5 Lugares para tomar café da manhã no Rio de Janeiro

Viajar nos dá a chance de aproveitar pequenos prazeres da vida – e um deles é desfrutar de um café da manhã mais requintado. 

Vamos ser sinceros: quantas vezes você sai de casa para tomar café da manhã reforçado, e diverso, com direito a mais de um prato e sobremesa? Provavelmente quase nunca… Isso é porque, na nossa rotina corrida, são poucos os dias que podemos nos dar ao luxo de aproveitar um café da manhã com calma, em um restaurante ou lanchonete próprio para isso. 

Mas está aí uma das mágicas da viagem: ao invés de um pão na chapa e cafezinho rápido em casa, temos a desculpa que faltava para aproveitar um tempinho a mais no que dizem ser a refeição mais importante do dia. Além disso, essa é a chance de poder escolher à dedo um lugarzinho charmoso e com um bom cardápio para sentar e começar a manhã do melhor jeito possível. 

Pensando nisso, separamos 5 cafés incríveis para você experimentar na próxima vez que der um pulo no Rio de Janeiro 😉

Confeitaria Colombo 

Vamos começar pelo clássico? A Confeitaria Colombo abriu as portas em 1894 e já é parte da história do Rio de Janeiro, carregando inclusive o título de patrimônio cultural e artístico da cidade. 

Além de um menu de dar água na boca, uma das coisas legais de tomar café da manhã ali é a estrutura do lugar. Ainda com decorações que te dão a sensação de uma volta no tempo, começar a manhã alí ajuda a dar um tom diferente para o resto do dia e sensação de sair da rotina total – exatamente o que procuramos quando saímos de férias. 

Você pode encontrar as delícias da Confeitaria Colombo em dois lugares: no centro e no forte de Copacabana (onde ainda aproveita para dar início ao dia com a vista da Baía Guanabara).

Endereços:  

  • R. Gonçalves Dias, 32 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20050-030 
  • Praça Cel Eugênio Franco nº1 – Posto 6, Copacabana – RJ (dentro do forte de Copacabana)

La Bicyclette 

Tu parles français? O La Bicyclette é um café francês que fica numa localização incrível para quem quer começar o dia com um ótimo café da manhã no Rio de Janeiro. Dentro do Jardim Botânico e a duas quadras da praia, o La Bicyclette é a receita certa para se deliciar de uma ótima refeição e conhecer pontos turísticos ao mesmo tempo. 

Seu cardápio tem as mais deliciosas escolhas para acabar com o jejum e inclui pães sem gordura, açúcar e aditivos químicos. Os favoritos do público são os croissants, os pain au chocolat e as ciabattas. 

Endereços:

  • Loja Jardim Botânico: rua pacheco leão, 320 – loja II 
  • Loja Leblon: rua ataulfo de paiva, 566 

Talho Capixaba 

Que tal começar o dia com o vencedor de inúmeros prêmios de melhor pão, melhor sanduíche e melhor café da manhã? O Talho Capixaba tem história de família, que inclusive vem lá de Portugal, e já ganhou destaque no Rio por conta de seu cardápio delicioso. 

Uma mistura de delicatessen com padaria, reza a lenda que quem passa por ali no café da manhã ou da tarde se apaixona – são tantas opções que fica até difícil escolher o que pedir para começar o dia com  pé direito. Arregace as mangas e peça até mesmo uma sobremesa. 

Endereços

  • Leblon: Avenida Ataulfo De Paiva, 1022
  • Gávea: Rua Marquês de São Vicente, 10

 Le Dépanneur 

Café da manhã gourmet? Temos! 

A Le Dépanneur é um café bistrô com ar bem clean e moderno no Botafogo. Inspirada nas regiões francesas do Canadá do menu ao ambiente, o café é um charme só e te dá um ar de verdadeiras férias. 

Opções deliciosas não faltam e todo mundo que passa por ali tem vontade de voltar para um brunch ou um lanchinho da tarde, depois de muito turistar. Essa é uma ótima opção para quem quer variar o cardápio e começar o dia com um pezinho no Rio e outro no norte do globo. 

Endereços: 

  • Rua Voluntários da Pátria,86-A – Botafogo
  • Rua do Catete, 288 – Catete
  • A Le Depanneur também pode ser encontrada em diversos shoppings da cidade

Café Secreto 

Prefere algo mais intimista e com um charme a mais por esse mistério todo? O Café Secreto fica bem escondidinho e, não podemos mentir: tem certa magia no ar. 

Com um ar mais rústico e um cardápio que parece ser feito em casa, o Café Secreto te garante um início de manhã aconchegante e diferente, para dizer o mínimo. Localizado entre predinhos no Largo do Machado, o café é conhecido por ser levar os clientes a um respiro calmo no meio de uma rotina agitada. 

Endereço: 

  • Rua Gago Coutinho, 6 – casa 8 – Catete

 

Sair da rotina, mesmo em coisinhas pequenas, como o lugar onde tomamos um café da manhã, fazem a diferença no dia a dia! Não deixe de aproveitar as pequenas alegrias da viagem e, se for ao Rio, conta pra gente o que achou dos cafés da manhã da sua viagem! 😀 

Deixe um Comentário