Filmes para viajar do sofá: 5 histórias para conhecer outros cantos do mundo

Filmes têm o poder de despertar em nós os mais diversos sentimentos. Mais do que nos divertir e distrair, acreditamos que filmes conseguem nos inspirar das mais diversas formas – com a magia do cinema, é possível sonhar de olhos abertos. 

Assim como a gente, sabemos que muito provavelmente você também já se pegou visitando novos lugares através de histórias de filmes. Na verdade, acreditamos piamente que todo mundo já teve aquele momento de suspiro sonhador ao ser apresentado a uma nova região do mundo pelas telas do cinema.

E é por amarmos esse sentimento que trouxemos uma lista de filmes para viajar. Selecionamos alguns dos nossos longas que nos deixaram com um gostinho de wonderlust ao chegar nos créditos. Vem viajar com a gente!

Antes do amanhecer (1995)

filmes para viajar - antes do amanhecer

Imagine conhecer um estranho no trem e, ao invés de seguir sua viagem, decidir descer em uma cidade igualmente desconhecida para passar algumas horas com essa pessoa? Se é loucura ou não, foi o que Celine decidiu fazer ao começar a conversar com Jesse em Antes do amanhecer. 

Um americano de passagem pela Europa e uma francesa indo de volta para casa, em Paris, os dois decidem fazer uma parada em Viena, capital da Áustria. Conversando sobre passado e futuro, desejos e anseios e se deixando levar pela paixão que vem junto com a aventura toda, os dois tomam a cidade e nos apresentam, de forma singela, as ruas e cantinhos austríacos cheios de história. 

O fabuloso destino de Amélie Poulain (2002) 

filmes para viajar - amelie poulain

Paris é cidade das luzes e, conhecida em todo o mundo por sua atmosfera romântica, já é um destino na lista de várias pessoas – mas a gente não podia deixar de colocar um dos nossos filmes favoritos nesta lista! 

Com personagens singulares e uma história que sai um pouco da realidade de uma forma divertida, o filme nos leva por um lado mais cotidiano de Paris, o que faz qualquer viajante ficar imaginando se se conseguiria encontrar os cantinhos do filme quando visitar a cidade! Spoiler: você consegue!

Vários dos lugares do filme existem na vida real e, inclusive, você pode visitar o café onde Amelie trabalha, que fica bem pertinho do Moulin Rouge. Se for lá e comer um croissant, conta pra gente? 😀

Encontros e desencontros (2003)

filmes para viajar - encontros e desencontros

Que tal explorar um lugar um pouco mais longe? Em Encontros e desencontros, você pode ser apresentado às luzes e Tóquio e à cultura japonesa de uma forma diferente. 

Bob e Charlotte estão de viagem na cidade e se esbarram por acaso no bar de um hotel de luxo. A conexão entre eles é rápida e logo passamos a acompanhamos os personagens em conversas que ajudam num descobrimento sobre si, sobre o outro e sobre essa cidade estrangeira e misteriosa. 

Mamma mia (2008)

filmes para viajar mamma mia

Pra quem curte musicais e sempre quis dar um pulinho na Grécia, Mamma Mia é a mistura perfeita! 

O casamento de Sophie está chegando e, sem saber quem é seu pai, manda convites para três homens que passaram pela vida de sua mãe. Pega de surpresa, sua mãe continua cheia de mistérios sobre seu passado, mas, com a aproximação entre os personagens, aos poucos os segredos vão sendo revelados.

A história se passa na ilha grega Kalokairi e, além de muitas músicas do ABBA pra soltar a voz e colocar o esqueleto pra mexer no meio do filme, você ainda conhece um dos cantinhos mais charmosos do país 😉 

Me chame pelo seu nome (2017)

filmes para viajar - me chame pelo seu nome

O pai de Elio sempre recebe assistentes acadêmicos durante o verão e Oliver é um desses visitantes temporários na casa do protagonista. O americano recém chegado vai se aproximando de Elio aos poucos e ambos vão percebendo um sentimento forte florescer entre eles. Passando-se nos anos 80, a história de amor e de autoconhecimento e descoberta é uma daquelas para se levar pra vida. 

A gente te desafia a não se imaginar dando um passeio pela Lombardia e refazer os caminhos que os personagens passam depois de assistir o filme! 

 

Uma viagem às vezes começa muito antes de decidirmos uma data e comprarmos as passagens. E, na hora de descobrir outros cantos do mundo e se inspirar para fazer as malas e ir atrás de novas experiências, o cinema pode te ajudar a criar uma lista bem extensa de destinos! 

E aí, quais filmes já te deixaram sonhando acordado e te fizeram sair correndo querendo planejar uma nova aventura? Conta pra gente! 

Deixe um Comentário