Guia de lugares para viagem no outono

Já pensou em fazer uma viagem no outono? Descubra por que essa estação está em alta e quais são os destinos ideais para conhecer durante essa época do ano.

 

Quando se trata de escolher uma estação do ano para ir a outra cidade ou mesmo outro país, alguns dizem logo de cara que adoram o verão porque não dispensam a combinação de sol e mar, enquanto outros preferem o inverno e as temperaturas mais baixas. Porém, fazer uma viagem no outono tem surpreendido positivamente as pessoas. 

 

Pensando nisso, reunimos uma série de informações para compartilhar com você sobre as vantagens de viajar no outono e os destinos ideais para aproveitar a estação. Acompanhe e já se inspire para planejar a sua próxima viagem!

 

Por que viajar no outono?

 

O outono é uma estação intermediária entre os dois extremos: o calor exagerado do verão e o frio intenso do inverno. Para os mais alérgicos, essa estação também traz menos agentes que provocam rinite, ao contrário do que ocorre na primavera.

 

Além disso, na maioria dos destinos o outono é baixa temporada, garantindo preços mais acessíveis nas passagens, hospedagens e até mesmo nos demais gastos da viagem. 

 

Por fim, há festivais e eventos próprios do outono ao redor do mundo, como o Halloween nos Estados Unidos, o Oktoberfest na Alemanha, o Diwali, na Índia, entre outros.

 

Aproveite também o visual diferente da natureza: destinos com grandes áreas verdes, como Nova York, Bento Gonçalves e Campos do Jordão, ganham um ar bucólico e árvores com uma coloração especial — geralmente amarelada e/ou avermelhada — que as deixam muito mais bonitas e, principalmente, acolhedoras.

 

O que levar na bagagem

 

Como as temperaturas são amenas nessa estação, não é preciso carregar aqueles casacos pesados e que fazem um grande volume nas malas. No entanto, é preciso considerar o seu destino. A temperatura em alguns países do hemisfério norte costuma variar bastante, por isso a roupa para viagem na Europa no outono pode ser diferente de outros destinos, por exemplo. 

 

Então, você terá alguns dias de frio, calor e chuva. Dessa forma, o ideal é se preparar para os dias mais frios que podem aparecer eventualmente.  

 

Portanto, será necessário mesclar peças leves com itens mais encorpados e, é claro, apostar nas sobreposições para aproveitar os dias. Para ter uma noção do clima de seu destino, pesquise as médias de temperatura do lugar. 

 

 Alguns itens de vestuário que você pode incluir na mala são:

 

  • camisetas básicas;
  • camisas de malha de manga longa;
  • camisas e casacos de moletom;
  • jaqueta jeans ou de couro;
  • cardigan;
  • sobretudo;
  • leggings;
  • calças jeans;
  • cachecol;
  • toucas;
  • óculos escuros para os dias de sol;

 

Além do vestuário, você não pode esquecer de levar alguns itens para a pele, uma vez que nessa época a pele tende a ficar mais ressecada. Sendo assim, coloque na mala:

 

  • Hidratante;
  • Protetor solar;
  • Hidratante labial;
  • Água micelar;
  • Maquiagem mais líquida.

 

Veja também: Checklist para arrumar mala de viagem 

 

Onde viajar no outono: 11 destinos imperdíveis

 

Já ficou com vontade de viajar em uma estação mais fresca e diferente como o outono? Confira 12 destinos excelentes para conhecer! 

 

Ah, mas vale avisar: nossas sugestões vão deixar você com vontade de arrumar as malas e viajar amanhã mesmo! Veja só.

 

1. Campos do Jordão, São Paulo

 

Vila de Campos de Jordão em São Paulo

 

Campos do Jordão encabeça nossa lista pela diversidade de atrativos no outono. Além da Vila Capivari, que concentra os principais restaurantes e bares do município, há o Parque Estadual Horto Florestal e o pitoresco Morro do Elefante, de onde é possível ter uma vista panorâmica da região.

 

Mas não acaba aí, já que a cidade do interior de São Paulo mescla a beleza da arquitetura local — inspirada nas construções germânicas dos séculos XVI e XVIII . A cidade também oferece eventos durante o período, como o Festival de Outono.

 

2. Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

 

Castelinho em Bento Gonçalves
Foto: Gervacio Rosales, Wikimedia Commons

 

No outono, a região de Bento Gonçalves fica ainda mais bonita e imponente, já que está localizada próxima ao Vale dos Vinhedos e ao Vale do Rio das Antas. 

 

São comuns as rotas do vinho na Serra Gaúcha que levam os viajantes não só para participar da colheita e da pisa das uvas, mas também para conhecer produtores locais de queijos, bebidas artesanais, doces, etc.

 

Este pequeno município com pouco mais de 100 mil habitantes ainda conserva muito do passado e da influência migratória italiana no local. Não só as construções permanecem praticamente intactas, como também os hábitos e as tradições seculares. Para se ter ideia, a região ainda conta com passeios de Maria Fumaça!

 

3. Petrópolis, Rio de Janeiro

 

Petrópolis, Rio de Janeiro

 

Já no Rio de Janeiro, há o município de Petrópolis. A cidade imperial, como é conhecida por conta das construções que datam da fundação do império no Brasil, é de encher os olhos com seus museus (como o Imperial e a Casa de Santos Dumont), palácios (de Cristal, de Quitandinha e do Grão-Pará) e vales (do Amor e das Videiras).

 

No entanto, o que a torna parada obrigatória no outono é justamente os eventos que ocorrem nesse período e que reúnem tanto moradores locais quanto turistas, como:

 

  • Festival Sabores de Outono;
  • Festa do Chocolate;
  • Bauernfest;
  • Solstício do Som;
  • Expo Agropecuária;
  • Recital anual da Sociedade Artística Villa-Lobos; 
  • e muito mais.

 

4. Aiuruoca, Minas Gerais

 

Natureza aberta em Aiuruoca
Foto: Adriano Carmona, Wikimedia Commons

 

O quarto destino brasileiro é Aiuruoca, em Minas Gerais. A pequena cidade, que fica próxima a duas importantes reservas florestais, o Parque Estadual da Serra do Papagaio e o Parque Nacional do Itatiaia, é o local perfeito para quem está atrás de curtir a serra mineira e relaxar em volta da natureza durante o outono.

 

Nesse período, se destacam  a  vegetação densa que muda de cor e as temperaturas deixam a região perfeita para quem pensa em se hospedar em pousadas próximas à mata. Sendo assim, você pode aproveitar o clima agradável para conhecer as cachoeiras dos dois vales da região: Vale do Matutu e Vale dos Garcias. 

 

5. Jalapão, Tocantins

 

Lagoa no Jalapão

 

Localizado no Tocantins, Jalapão é um ótimo destino para quem deseja viajar no outono no Brasil. Durante esse período, a temperatura é agradável, variando entre 14° e 20°, e a vegetação adquire uma tonalidade ainda mais esverdeada. 

 

As Dunas do Jalapão são uma das grandes atrações e o clima do outono favorece o turismo nessa região. Isso porque a sensação térmica é amena; logo, o clima não é abafado e você pode curtir o passeio mais tranquilo. 

 

Além disso, o passeio pelas trilhas no interior do Canyon Sussuapara também é favorecido pela estação, visto que as rochas não ficam escorregadias devido às chuvas — facilitando a realização de trilhas e caminhadas. 

 

5. Chapada Diamantina, Bahia

 

Lagoa em gruta na Chapada Diamantina
Foto: Danielle Pereira, Flickr

 

A Chapada Diamantina é um lugar perfeito para conhecer no outono. A Bahia é conhecida por atrair muitos turistas no verão, mas também é possível encontrar muitas atrações interessantes durante o outono e uma delas é a Chapada Diamantina.  Nesse período, as chuvas diminuem, favorecendo a realização de trilhas e caminhadas nas famosas montanhas e cachoeiras da região.  

 

Outro programa imperdível é a visita ao Poço Encantado. Durante o outono, a entrada dos raios de sol na gruta oferece um espetáculo para os olhos, uma vez que a gruta é de um azul intenso e raios de sol atingem a superfície das águas tornando a paisagem literalmente encantada. 

 

6. Mendoza, Argentina

 

Vista aérea da cidade de Mendoza
Foto: Itsmemarttin, Wikimedia Commons

 

Mendonza é uma província argentina conhecida no mundo todo por ser vitivinícola e pela proximidade com a Cordilheira dos Andes. Ou seja, só por esses detalhes, você já tira como é o visual da região.

 

Justamente por isso, vale a pena explorar os diversos caminhos do vinho no outono, que vão lhe permitir conhecer vinícolas, adegas industriais, fábricas e os extensos vales onde são cultivadas as vinhas, como o do Uco. Cenários que são arrebatadores e que proporcionam a oportunidade de ter um contato maior (e mais pessoal) com a terra.

 

Você pode aproveitar o clima ameno da estação para praticar atividades ao ar livre que são recorrentes em Mendoza, algumas delas são: 

 

  • rafting e tirolesa na cordilheira dos andes;
  • passeio a cavalo;
  • trekking e rapel nos andes;
  • excursões guiadas ao alto dos andes;
  • e muito mais.

 

7. Florença, Itália

 

Vista aérea de Florença

 

 A cidade de Florença é localizada em plena Toscana, cercada por campos e vales que garantem paisagens incríveis. 

 

No outono, as ruas da cidade adquirem cores maravilhosas com folhas das árvores entre as tonalidades de laranja e vermelho.  Além disso, nessa estação você pode aproveitar o verdadeiro azeite de oliva, uma vez que é período de colheita da uva. 

 

Essa época também é perfeita para provar os vinhos da região e aproveitar os eventos. Alguns eventos que ocorrem entre outubro e novembro são: 

 

  • Festa da Castanha;
  • Festa do Azeite Extra-Virgem de Regello;
  • Halloween Di Borgo a Mozzano;
  • Mostra Mercado de Trufas em San Giovanni;
  • Mostra Mercado de Trufas Brancas de San Miniatto. 

 

Veja também: Viagem para a Itália: o guia ideal para você! 

 

8. Nova York, Estados Unidos

 

Guia completo de viagem para Nova York

 

Nova York é bela e movimentada durante todo o ano. Porém, no outono, ganha um ar diferenciado, especialmente por conta da folhagem das árvores do Central Park, que se enchem de cores intensas e, quando caem, cobrem todo o chão do coração da cidade como um tapete repleto de simbolismo.

 

E o mesmo cenário se repete em outras áreas, como no Brooklyn Botanic Garden, no Flushing Meadows Corona Park e no Riverside Park.

 

Ah, e caso você escolha a selva de pedra como o seu destino, saiba que pode aproveitar a estação para vivenciar a tradição do Thanksgiving, que acontece na última semana de novembro, e é uma das principais datas comemorativas dos EUA. De quebra, ainda dá para aproveitar a Black Friday, que sempre acontece no dia posterior, e comprar produtos em liquidação. Que tal?

 

9. Baviera, Alemanha

 

Vista aérea da cidade de Baviera

 

Outro lugar que não pode faltar na nossa lista é a Baviera, na Alemanha. O motivo? É que essa região conta com diversas vilas medievais com construções intactas para visitação, como a Hohenschwangau. Sim, o nome é estranho e até parece um palavrão, mas a gente garante: o lugar é incrível e parece ter saído direto de uma produção no estilo Game of Thrones!

 

Tanto é, que há dois castelos nos arredores, o Hohenschwangau Castle e o Neuschwanstein Castle, que recebem turistas diariamente. Para completar, no outono, é possível ter uma visão privilegiada de toda a floresta — além de cercar as duas construções, é responsável por copas de árvores que ganham uma coloração que vai do amarelo e laranja ao roxo e ao vermelho.

 

10. Guimarães, Portugal

 

Vista aérea de Guimarães em Portugal

 

Guimarães é um destino ideal para você arrumar a mala e viajar para Portugal no outono sem medo de ser feliz. A cidade oferece atrações inesquecíveis, além de registrar a temperatura mais agradável do ano. 

 

A cidade atrai muitos turistas por ser o berço da família portuguesa. Assim, um dos lugares que você não pode deixar de visitar, durante esse período, é o castelo de Guimarães. Conhecido como uma das 7 maravilhas do mundo, o Castelo de Guimarães está aberto para visitações todos os dias das 10h00 às 18h00. 

 

Outro lugar que você precisa conhecer em Guimarães é o Paço dos Duques de Bragança, que consiste em um palácio encantador construído no século XV pelo Rei D. Afonso. Atualmente, o palácio é um espaço cultural que abriga um museu com pinturas, tapetes e outras obras para se inspirar. 

 

11. Santorini, Grécia

 

Vista da cidade de Santorini

 

Santorini é uma ilha charmosa da Grécia que atrai diversos turistas. Cercada pelo azul do Mar Egeu e constituída por graciosas casas brancas, o destino é uma das mais belas ilhas do país, tornando as reservas nos hotéis muito concorridas durante o verão. 

 

No outono, porém, a ilha recebe poucos turistas e o clima continua agradável. Logo, é o destino ideal para conhecer nessa estação. Além da beleza do lugar, a ilha reserva inúmeras atrações aos seus visitantes. 

 

Em Santorini, você pode aproveitar para visitar o Museu  da Fira Pré-Histórica e conhecer o passado da ilha, além do famoso castelo de Oia. Nos dias seguintes, é possível conhecer com calma as melhores praias da região: Perissa e Perivolos. Com certeza, você vai amar esse destino!

 

Viu só como uma viagem no outono pode ser um excelente negócio para ter experiências incríveis, curtir a natureza, conhecer lugares fora de série pelo Brasil e pelo mundo e economizar? Compre sua passagem aérea para o seu próximo destino agora mesmo!

Deixe um Comentário