Lugares no Brasil para um passeio de Maria Fumaça

Os trens já foram um dos meios de transporte principais do Brasil. Hoje, substituídos por ônibus e metrôs na maioria das cidades, eles nos remetem ao passado. Mas locomoção e transporte não são as únicas funções dos trens: eles também são usados no turismo!

Fazer um passeio de Maria Fumaça, um dos tipos mais antigos de trens, é uma maneira de conhecer lugares novos e descobrir mais sobre a sua história. E o Brasil está cheio delas!

Conheça 3 lugares para fazer um passeio de Maria Fumaça:

Serra da Mantiqueira, Minas Gerais

O Trem da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, faz seu trajeto entre a Estação Central de Passa Quatro e a Estação de Coronel Fulgêncio. A primeira, construída em 1884, foi totalmente revitalizada para realizar esse passeio e hoje tem uma exposição com imagens da época de sua construção.

O trajeto total perfaz 10 km, passando pela estação Manacá, onde os turistas podem visitar uma feira de artesanatos. Depois, subindo a serra, o trem passa pelas corredeiras do Manacá e pela ponte Estrela. Na estação Coronel Fulgêncio, há outra parada, em que é possível ver uma exposição sobre as minisséries filmadas no local – Mad Maria e JK. Além disso, há uma exposição de fotos da Revolução Constitucionalista, de 1932.

Você pode fazer o passeio em fins de semana e feriados. Ele dura cerca de duas horas e o valor é de R$ 59,40 por pessoa. Entre no site para conferir horários e promoções!

Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

Seu passeio de Maria Fumaça também pode ser na serra gaúcha. Saindo de Bento Gonçalves, passando por Garibaldi e indo até Carlos Barbosa, a Maria Fumaça gaúcha perfaz um caminho de 23 km, que dura aproximadamente 1h30. Durante o passeio, é possível conhecer mais das tradições gaúchas e italianas, além de aproveitar a linda paisagem.

Já na plataforma de Bento Gonçalves são servidas degustações de vinho e suco de uva, algo que acontece em todas as paradas do percurso. Durante o passeio, grupos apresentam as danças e canções gaúchas e italianas, passando de vagão em vagão e espalhando muita alegria.

Normalmente, o passeio de Maria Fumaça está incluído em outros passeios pela serra. Por isso, os preços variam muito. Entre no site da companhia de turismo para saber mais!

Curitiba, Paraná

Fazer um passeio na Maria Fumaça Serra do Mar é uma ótima maneira de conhecer vários lugares do Paraná – de Curitiba a Morretes. O percurso tem 110 km e muitas atrações no meio do caminho que vão encantar os viajantes, especialmente aqueles que amam a natureza.

Nesse passeio, você pode ver o Parque Estadual do Marumbi e sua vegetação de mata atlântica rupestre, com campos de altitude; conhecer o Pico do Marumbi, com 1.547 m de altitude, que fica em meio a uma cadeia de montanhas; observar as quedas d’água de 70 m do Rio dos Macacos; e ter uma vista panorâmica da Serra da Graciosa, com todas as suas curvas, túneis e pontes.

Por todo o caminho, guias turísticos falam sobre a história local e seus pontos turísticos mais importantes. Os preços variam de acordo com o pacote comprado. Entre no site para saber mais!

Fazer um passeio de Maria Fumaça é uma forma de conhecer um lugar sob um novo ponto de vista e descobrir mais sobre as histórias do passado e as maravilhas do presente.

Quer visitar alguma dessas cidades? Comece a planejar agora mesmo! E passe na MaxMilhas para conseguir passagens com os melhores descontos.

Deixe um Comentário