Férias de julho: guia completo para planejar e aproveitar as suas

Já se preparou para as férias de julho? Não sabe por onde começar? Então, leia o post que a gente preparou e tire todas as suas dúvidas.

Se tem uma época do ano em que muitas pessoas esperam ansiosas, são os dias de folga do trabalho. O período é ideal para relaxar a mente e curtir um tempo com a família e amigos. Melhor ainda se coincidirem com as férias de julho, em que muitas crianças estão sem aulas. Além do mais, o clima fica mais ameno na maior parte do Brasil e agradável no hemisfério norte do planeta.

Com o objetivo de ajudar você a planejar cada detalhe de sua viagem, a gente preparou este post. Aqui você acompanha um guia completo de como aproveitar as férias de julho. Afinal, é preciso ter muita organização e planejamento para que a viagem seja incrível. Veja!

Como se organizar para as férias de julho?

É importante você anotar em uma planilha ou em um caderno os passos para o planejamento da viagem. Primeiro de tudo, reúna a família e converse sobre os planos para as férias. Dessa forma, todos estarão envolvidos na organização. Abaixo, acompanhe as nossas dicas em como se preparar para os momentos especiais de diversão, fora de casa.

Faça um planejamento financeiro

O ideal é começar juntar dinheiro com meses ou até um ano antes das férias. Se possível, faça trabalhos extras ou evite gastos desnecessários. Em vez de pedir uma pizza ou jantar fora, faça lanches em casa. Esses pequenos sacrifícios serão valiosos para guardar dinheiro. As crianças também podem ajudar, se for explicado a elas o motivo das economias.

Se a distância da casa ao trabalho for pequena, deixe o carro em casa e vá a pé ou de bicicleta. Além de economizar seu dinheiro, manterá a forma e ajudará o meio ambiente. Outra sugestão é separar uma conta bancária específica para deixar o dinheiro da viagem. Pode ser na conta poupança ou outro fundo de investimento. Suas economias vão crescer e você não correrá o risco de gastá-las.

Estabeleça os gastos na viagem

Com o dinheiro reservado e com a proximidade da decolagem, chega a hora de estabelecer os gastos. Leve com você seu cartão de débito para debitar os valores guardados e use o de crédito com cautela, para aumentar os pontos no programa de vantagens. Ponha um limite de despesas por dia da viagem. Dessa forma, você não terá surpresas desagradáveis como dívidas após o regresso para casa.

Para o deslocamento entre os pontos turísticos, escolha os transportes públicos do local. Outra opção pode ser alugar um carro ou usar aplicativos. O mais importante é analisar o que mais vale a pena. O custo com alimentação durante uma viagem também pode comprometer o orçamento, se não for controlado.

Pesquise em sites especializados sugestões de restaurantes mais em conta. Mas atenção: você não precisa ficar sem experimentar aqueles quitutes regionais que tanto deseja. Basta consumir tudo com equilíbrio e alternar entre refeições mais básicas, como lanches, por exemplo.

Esteja preparado para os imprevistos e compras

Em relação às compras, é comum a gente pensar em levar lembrancinhas para os amigos. Nesses casos, verifique em várias lojas antes de comprar e evite os locais turísticos. Muitas das vezes a gente acaba adquirindo um produto por impulso e nem compara os preços. Vale ressaltar que o mais importante é o carinho por ter lembrado da pessoa e não o valor do objeto.

Lembre-se também de levar uma quantidade extra de dinheiro para viagem. Afinal, imprevistos podem acontecer e você deve estar preparado. Compras de alimentos, roupas ou até um passeio extra podem surgir inesperadamente. Nas viagens internacionais prefira comprar a moeda local em etapas. Evite comprar dólares ou euros de uma vez só, por causa das oscilações do câmbio.

Defina as datas

Embora já saiba o mês da viagem, é fundamental que você determine as datas. Com os dias escolhidos fica mais fácil a programação das férias. O quanto antes for decidido, melhor será para planejar e se organizar. Como em muitas empresas não é possível tirar os 30 dias seguidos, negocie com a empregador sobre pelo menos 15 dias. O ideal é que sejam na semana que coincida com as férias das crianças. Além disso, pesquise se determinadas atividades que queira fazer estarão disponíveis nos dias de sua visitação.

Escolha o destino ideal

Lembre-se que as férias devem agradar a todos os integrantes. Se for a dois, destinos românticos podem ser ótimas opções. Caso seja em família, é importante atender às necessidades das crianças. A vantagem é que, hoje em dia, em quase todos os destinos há uma preocupação com a diversão e segurança dos pequenos. Ou seja, um fator a menos para se preocupar.

Outro ponto que precisa ser levado em conta é o destino do passeio. Observe se realmente vale a pena visitar esse lugar nas férias de julho, por ser alta temporada. Nesse mês, a maioria das pessoas tira seus dias de folga e os locais ficam cheios de turistas. Faça uma pesquisa sobre a cidade e descubra como é o clima e as atrações na temporada de férias. Assim, fica mais fácil para incluir no orçamento os ingressos de parques, museus e outros passeios.

Compre as passagens antecipadamente

Existem algumas estratégias para comprar as passagens aéreas sem gastar muito dinheiro. A dica é fazer buscas em diferentes sites e comparar os preços com antecedência de 60 a 90 dias, para destinos nacionais. Já para os destinos no exterior, o prazo recomendado é de até 120 dias antes da partida.

Como sua partida será em um período de alta temporada, seja persistente até encontrar uma boa promoção. Se para você a questão da economia for mais importante, há preços atrativos nos voos que fazem escala. Da mesma forma, os horários noturnos tendem a ter mais opções de compra. Passagens em dias de semana, final da manhã e na parte da madrugada costumam ser mais baratas.

Pesquise o tipo de hospedagem ideal para você

Com as passagens aéreas compradas, chega o momento de escolher a hospedagem. Veja alguns fatores que devem ser considerados para escolher um bom hotel.

Localização

Para começar, leve em conta a localização. Os hotéis mais próximos dos pontos turísticos facilitam a locomoção, mas costumam ser mais caros. Já os que ficam no centro das cidades, também permitem a locomoção a pé, dependendo dos programas do seu roteiro, e são mais econômicos.

Para saber como é a vizinhança do entorno do hotel, entre no site e confirme se está perto de quase tudo que precisa, como farmácias e mercados.

Conforto

Quanto ao aconchego, caso sua poupança esteja bem recheada, pode escolher uma acomodação mais confortável, como hotéis de 5 estrelas. Neles, são oferecidos serviços de alto padrão e uma infraestrutura completa aos hóspedes. Já as pousadas, bem conhecidas e “queridinhas” de muitos turistas, aparecem como um serviço mais próximo aos clientes, com funcionários reduzidos e serviços mais informais. Tudo sem abrir mão da qualidade aos mais exigentes.

Muitos viajantes têm preferido fazer reserva em hostels. Além de economizar, é propício para novas amizades. Muitos desses estabelecimentos já oferecem quartos espaçosos para uma família. A estrutura não deixa a desejar: banheiros separados, armário com chave e outras conveniências.

Outra tendência que tem crescido e que você pode experimentar é de alugar apartamento ou casa para passar as férias. O bacana desses tipos de hospedagem é que eles costumam ter um espaço exclusivo para os hóspedes. Todos os cômodos e cuidados com a residência ficam sob a responsabilidade dos contratantes.

Antes de fechar a hospedagem, não se esqueça de pesquisar em sites e ver os comentários e avaliações de outros viajantes sobre o assunto. Observe sempre os preços e tarifas de cada acomodação, para evitar surpresas desagradáveis.

É necessário ter um seguro viagem?

Como já mencionado, ter uma reserva em dinheiro é importante para pequenos imprevistos. Mas ainda há outros problemas que podem surgir na viagem, como doenças. E, principalmente no exterior, esse imprevisto pode custar muito caro. Mesmo em viagens dentro do Brasil, há situações inusitadas, como acidentes e desvio de bagagem. A perda de documentos é outra coisa que pode dar muita dor de cabeça durante as férias.

Para solucionar possíveis problemas, a sugestão é, antes de viajar, optar por um seguro viagem. Além de ajudar você a evitar gastos desnecessários, facilitará o acesso em países que exigem o seguro. Ao ter o contrato assinado em mãos, você terá o direito a reembolso caso não possa mais viajar, além de ser coberto com assistência e todo suporte necessário em português, se estiver passeando em outro país. Como pode ver, são muitas as facilidades e vantagens de optar por adquirir um seguro viagem. Afinal de contas, prevenir sempre será o melhor remédio.

Quais os melhores destinos nacionais para as férias de julho?

O Brasil é um país cheio de lugares incríveis para conhecer. Seja em qualquer época, data comemorativa ou estação, as regiões sempre reservam surpresas aos turistas. Não seria diferente no mês de julho, com sol em todo nordeste e frio agradável nas serras. Abaixo, segue uma lista dos destinos nacionais mais legais para visitar nas suas tão merecidas férias.

Gramado

Para aproveitar o frio da serra gaúcha, indicamos a cidade de Gramado. A região do sul do Brasil encanta por ter um roteiro recheado de atrações. Entre as mais visitadas, estão o famoso parque de neve indoor, chamado Snowland. O local é ideal para se divertir com a prática de snowboard, patinação e outras atividades. Outras atrações que valem um passeio, são:

  • passear de pedalinho no Lago Negro;
  • conhecer miniaturas de cidades, expostas no Mini Mundo;
  • comprar lembrancinhas e aprender como se faz o chocolate da Fábrica Prawer;
  • curtir shows na Rua Coberta;
  • visitar o museu do automóvel, Hollywood Dream Cars.

Quanto aos pratos regionais, não saia da cidade sem experimentar os quitutes dos cafés coloniais. São servidos deliciosos salgadinhos, pães, chocolate quente, sanduíches, bolos e muito mais. A tradição desses estabelecimentos é da Alemanha e funciona o dia inteiro em diversos estabelecimentos da cidade.

Já para o horário do almoço, que tal uma deliciosa sopa na Casa de Sopas da região? De certo, a refeição vai ser reconfortante em um dia frio típico de Gramado. Para fechar o dia, prove os deliciosos fondues salgados e doces. Sua experiência gastronômica não será mais a mesma depois de visitar a cidade!

São Roque

Ainda com uma pegada do clima frio, vamos falar de São Roque, cidade do interior de SP. Por lá, os turistas podem curtir o ski na neve, no Parque Ski Mountain Park. Com instrutores bem preparados, você terá uma experiência inesquecível ao praticar snowboard e esqui. O mais bacana é que, além dessa aventura, a cidade tem muito mais para oferecer. Exemplo disso são as vinícolas que atraem turistas de diversas partes do Brasil.

O Roteiro do Vinho, como é chamado, permite conhecer a fabricação do produto. Junto ao vinho, há também a degustação de cachaça, saquês, licores e vodka. A dica é pegar leve ao experimentar as bebidas, para continuar o passeio em boa forma. No mesmo local, você encerra o tour em um restaurante. No almoço, pode decidir entre rodízio de pizzas, massas, carnes ou peixes. Para acompanhar, a dica é pedir a tradicional bebida da casa: taça ou jarra de vinho.

Paraty

Passemos agora para cidade do litoral sul do RJ, que, no mês de julho, recebe a FLIP. A  Festa Literária Internacional de Paraty reúne diversas programações voltadas à leitura. Vale a pena visitar e conhecer bem de perto esse famoso evento, que reúne grandes nomes da literatura nacional e estrangeira.

Já o centro histórico, tombado pelo IPHAN, é tido pela UNESCO como Patrimônio Nacional. As casas coloridas no estilo colonial e as ruas de pedra dão um charme ainda maior à cidade. Nas residências, são vendidos produtos feitos com muita criativa e qualidade, feitos pelos artesãos. Fica irresistível não levar para casa os produtos típicos das lojinhas.

Um passeio muito feito por turistas é o de charrete pelo centrinho. Durante o trajeto, os visitantes aprendem com o guia a história e curiosidades de Paraty. Veja mais passeios pela região que podem ser feitos:

  • ecológicos feitos de bike, jeep, a cavalos e a pé em trilhas;
  • práticas de surfe e rafting;
  • aulas de mergulho;
  • excursão de lanchas, veleiros e escunas pelas praias;
  • festa tradicional de Santa Rita;
  • festival de música da Comunidade Tarituba.

Porto de Galinhas

Praia em Porto de Galinhas, Pernambuco

Para sair um pouco da estação fria e amena do Brasil, a dica é visitar Porto de Galinhas, em Pernambuco. A região é quente, fica no município de Ipojuca e é repleta de lindas piscinas naturais. É possível aproveitar as águas límpidas e até alimentar peixes, quando a maré está baixa.

Há também muitas praias calmas e mornas para se refrescar e recarregar as energias, como as praias de Pontal do Cupe e Maracaípe. As duas têm as orlas protegidas por recifes e com pouca movimentação de pessoas.

Outros exemplos de curtição desse paraíso pernambucano são os passeios de catamarã até a praia dos Carneiros. Eleita a segunda praia mais bonita do Brasil, o local é ideal para garantir lindas fotos. Próximo dali, junto de belos coqueirais, está a famosa Igrejinha dos Carneiros. Um passeio inesquecível para curtir e relaxar!

Fortaleza

Locais puxam barco para mar de Fortaleza

Ainda na Região Nordeste, é a vez de falarmos de Fortaleza. A capital cearense é repleta de belezas naturais e de cultura regional. As praias com palmeiras, dunas, falésias vermelhas e lagoas formam o cartão-postal perfeito do paraíso. Mas existem outros pontos de interesse na cidade que atraem muitos turistas.

É o caso do espaço cultural Centro Dragão do Mar de Arte. O local expõe trabalhos de artistas cearenses, festas juninas e apresentações teatrais. O Teatro José de Alencar tem no próprio prédio uma fascinante arquitetura de vidraças cheia de cores e armação vinda da Escócia.

Para as noites ficarem mais animadas, que tal experimentar saborosos pratos típicos e dançar forró? Isso acontece todas as quintas-feiras pela cidade. São diversos estabelecimentos que preparam o cardápio à base de caranguejo. É uma explosão de sabor e divertimento garantido ao público.

A gente não poderia deixar de incluir o famoso Beach Park, que fica em torno de 90 Km de Fortaleza. Aproveite que está na capital e dê um pulo nesse lugar fantástico. O parque aquático é o entretenimento perfeito para qualquer idade. O espaço ainda conta com:

  • restaurantes e bares;
  • área de jogos;
  • espaço para eventos;
  • lojas de conveniências.

Quais os melhores destinos internacionais para as férias de julho?

Os destinos no exterior estão em alta e são muito procurados pelos brasileiros nas férias. Há cidades maravilhosas espalhadas pela Europa, outras nos Estados Unidos e muitas pela América do Sul para você aproveitar. Seja para fazer intercâmbio ou passar as férias, as regiões turísticas estão com a infraestrutura montada para receber os turistas.

A seguir, estão algumas das metrópoles que encantam por suas belezas, cultura, entretenimento e badalação. Sem dúvida, viajar para o exterior será inesquecível.

Madrid

Madrid é considerada o coração da Espanha e um importante ponto político da Europa. Os visitantes da cidade podem esperar ver grandes museus e uma cultura efervescente. Para começar a jornada rumo ao conhecimento, visite a Puerta del Sol. O local é o cenário das festas de virada de ano no país. Já a Plaza Mayor é famosa pelas festas religiosas, como o de San Isidro.

Para os apaixonados por futebol, conhecer o campo do Real Madrid é parada obrigatória. Além de ser um dos maiores clubes do mundo, o Estádio Santiago Bernabéu encanta os turistas. No decorrer do passeio, há um espaço com todos os troféus do clube. A experiência é fantástica, principalmente por deixarem percorrer os vestiários. Você poderá também sentar no banco de reservas e ver bem de perto o famoso campo.

Orlando

Encontre sua passagem para Orlando

Saindo da Europa, falaremos um pouco sobre Orlando, na Flórida, EUA. A cidade é o palco de muitos parques temáticos como a Disney World e Universal Resort. Dá para voltar a ser criança com os incríveis personagens animados e diversos brinquedos.

Já no SeaWorld, a diversão e aprendizagem sobre a vida marinha estarão garantidas. Há muitos shows, apresentação de golfinhos e programas educacionais sobre a preservação do meio ambiente.

Os aficionados por compras no exterior e que não abrem mão de uma boa economia podem aproveitar os preços da cidade: são muitos outlets e shoppings que garantem aos turistas 70% de desconto nos produtos.

Santiago

Passagens para Santiago

Na América do Sul, a dica é aproveitar o inverno da capital chilena. Em Santiago, é possível curtir ares europeus sem sair do continente. A região, recheada de atrações culturais, chama a atenção muitos visitantes nas férias do meio de ano. O Parque Metropolitano é o local adequado para ver bem do alto toda a cidade.

Já quanto a gastronomia, o Mercado Central é um convite para sabores peculiares e saborosos. São muitas barracas de ouriços do mar, lulas gigantes e uma espécie de caranguejo, conhecido como centolla. Quanto aos museus e centros culturais, estão:

  • acervo literário de Pablo Neruda em La Chascona;
  • Plaza de Armas;
  • Museu Histórico Nacional;
  • Museo Chileno De Arte Precolombino.

Lisboa

passagens para Lisboa

Em Portugal, a cidade de Lisboa é a favorita dos turistas brasileiros. Uns dos motivos é por falarem o mesmo idioma e os voos para lá serem mais acessíveis. No mês de julho, tudo por lá fica mais bacana ainda. O clima é quente durante o dia, com noites mais amenas.

As festas tradicionais estão a todo vapor e os grandes shows também. O Super Bock Super Rock é o mais popular e acontece no Parque das Nações. O entretenimento é garantido!

Como você pode ver, as férias de julho podem ser bem divertidas, econômicas e seguras. Basta seguir as nossas dicas e se entregar a novas experiências. Afinal, conhecer lugares diferentes e se distrair junto das pessoas que amamos é indispensável.

Agora que já sabe como se preparar para as férias de julho, garanta o seu próximo destino com a MaxMilhas! As passagens mais baratas estão aqui. Vem com a gente. 😉

Deixe um Comentário