Fim de tarde em Fortaleza: dicas para terminar o dia com chave de ouro

Muito se engana quem acha que viajar para cidades com praia significa organizar o seu roteiro apenas ao redor dos dias jogados na areia e nas águas do mar. Assim como todos os outros destinos de viagem, as cidades praianas te aguardam com possibilidades das mais diversas para rechear os dias com programas, visitas e encontros com a cidade. 

E, se você vai viajar para Fortaleza, a gente te garante: as belezas e encantos da capital cearense vão muito além de suas praias. Mas se você quer curtir seus dias ao máximo na companhia do sol e do mar não tem problema – você pode aproveitar os fins de tarde, por exemplo, para explorar mais a cidade 😉

Para te ajudar com isso, trouxemos algumas ideias de programas para colocar na sua agenda!

Para os amantes do pôr do sol 

Iracema - fim de tarde em Fortaleza

Praia de Iracema

Não podemos começar a falar de fim de tarde sem dizer sobre lugares para aproveitar um belo pôr do sol. As cores do entardecer têm a capacidade transformar a paisagem e adicionar um toque de mágica – e essa mágica fica ainda mais fantástica em cidades praianas, quando podemos observar o sol se fundir com o mar. 

Para terminar o dia com uma dose extra de tranquilidade e paz, tente sempre tirar uns minutinhos para observar o pôr do sol. Se pudermos ajudar com sugestões, alguns dos nossos lugares preferidos para curtir os últimos raios de sol do dia em Fortaleza são o Iate Clube, a Praia de Iracema e o Lago Jacarey ❤️ 

Para quem quer um fim de tarde cultural

fortaleza

Fortaleza é uma cidade recheada de atividades culturais. Por isso, para quem quer fazer um roteiro que vai além das praias da cidade, uma boa opção é visitar seus museus, teatros e centros de exposição. Aqui estão alguns dos pontos culturais imperdíveis em Fortaleza:

  • Museu do Ceará: criado em 1932 num dos prédios datados do Brasil-Império, este foi o primeiro museu criado no estado do Ceará. O local conta com milhares de peças que, juntas, nos ajudam a entender mais da história do Ceará. Seu  inventário que inclui quadros, moedas, móveis, peças arqueológicas, arte indígena e popular, bandeiras e uma coleção de cerca de 950 cordéis dos anos 40. Além disso, o museu ainda abriga exposições temporárias, oficinas, palestras e cursos. 
  • Museu da Fotografia: um dos mais recentes da cidade, o Museu da Fotografia foi inaugurado em 2017. Além da construção super bonita e moderna, que já vale o passeio, o local abriga um acervo próprio, uma biblioteca sobre o tema para pesquisa, uma exposição permanente e espaços para exposições temporárias. 
  • Teatro José de Alencar: inaugurado em 1910, o teatro é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional e abria o Centro de Artes Cênicas do Ceará (o CENA). Além de um lugar histórico, a arquitetura do Teatro, no estilo art nouveau, é um espetáculo a parte. 
  • Centro Cultural Belchior: o CCBEL foi inaugurado em 2017 e fica na Praia Iracema, um dos principais pontos da cidade. Por lá você encontra uma exposição permanente sobre a vida e a obra do artista cearense. O local também recebe exposições temporárias, oficinas, debates e festivais voltados para a música. 
  • Centro Dragão do Mar: com 21 anos de história, o Centro Dragão do Mar foi a primeira Organização Social na área da cultura criada no Brasil e, ainda hoje, um dos centros culturais de maior relevância no país. O instituto conta com diversos espaços, entre eles um planetário, um anfiteatro, uma biblioteca, um cinema e dois museus.

Para quem adora dar uma voltinha nos mercados locais

fortaleza

Você é daquelas pessoas que adora um mercado e uma feirinha locais quando viaja? Nada melhor para conhecer as raízes da cultura de um lugar quanto por meio desses corredores recheados de especiarias e artesanatos. Se essa é a sua praia, aqui estão alguns lugares que você vai gostar de conhecer em Fortaleza: 

  • Mercado Central: não dá pra falar de mercado sem citar o mercado central, né? São quatro andares recheados de cultura cearense, que pode ser vista nos bordados, rendas, artigos de couro e de palha. Não deixe de provar também as castanhas e os doces da região, encontrados em todas as esquininhas dos corredores.
  • Mercado São Sebastião: quer experimentar os sabores do Ceará? O Mercado São Sebastião é um dos principais símbolos de Fortaleza e por lá você encontra os pratos típicos da culinária cearense, além de frutas e verduras.
  • Mercado do Peixe: localizado na Avenida Beira Mar, o mercado do peixe é o lugar certo para quem quer se deliciar com frutos do mar fresquinhos bem de frente para o mar, enquanto aproveita uma das melhores vistas da cidade, que fica ainda mais bonita ao pôr do sol.
  • Feirinhas: além dos mercados, uma outra ótima opção são as feirinhas da cidade. Algumas das que indicamos é a feirinha de artesanato da Avenida Beira Mar, que funciona todas as noites, a Babado Coletivo, que agrupa marcas de Fortaleza e Mana a Mana, feira de artesanato feito exclusivamente por artistas mulheres. 

Fortaleza é uma cidade super diversa e cheia de surpresas. Por isso, é legal que você monte seu roteiro de viagem tentando conhecer o máximo possível da cidade – garantimos manhãs, tardes e noites incríveis por lá! 

Deixe um Comentário