Ilhas Maurício: a praia paradisíaca dos seus sonhos 

Já ouviu falar das Ilhas Maurício? O país insular que fica no meio do Oceano Índico é parte do continente africano e um dos destinos mais incríveis que podemos encontrar no mundo. 

Um lugar diverso em sua cultura e suas belezas naturais, as Ilhas Maurício te prometem uma viagem completa. Das praias paradisíacas (que se assemelham às do Caribe) às atividades mais aventureiras em sua floresta tropical, esse é o destino perfeito para quem quer se conectar com a natureza. 

Mas se você ainda não sabe muito sobre o país, a gente te ajuda! 😉 

Aqui neste artigo você vai encontrar: 

Porque conhecer as Ilhas Maurício

Apesar de já termos advogado um pouco a esse favor, é sempre bom reiterar os motivos para conhecer um novo lugar. 

O primeiro motivo que deve te convencer a viajar para as Ilhas Maurício pode ser encontrado em qualquer fotografia do país: esse é um lugar de beleza singular no planeta! Com as águas cristalinas contrastando com o branquinho da areia e o verde das florestas, a paisagem do país se torna um oásis em meio à selva de pedra a que estamos acostumados vivendo em cidades mais populosas

Além disso, esse paraíso consegue ser perfeito para todos os gostos: se a sua praia é passar os dias relaxando em resorts, desbravando florestas ou se jogando na cultura local, aqui você encontra os mais diversos estilos de atividade para deixar a viagem a sua cara. 

E por falar em cultura, as Ilhas Maurício te dão a oportunidade, mais uma vez, de experienciar uma mistura de várias origens. Colonizada primeiramente pelos árabes e, posteriormente, se tornando território respectivamente de Portugal, Holanda,  França e Inglaterra antes de conquistar sua independência em 1992, as Ilhas Maurício se apresentam como uma miscelânea de culturas. Isso pode tornar sua viagem ainda mais interessante. 

O que fazer nas Ilhas Maurício

Curtir as Praias 

Ilhas Maurício - praias

A primeira opção óbvia para quem vai às Ilhas Maurício é aproveitar os dias curtindo as praias belíssimas. Com água azul cristalina e areia branquinha, as praias do país são comparadas com o que esperamos de uma viagem para o Caribe. 

Algumas sugestões de praias para o roteiro de viagem são: 

    • Ile Aux Cerfs, uma das mais bonitas da região
    • Belle Mare, para quem quer ter uma experiência mais próxima da dos locais
    • Le Morne, para quem quer praticar surf ou só para quem quer ter a chance de ver o esporte aquático de pertinho 
    • Flic en Flac, ótima para quem quer desconectar do mundo e relaxar
    • Grand Bay,  uma das mais procuradas por turistas

Além de aproveitar para se conectar com a natureza e relaxar muito, a gente te garante que o visual vai te render fotos de viagem inesquecíveis! 

Desbravar as ruas da capital, Port Louis

Port louis

Você não pode deixar de dar um pulo em Port Louis. Por lá, você vai poder se encantar ainda mais com a arquitetura e a cultura local. Além de passear pelas lojas e se deliciar com os restaurantes espalhados pela orla, por lá você ainda pode conhecer pontos turísticos importantes e interessantes sobre a história do país. 

Algumas das sugestões de visita são o Teatro Municipal, o hipódromo Champ de Mars, o Forte Adelaide e o Museu Blue Penny, que fica bem no limite do mar. Uma boa dica para quem ama colecionar lembrancinhas de viagem é o Mercado Central, onde você vai encontrar muito artesanato, souvenirs de viagem e temperos locais para levar um gostinho das Ilhas Maurício de volta para casa.  

Se aventurar pelo Parque Nacional de Chamarel 

Ilhas Maurício cahoreira em chamarel

A gente não é muito de obrigar ninguém a colocar nada no roteiro, mas neste ponto aqui vamos ser insistentes: você precisa conhecer o Parque Nacional de Chamarel. 

O parque fica numa propriedade privada, mas é aberto ao público e é um dos lugares mais impressionantes de todo o país. Por lá você vai encontrar a fascinante Terra das Sete Cores, uma paisagem de dunas de areia de diferentes cores que dão um ar mágico em meio à paisagem de árvores densas. 

Além disso, você pode se maravilhar com a Chamarel Waterfall: a cachoeira com uma queda d’água de mais de 100 metros corta a paisagem e deixa qualquer um de queixo caído. 

Ainda outras atividades para incluir no roteiro: 

  • Visitar o Jardim Botânico
  • Conhecer a segunda maior estátua de Shiva do mundo, no Templo Grand Bassin
  • Nadar nas águas do Parque Marinho Blue Bay 
  • Nadar com golfinhos 
  • Conhecer as ilhas vizinhas 
  • Experimentar o Parasailing
  • Conhecer o Parque Nacional Black River

Quando ir às Ilhas Maurício

Como as Ilhas Maurício também estão no Hemisfério Sul, fica mais fácil saber quando é verão e inverno por lá, já que o ano caminha junto com o que estamos acostumados. Dito isso, a melhor época para visitar o país vai depender do tipo de viagem que você deseja. 

As temperaturas não variam tanto, ficando numa média de 26°C e 20°C entre verão e inverno, sendo os meses mais quentes entre dezembro e fevereiro e os mais frios são julho e agosto. Dê uma olhada nas atividades que você pretende fazer e entenda quais os melhores períodos para praticá-las – para um bom mergulho, por exemplo, é indicado que a viagem seja entre dezembro e março, e para pesca em alto mar, de outubro a abril. É importante lembrar também que os meses entre janeiro e abril podem sofrer com ciclones. 

Ah, e uma dica: se você não curte períodos de alta temporada, é melhor evitar as Ilhas Maurício nos meses entre novembro e abril, quando você vai encontrar o país mais cheio 

Como chegar às Ilhas Maurício

A parte ruim é que não existem voos diretos do Brasil para as Ilhas Maurício, a parte boa é que isso pode ter um efeito positivo na sua viagem. Assim como já falamos, as Ilhas Maurício são parte do território africano, então essa pode ser sua oportunidade de conhecer um pouquinho mais de outro país do continente 😉 

Dizemos isso porque, uma das opções mais indicadas para chegar até o seu destino final é voar até Joanesburgo, na África do Sul. Assim, ao invés de dar só um pulinho por ali, você pode aproveitar para passar alguns dias na cidade, na ida ou na volta das Ilhas Maurício, e assim conhecer dois países em uma viagem só

Outra boa notícia é que você não precisa de visto nem autorização para entrar em nenhum dos dois países desde que sua estadia não ultrapasse três meses. Você só precisa ter em mãos informações sobre sua passagem de volta para o Brasil e um comprovante de hospedagem para apresentar aos oficiais do aeroporto. Ah, e é necessário que você também apresente um certificado de vacinação contra a febre amarela! 

Curiosidades sobre o País

Como você já sabe a esse ponto do artigo, as Ilhas Maurício já foram colonizadas por vários países diferentes. Com isso, além de uma cultura de colagem das várias que passaram por ali, o país conta com mais de uma língua oficial. Apesar da grande maioria da população falar Creoulo, você também tem facilidade em encontrar uma grande parcela de pessoas que falam inglês e francês como suas línguas secundárias. 

Você também pode se preparar para experimentar a famosa mão inglesa quando se trata de direção de automóveis. 

 

Se você ainda não se convenceu dessa viagem temos ainda um último argumento: no site da MaxMilhas você encontra passagens com preços incríveis para tirar esse projeto do papel! 😉

 

Deixe um Comentário