Lugares Para Viajar Sozinho e Relaxar: 15 destinos incríveis para descansar o corpo e a mente

Se você é daquelas pessoas que morrem de vontade de viajar, mas está sem companhia para chegar a um novo destino, essas dicas são para você!

Cair na estrada por conta própria é uma tendência que vem caindo cada vez mais no gosto dos brasileiros. Pensando nisso, reunimos 15 destinos perfeitos para quem quer espairecer e relaxar, desacompanhado. Aproveite para conhecer um pouco mais sobre cada um deles.

Para quem quer explorar sem sair do Brasil 

O Brasil conta com cidades e destinos incríveis, que não deixam nada a desejar para outros continentes com localidades concorridas. Por isso, começaremos com dicas de roteiros nacionais. Acompanhe com a gente :). 

Região nordeste

  • Ceará – Aquiraz

imagem de árvores palmeiras em praia de Aquiraz no ceará

Lugar pouco conhecido, a cidade de Aquiraz no Ceará fica próxima de Fortaleza, o que facilita o acesso às praias de ambos os locais.

Mas como o intuito da viagem é relaxar, a gente te aconselha a ficar apenas em Aquiraz, que oferece praias pequenas, mas cercadas de belas paisagens. As praias de Barro Preto, Presídio, Iguape e Porto das Dunas são ótimas opções de destinos para quem quer entrar em contato com a natureza e espairecer.  

  • Pernambuco – Cabo de Santo Agostinho

imagem em tons amarelos das pralmeiras na praia do cabo de santo agostinho

Ainda para aproveitar as belezas do nordeste brasileiro, Cabo de Santo Agostinho é uma ótima opção para quem quer viajar sozinho. O município fica próximo das praias de Recife – inclusive a de Boa Viagem.

Para quem quer sossego e economia, a dica é ficar em Santo Agostinho mesmo. Além das belas paisagens, os preços das pousadas e até mesmo dos restaurantes são mais acessíveis. 

Por lá, as apresentações públicas de frevo e maracatu são atrações à parte!

Leia mais: Melhores atrações e pontos turísticos da Turquia

Região sul

  • Rio Grande do Sul – Canoas

imagem da praça do avião com modelo de avião e estátua de aviador em preto e branco

Foto: Pinterest via Skyscrapercity.com

Ótima para quem está planejando uma viagem para o outono ou para o inverno, Canoas é o destino ideal para quem quer curtir um clima do interior em um local cheio de programações culturais. 

É nesta época, inclusive, que os festivais musicais e gastronômicos ganham vida na região. E para quem quer aproveitar o tempinho livre para fazer compras, vale a pena dar uma olhada no circuito das malhas!

  • Santa Catarina – Florianópolis

imagem da costa de praia em florianópolis em Santa Catarina

Não só de agito e badalação vive a capital catarinense. Viajar sozinho para Florianópolis pode proporcionar experiências inesquecíveis em algumas das que são consideradas as mais belas praias do Brasil. 

Aproveite para conhecer o Mirante Morro da Cruz, fazer caminhadas pela Beira à Mar Norte e aproveitar um finalzinho de tarde tranquilo em Santo Antônio de Lisboa, um dos bairros mais antigos da cidade. 

Região Sudeste

  • Minas Gerais – Ouro Preto

imagem da parte traseira da igreja de ouro preto com montes de floresta ao fundo

Ouro Preto é uma das cidades mais históricas do Brasil e um destino praticamente obrigatório para quem deseja embarcar sozinho. São dezenas de pontos turísticos a serem visitados, além das cidadezinhas que ficam nas redondezas e são ótimas para passeios de bate e volta.

Vale muito à pena conhecer as igrejas e as obras de arte barroca de Aleijadinho, Antônio Francisco Lisboa e Manuel da Costa Ataíde.Visite os museus, as mais de 20 igrejas e as minas de Vila Rica. 

  • Espírito Santo – Guarapari

imagem do calçadão e de praia em guarapari

Voltando para as praias, Guarapari une a tranquilidade do clima litorâneo com as facilidades de uma cidade grande. São mais de 50 praias na orla da cidade, por isso se você quer sossego, a dica é fugir da alta temporada. 

São diversas as opções de atividades ao ar livre, mergulhos e até mesmo parques aquáticos para quem quer relaxar, mas não abre mão da adrenalina.  Visite também o Mirante do Ipiranga e, se você gosta de peixe, a culinária local é imperdível. 

Centro-oeste

  • Mato Grosso do Sul – Bonito

imagem de dois homens navegando de canoa no rio sucuri

Se a sua ideia é aproveitar a natureza, Bonito é o destino perfeito, pois é repleto de lagos naturais, cachoeiras, grutas e trilhas. O lugar é feito para quem quer esquecer da rotina e relaxar enquanto olha para paisagens incríveis.

Por lá, um dos principais pontos turísticos é a Lagoa Azul, mas vale muito a pena conhecer a Praia da Figueira e, é claro, o Rio da Prata.

  • Goiás – Caldas Novas

imagem do parque de caldas novas durante um dia de sol

Cidade conhecida como a  “Capital das Águas Quentes”. Caldas Novas é a maior estância hidrotermal do mundo. As águas da cidade superam os 45ºC.

O destino também é ideal para quem quer curtir uma viagem tranquila, sem preocupações. Passeie também pelo Parque Estadual Serra de Caldas, uma grande reserva do Cerrado Nacional. 

Para quem quer esticar o pé para destinos internacionais

As Américas e a Europa costumam atrair muitos turistas que viajam sozinhos mundo afora. São diversas opções de destinos para quem curte praia, campo, montanhas ou até mesmo cidades. 

  • Uruguai – Colônia do Sacramento

imagem de escadaria dentro da colônia do sacramento do uruguai

Colônia do Sacramento, no Uruguai, é um dos principais destinos dos turistas na América Latina, afinal, a pequena cidade está localizada às margens do Rio Prata, o que também possibilita uma escapadinha até a capital argentina, Buenos Aires.

Ótima para quem quer descansar em terras internacionais, Colônia do Sacramento também é um prato cheio para quem aprecia construções antigas e históricas como o Farol de Colonia del Sacramento.

  • Áustria – Viena

imagem durante à noite da opera de viena

País de clima bucólico, a Áustria é um destino perfeito para quem gosta de descansar em um lugar culturalmente encantador e frio.  Na capital, Viena, um dos passeios mais indicados é a visita à Volksgarten, um jardim lindo e perfeito para longas caminhadas – ou para dar aquela relaxada enquanto lê um livro e aprecia o ambiente. 

Também coloque no roteiro uma voltinha pelo  Palácio Schönbrunn, enorme construção histórica, comumente conhecida como o Palácio de Versailles austríaco.

Confira: Descubra quais países que não precisam de visto para brasileiros

  • Peru – Cusco

imagem de montanhas e restos de construtos incas em machu picchu

Antiga capital do Império Inca, Cusco é até hoje o  principal destino turístico do Peru. Repleto de sítios arqueológicos e construções coloniais espanholas, a cidade é um ótimo roteiro para quem quer viajar sozinho. 

Por lá, aproveite para visitar lojinhas locais e provar os deliciosos pratos típicos que integram uma das melhores culturas culinárias do mundo. 

  • Suíça – Zurique

imagem da cidade de zurique durante a noite

A Suíça é um país muito reconhecido pelo respeito com o turista, o que faz com que seja um ótimo destino para quem viaja desacompanhado. A capital mundial dos chocolates é acolhedora e abriga destinos inesquecíveis. 

Zurique, a capital suíça, é um ótimo ponto de partida, mas também pode ser interessante conhecer Genebra, que tem ótimos restaurantes e museus. Quem quiser colocar o italiano em dia, faça uma visita a Ticino, onde a língua italiana predomina.

  • Noruega – Oslo

imagem dos portões de kerl johans em oslo durante o dia

Cenário e terra natal dos vikings, a Noruega não está entre os destinos mais procurados por quem viaja para a Europa, mas deveria, afinal, é considerada um dos países mais seguros e felizes do mundo!

Você pode se dedicar a conhecer pequenas e charmosas cidades litorâneas e até mesmo navegar por fiordes para contemplar as luzes coloridas da Aurora Boreal (se você tiver sorte!). 

Oslo, sua capital, é um ótimo destino para começar a se aventurar pelo país e imergir na cultura nórdica!

  • Vietnã – Hanoi

imagem de um homem pedalando de bicicleta dentro de corredor de árvores em hanoi no vietnã

Ainda pouco requisitado pelos turistas, o Vietnã é um belo local para quem quer conhecer a Ásia (e tem um custo bastante atrativo também).

A capital (e segunda maior cidade do país), Hanoi é repleta de lojinhas, mas a grande atração fica por conta do lago Hoan Kiem, perfeito para quem quer relaxar praticando tai chi.

  • Argentina – Córdoba

imagem vista de avião da cidade de córdoba iluminada à noite

Afastada da capital argentina, Córdoba está a 700 km de distância de Buenos Aires, mas é um bom destino para quem quer conhecer o interior do país.

A cidade tem um ar jovial, é repleta de construções históricas e também dá fácil acesso à Rosário e Mendoza.

Se convenceu de fazer as malas e viajar sozinho? Então, agora é hora de escolher o destino adequado e garantir sua passagem aérea para embarcar nesta divertida experiência. 

Vem, a gente te ajuda! 

Deixe um Comentário