Os melhores e mais bonitos lugares para viajar no Brasil

Um país tropical bonito por natureza conta com vários destinos para conhecer. Saiba então quais são os melhores lugares para viajar no Brasil!

Jorge Ben Jor não estava errado quando disse que o Brasil é bonito por natureza. O tamanho continental do país permite todo tipo de paisagem, que vai desde praias paradisíacas a belezas escondidas pelo interior dos estados.

Além dos espetáculos naturais, os mais de 500 anos de história brasileira são responsáveis por fundação de cidades ricas em cultura e influências de tempos antigos, o que permite vários tipos de viagem e turismo, seja no Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste ou Sul. 

Com tamanha variedade de opções, fica até difícil definir quais são os melhores lugares para viajar no Brasil. Mas a gente resolveu te ajudar e listamos as opções para facilitar a sua próxima viagem. Vamos nessa? 

Os destinos brasileiros lindos por natureza

O Brasil é tão bonito, mas tão bonito, que ocupa duas posições na lista das 7 maravilhas da natureza. Então, nada mais justo do que começar com elas na lista dos destinos lindos por natureza.

Amazônia, um patrimônio mundial

A vasta diversidade de animais, rios e plantas da Amazônia colocou a floresta na primeira posição da lista feita pela Fundação New7Wonders, elegendo-a como uma das sete maravilhas do mundo – e, claro, de todo o país. 

Em toda sua extensão existem vários parques nacionais, além de passeios guiados pelos seus rios – incluindo no encontro de águas dos rios Negro e Solimões. Há também a possibilidade de visitar algumas das tribos indígenas existentes, conhecendo mais da cultura dos primeiros habitantes dessa terra. Se você é brasileiro, precisa conhecer o seu principal bioma que, sejamos sinceros, também tem parte em outros países do continente.

Cataratas do Iguaçu, a beleza da fronteira

Cataratas do Iguaçu em Foz do Iguaçu

Outro destino brasileiro que figura na lista das 7 maravilhas da natureza são as Cataratas do Iguaçu, localizadas na fronteira com a Argentina. Mais precisamente em Foz do Iguaçu, no estado do Paraná. 

Como as quedas d’água atraem milhões de turistas, a cidade montou uma verdadeira estrutura para receber todos de braços abertos. Além de toda a beleza das cataratas, é possível aproveitar a tríplice fronteira (entre Paraguai e Argentina) para conhecer mais dos países vizinhos.

Bonito, a cidade que honra seu nome

Bonito não está na lista que listamos, mas não poderíamos esquecer desse paraíso. Localizado em Mato Grosso do Sul, Bonito honra o seu nome com águas cristalinas e um contato direto com a natureza do Pantanal. 

Os últimos anos fizeram a cidade ser descoberta, com um reforço nos tipos de hospedagens disponibilizadas para os seus visitantes e também nos passeios, que vão desde o mergulho nos rios transparentes até um rapel no Abismo Anhumas. Aproveite também para visitar a Gruta do Lago Azul, o principal cartão-postal da cidade.

Chapada Diamantina

Chapada Diamantina, Bahia, Brasil

O principal destino de ecoturismo no Brasil tem nome e sobrenome: a Chapada Diamantina, localizada no estado da Bahia! Com grutas, cânions, cachoeiras e outras tantas belezas naturais, a chapada atrai turistas todos os anos e é um destino que merece a sua visita. 

Para que você explore a área da melhor maneira, procure guias na região para que eles possam te levar aos pontos imperdíveis desse destino encantador. Ah, e não deixe de ter cuidado ao escolher sua pousada. São várias opções e todas maravilhosas.

Jericoacoara

Barco á vela em Praia de JericoacoaraBarco á vela em Praia de Jericoacoara

Locais que são intocados pela ação humana são ainda mais lindos por preservarem a sua essência. Assim é Jericoacara, uma vila de pescadores localizada no litoral do estado do Ceará. 

Com suas clássicas redes dentro do mar, a vila tem ruas com areias fofas, pousadas, dunas e praias de tirar o fôlego. O melhor de tudo é a paz que o local reserva: uma verdadeira desconexão com a cidade. Prepare para tirar fotos estonteantes e também para ficar com saudade assim que tiver que deixar a vila.

Fernando de Noronha

Como não falar de belezas sem falar de Fernando de Noronha? No local onde o sol nasce mais cedo, o destino conta com o mais belo conjunto de praias de todo o Brasil. Não, isso não é exagero. Fernando de Noronha é, definitivamente, a explicação perfeita do que chamamos de beleza.

As ilhas que formam o arquipélago contam com experiências incríveis, como o mergulho no meio de tartarugas, passeios acompanhados de golfinhos e paisagens de tirar o fôlego de qualquer um. Só cabe um ponto: a sua visita por aqui não é das mais econômicas, mas vale cada centavo.

Os lugares do Brasil bonitos por sua história

Se as belezas naturais são fáceis de se encontrar no Brasil, a sua história não fica para trás. São mais de 500 anos, com influências de vários povos, culturas e gostos, que geraram uma herança rica para alguns destinos. Hora de conhecermos alguns deles!

Ouro Preto

Ouro Preto, Minas Gerais

Uma das primeiras capitais de Minas Gerais e cidade símbolo da época do ouro, Ouro Preto conta a história com seus casarões e igrejas barrocas espalhadas por todos os cantos. Suas ruas de pedra são um verdadeiro caminho para o passado, levando os visitantes para os séculos passados.

A cidade também conta com uma quantidade significativa de museus e de restaurantes com comidas tipicamente mineiras (muito além do pão de queijo). Alguns dos hotéis da cidade são situados nos casarões antigos, o que aumenta a sua experiência.

Olinda

Se engana quem pensa que as cidades históricas estão concentradas em Minas Gerais. No Nordeste tem um local e tanto para te levar aos tempos passados: Olinda, vizinha de Recife

A cidade conta com casarões no mesmo estilo de Ouro Preto, mas com o diferencial pernambucano que aproveita suas praias e culturas marcantes. Você vai encontrar pelas ruas de Olinda muita cor, o que dá um visual incrível. Além disso, é só andar mais um pouco e ir à capital, aproveitar outras tantas praias e monumentos da cidade.

Salvador

Salve, Salvador! A primeira capital do Brasil mergulha beleza e história em um destino só. Passando pelo Elevador Lacerda, descendo as ruas do Pelourinho e indo até a Praia do Farol, a cidade tem um clima único que encanta quem passa por ali. 

Isso porque não falamos do carnaval de Salvador, que é uma verdadeira entidade no calendário brasileiro. A multidão atravessa ruas e avenidas no mesmo ritmo, seduzindo os fãs do feriado nacional mais característico. 

Porto Seguro

Passagens para Porto Seguro

Colored houses at Porto Seguro coast – Bahia – Brazil

Se a capital da Bahia foi a primeira capital do Brasil, Porto Seguro foi a primeira cidade brasileira. Na cidade do Sul da Bahia, Pedro Álvares Cabral desembarcou e se apaixonou pelo Brasil. Não é por acaso: Porto Seguro é um encanto completo. 

A cidade litorânea é também o palco do Marco Zero, fixado onde Cabral desembarcou e onde existe o Museu do Descobrimento, que conta a história de 1500. Já em Santa Cruz de Cabrália, distrito de Porto Seguro, está a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, local onde aconteceu a primeira missa do Brasil. 

Rio de Janeiro

Nenhum lugar teria o apelido de Cidade Maravilhosa a toa, não é mesmo? É por isso que o Rio de Janeiro está nesta lista – mas não se estranhe por falarmos da cidade no âmbito histórico. 

A capital fluminense foi a última capital federal antes da criação de Brasília e é um palco da história do Brasil, principalmente após a sua independência. Nela, você conta com palácios usados pela família real, antigas casas legislativas e jardins espetaculares como o Jardim Botânico. É claro que também existem outras atrações imperdíveis, como o Cristo Redentor e o Pão do Açúcar com seu bondinho. E nem precisamos falar das praias, não é mesmo?

Nós poderíamos alongar a lista por outros tantos destinos, mas a gente não pararia nunca de escrever. O que não falta são lugares para conhecer no Brasil. Não é culpa nossa: é culpa do nosso país, um verdadeiro infinito de locais bonitos e encantadores.

Agora escolha o melhor lugar para viajar no Brasil, faça suas malas e desbrave o seu país em busca do canto mais lindo do Oiapoque ao Chuí! 

Deixe um Comentário

Tags: