhor do país no setor cicloviário e um dos melhores destinos para andar de bicicleta do mundo. Por lá, você pode se deliciar com a arquitetura que parece, por vezes, parada no tempo, um clima agradável e a velha e boa culinária francesa. 

Pedalando o Brasil afora

Mas calma: você também pode aproveitar terras brasileiras na hora de escolher destinos para andar de bicicleta! Separamos aqui alguns dos nossos lugares favoritos para sair por aí pedalando.

Rio de Janeiro – Rio de Janeiro

Que o Rio de Janeiro continua lindo a gente já sabe, mas sabia que a cidade maravilhosa já esteve no ranking do Copenhagenzine Index, em 2013, como a 12° melhor cidade para se pedalar no mundo? Legal né? 😀 

Além de andar de bicicleta pelo calçadão de Ipanema ou Copacabana, você pode se aventurar por trilhas e mountain-bikes na Floresta da Tijuca, por exemplo. Ao todo, a cidade conta com mais de 140 km de ciclovias e um sistema de aluguel de bikes bem legal! 

Aracaju – Sergipe

Já pensou em conhecer a capital do Sergipe de bicicleta? Pois você pode! 

A cidade conta com 70 km de ciclovias e a prefeitura planeja fazer esse número chegar a 100 km. Plana, pequena e agradável, Aracaju se torna um dos bons destinos para andar de bicicleta e ter uma experiência diferente de viagem. 

Curitiba – Paraná

Sem dúvidas, Curitiba é a melhor cidade brasileira para quem gosta de pedalar! Os 2 milhões de habitantes da capital do Paraná têm mais 120 km de ciclovias à disposição e usam as bicicletas como meio de transporte no cotidiano.

Como o grande atrativo turístico de Curitiba é a área verde em perímetro urbano, os visitantes podem aproveitar seus dias na cidade para passear de bicicleta em parques, bosques e jardins.

Estrada Real – Minas gerais/Rio de Janeiro

A Estrada Real foi criada para preservar os caminhos que a Coroa Portuguesa costumava usar para transportar as riquezas do interior para os portos. Basicamente, muita natureza e história esperam os visitantes!

Alguns trechos dos mais de 1,5 mil km de extensão são particularmente bacanas para ciclistas, como o Caminho do Ouro e o Caminho dos Diamantes, que têm como destino a cidade de Ouro Preto.

Só a Max te conta: não seja um turista perdido – dicas para pedalar em cidades movimentadas

A gente sabe que, para quem não tem costume de andar de bicicleta, pode ser difícil sair pedalando por uma cidade movimentada. Como não queremos que a sua viagem dos sonhos se torne em um pesadelo, trouxemos algumas dicas para te ajudar a ter uma experiência mais tranquila sobre rodas! 

Procure entender as regras da cidade

Cada um dos destinos para andar de bicicleta que citamos (e os tantos outros que existem) podem se organizar de formas diferentes quando se trata de regras de trânsito para bikes. Por isso, tente se inteirar delas antes de sair por aí com a sua bicicleta! 

Em alguns lugares, por exemplo, você deve sinalizar com as mãos quando vai virar (igual seta de carro mesmo!) e quando vai parar. Em outros, o uso de equipamentos de segurança é obrigatório. Isso sem falar de onde você pode ou não estacionar a sua bicicleta. 

Ou seja: entenda seus deveres e direitos como ciclista antes de se aventurar, e evite dor de cabeça! 😉 

Alimentação é tudo! 

Sabe aquela história de que você é o que você come? Aqui o caso é que você pedala o que você come! 

Lembre-se que, no fim, andar de bicicleta é uma atividade física, então, explorar uma cidade pedalando demanda que você mantenha uma alimentação certinha durante o dia. Além disso, evitar refeições mais pesadas (como um pratão de macarrão, por exemplo) e sempre ter uma barrinha de cereais ou snacks na mochila é uma boa dica! 

Ande apenas onde existem ciclovias 

Essa é quase óbvia mas vale lembrar: para a sua própria segurança pedale apenas nas ciclovias ou em locais específicos para o uso de bicicleta! Além de se resguardar, pode acreditar quando dizemos: mesmo em destinos acostumados com ciclistas, sair por aí andando de bicicleta fora de ciclovias pode deixar pedestres e motoristas de carros bem (bem!) bravos com você. 

Tenha sempre uma capa de chuva em mãos 

Alguns dos destinos para andar de bicicleta que citamos aqui podem ter o clima bem chuvoso em determinadas épocas do ano. Mas, se isso não para os moradores locais de pedalar, não pode parar você! 

Ter sempre uma capa de chuva na mochila é uma dica e tanto para que você não deixe que nada atrapalhe a sua viagem. 

 

Explorar o mundo de bicicleta pode ser uma experiência incrível (além de te dar várias histórias para contar quando voltar pra casa!). Agora que você já conhece destinos bike friendly, é só planejar as próximas férias e, com isso, a gente também consegue te ajudar! 

Deixe um Comentário