Feriados no segundo semestre: datas para curtir e viajar

Faz quase parte do DNA do brasileiro mapear os feriados do ano e ficar no olho das pequenas datas de descanso ao longo dos meses. Com esse nosso jeitinho de ver a vida, pegamos a mania gostosa de aproveitar os recessos para dar um pulinho aqui e ali e viajar, principalmente quando se trata de feriados prolongados.  Planejar um “bate e volta” na praia, um tempo no interior ou até mesmo uma aventura por trilhas radicais. E a boa notícia é que, com um segundo semestre recheado de feriados prolongados, você pode aproveitar os recessos que vêm por aí para explorar vários lugares do mundo. Para te ajudar, separamos aqui 3 dicas de destinos para cada um deles! 😉 

 

Independência do Brasil – 7 de setembro 

A comemoração da Independência do Brasil cai numa quinta-feira esse ano. Por isso, que tal aproveitar destinos que combinam com a chegada da primavera para explorar as belezas espalhadas pelo país? 

Jalapão 

Falange no Jalapão O Jalapão é uma região do cerrado brasileiro que fica no extremo leste do Tocantins e é considerado um dos maiores blocos de vegetação nativa remanescente no país, motivo que o torna um lugar muito procurado por quem ama ecoturismo. Com cachoeiras cristalinas, dunas alaranjadas e piscinas naturais esverdeadas, a região é conhecida por ter diversos cenários de tirar o fôlego mesmo de quem visita o lugar frequentemente. Durante setembro, você dribla os períodos chuvosos e conhece as belezas naturais no momento em que suas águas ficam mais cristalinas ainda. Além disso, essa época ainda configura paisagens emolduradas pelo capim-dourado que, antes da colheita, torna sua visita ao Jalapão ainda mais incrível. E como já falamos aqui no blog, o Jalapão é uma parque imenso, com aproximadamente 1.589KM, é importante ter um guia ou uma empresa que conheça a região para facilitar os acessos e não deixar escapar nenhum cantinho desse lugar incrível. Então, deixamos aqui uma ótima opção de pacote para o Jalapão.

Jericoacoara

Jijoca de Jericoacoara - lugares para viajar a dois Jericoacoara (ou só Jeri, para os íntimos) é considerado um dos destinos mais bonitos do Brasil. Combinando um clima de calmaria, com suas dunas e seu famoso pôr do sol, e aventura, com possibilidade de muitos esportes aquáticos, Jeri é um lugar bem versátil.  E a melhor parte é que ao planejar sua viagem durante o feriado de setembro você consegue aproveitar ainda mais as belezas desse pequeno paraíso. Isso porque esse período é conhecido por praticamente não chover (o que ajuda a deixar as lagoas ainda mais cheias e bonitas) e por ser alta temporada de ventos (ótima notícia para quem curte windsurf e kitesurf). Ah, e essa temporada também apresenta preços melhores em passagens, hospedagens e passeios para quem quer visitar Jeri 😉

Holambra

holambra Antiga colônia holandesa e situada a 2 horas da capital paulista, Holambra reúne o charme europeu com o jeitinho brasileiro, e é um dos destinos mais charmosos do país.  Conhecer a cidade em setembro te dá um presente a mais. Você deve estar familiarizado com imagens de campos de flores holandeses, afinal, o país é o maior produtor mundial de flores e é conhecido por suas incríveis e coloridas tulipas, que tomam as janelas, varandas, praças e parques em determinados períodos do ano. Pois bem: Holambra não fica para trás!  Honrando sua descendência holandesa, a cidade organiza a Explofora, um festival de flores que conta com exposições de arranjos, mostras de paisagismos, carros alegóricos e shows que tomam as ruas. Em 2023, a Expoflora ganha as ruas da cidade entre 25 de agosto de 24 de setembro 😉 

Dia das crianças – 12 de outubro 

O dia das crianças, no Brasil, coincide com a data comemorativa da padroeira do país, Nossa Senhora Aparecida e, por isso, é considerado um feriado nacional. Esse ano, o recesso cai na quinta-feira, ideal pra emendar com o fim de semana e aproveitar muito os dias de folga. 

Maceió

Barco em praia paradisíaca de Maceió Pensa num mar verdinho e em um dos litorais mais bonitos do Nordeste. Se você quer passar o feriado de dia das crianças com o pé na areia e muita água de coco, a capital alagoana pode ser o seu destino perfeito!  Com uma mistura de ritmos, Maceió consegue agradar os mais diversos tipos de viajantes: dos mais tranquilos e prontos para descansar dos agitos da rotina ao que curtem uma vida noturna agitada. Além de aproveitar seus dias na orla, você também pode aproveitar para conhecer praias um pouco mais distantes do centro, como a Praia do Gunga (paradisíaca, cercada de coqueiros e dunas) ou a Praia do Francês. 

Blumenau

blumenau-europa

Que tal um gostinho dos costumes alemães sem sair do país? Blumenau se torna a verdadeira capital da Alemanha durante o mês de outubro e você pode curtir a cultura européia de pertinho com a famosa Oktoberfest.  Com direito a roupas típicas, chucrute, salsichão e (muita!) cerveja artesanal, a Vila Germânica ganha vida e encanta os turistas. O complexo foi construído próximo ao centro e tem uma estrutura completa com banheiros, lojas, bares e restaurantes. Esse ano, o Oktoberfest de Blumenau acontece entre 04 e 22 de outubro – e a gente garante que é uma ótima desculpa pra dar um pulinho no sul do país. 

Foz do Iguaçu

Pôr do sol nas cachoeiras de Foz do Iguaçu Se você já sonhou em conhecer uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, as Cataratas do Iguaçu, esse é o seu momento!  Sabemos que quando falamos de viajar em outubro, estamos falando de viagens na primavera – ou seja, um período chuvoso. A gente sempre fala que você não precisar deixar a chuva atrapalhar nenhuma viagem, e, mais do que nunca, você pode colocar isso à prova: a chuva aumenta a vazão de água e torna as visitas às Cataratas ainda mais incríveis e especiais!  Foz do Iguaçu é um lugar incrível e mágico que atrai turistas de todos os cantos do mundo. Talvez seja hora de você conhecer uma das maravilhas naturais do Brasil!

Finados – 2 de novembro 

O feriado de finados também cai na quinta-feira em 2023 e essa é oportunidade perfeita para visitar um cantinho do Brasil que você ainda não conhecia. 

Ilha Grande 

ilha grande Ilha Grande, como o nome diz, é a maior ilha localizada em Angra dos Reis e, junto com as demais, ajuda a criar um verdadeiro paraíso para quem é amante de praias. Parte da faixa litorânea conhecida como Costa Verde, Ilha Grande é cercada pela Mata Atlântica e é banhada por águas esverdeadas que deixam qualquer um de queixo caído.  Por conta de tanta beleza, Ilha Grande recebeu junto com Paraty o título de Patrimônio Mundial da Unesco em 2019. E fala sério, isso por si só já deixa qualquer um curioso para conhecê-la de pertinho 😉  Escolher visitar esse destino em novembro é uma ótima escolha não apenas por ser uma estação de temperaturas mais altas e menos incidência de chuvas, mas também por ter um menor trânsito de turistas, quando comparado a épocas de alta temporada, como o verão. 

Campos do Jordão

Vila de Campos de Jordão em São Paulo Se você sempre sonhou em conhecer o charme europeu que toma as ruas de Campos do Jordão, esse pode ser o feriado perfeito para fazer isso!  Núcleo urbano mais alto do Brasil, a cidade fica a 1.628 metros de altitude e é cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira – o que contribui para o clima mais frio durante todo o ano e uma paisagem de perder o fôlego, ótima para emoldurar as fotos da viagem Algumas sugestões de atividades podem incluir um passeio no teleférico da cidade, uma volta pelo parque Amantkir (com jardins temáticos) e no Horto Florestal, uma visita ao Palácio Boa Vista (residência de inverno do governador de SP) e momentos gastronômicos para guardar na memória nos diversos restaurantes e cervejarias espalhadas pela cidade.

São Miguel dos Milagres 

São Miguel dos Milagres é mais um dos paraísos de Alagoas. Com praias deslumbrantes de água verde, este é um destino que te promete curtir tardes com sol, brisa, barulho de coqueiros e uma culinária que dá água na boca só de pensar.  Escolher visitar o município em novembro é um quesito chave: além de ser um período quase sem chuvas, um mês antes do réveillon, você vai encontrar as praias e pousadas aconchegantes vazias e os preços bem mais baixos que o normal. Ou seja: o que era bom ficou ainda melhor! 😉 

Natal – 25 de dezembro 

Este ano o Natal cai numa segunda-feira. Que tal aproveitar o espírito natalino para conhecer como outras cidades celebram a data? 

Gramado

Centro de gramado Se você acha que Gramado é um destino que só pode ser visitado durante o inverno, repense: a cidade sulista é uma ótima opção para se passar o natal.  No verão, a cidade se enche de flores coloridas que dão uma cara diferente ao que imaginamos para o Sul. Além disso, Gramado é conhecida por uma das maiores e mais famosas atrações de Natal do Brasil: o Natal Luz, que começa em outubro e vai até o dia 12 de janeiro.  Além da paisagem aconchegante, você pode aproveitar para apreciar desfiles, as diversas árvores de Natal que dão mais vida às praças e conhecer a Aldeia do Papai Noel! 

Petrópolis

Petrópolis, capital imperial E por falar em muitos dias de festividades, Petrópolis, no Rio de Janeiro, não perde muito para Gramado em seu evento de natal: o Natal Imperial conta com 60 dias de muitas festas, luzes e espírito natalino.  Com shows, desfiles, feiras de artesanatos, uma gastronomia de dar água na boca e muitas atividades para crianças, não tem como não aproveitar (e muito!) a cidade carioca durante o feriado. Aproveite que a programação é totalmente gratuita e se jogue nas festividades 😀 

Natal 

Água cristalina de praia de Natal no Rio Grande do Norte Não é por pura coincidência que Natal recebeu este nome: a capital do Rio Grande do Norte foi fundada em 25 de dezembro de 1599 e, por isso, ganhou o nome da tradicional comemoração.  Esse é um ótimo destino para curtir seu feriado de natal, não somente pelas belíssimas praias que rodeiam seu litoral, mas também pelas festividades proporcionadas pela cidade. Por se tratar não apenas de uma comemoração universal, como também local, por conta do aniversário da cidade, você vai encontrar as ruas tomadas por festivais de música e dança, shows, mostras culturais e feirinhas. 

Reveillon – 01 de janeiro

Tudo bem que a data já é no próximo ano, mas a comemoração começa em 2023, então nada mais justo que incluir na lista. A data cai na segunda-feira, ou seja, feriado prolongado pra aproveitar bastante a passagem de ano curtindo uma boa viagem!

Alter do chão

Praia de Alter do Chão, em Santarém Alter do Chão é um distrito administrativo do município de Santarém, no Pará. Há alguns anos, a região ganhou fama internacional por ter a praia de água doce mais bonita do mundo, de acordo com o jornal inglês The Guardian. Locais paradisíacos é o que não faltam no seu destino: você pode conhecer a Praia do Amor e a Praia de Pindobal, contemplar o pôr do sol na Praia de Ponta do Cururu, fazer uma visita à Floresta Nacional do Tapajós e muito mais. Viajar para lá no réveillon é uma boa opção, pois o chamado verão amazônico (que vai de agosto à dezembro), é um período de baixas águas, o que te permite curtir mais as prainhas que surgem entre as águas calmas e tornam a vista ainda mais deslumbrante.  Além disso, começar o novo ano nos braços da Floresta Amazônica tem lá sua magia à parte! 

Poços de Caldas

Quer começar o ano num respiro entre montanhas? Poços de Caldas, em Minas Gerais, pode ser o destino perfeito para começar 2024 com a energia lá em cima.  A cidadezinha pra lá de charmosa ganha ainda mais aconchego com a chegada do fim do ano e as luzes de natal. Com opções de trilhas, cachoeiras e passeios de teleférico, você encontra um clima de calmaria e paz entre as famosas serras verdes de Minas.  Essa é uma opção bem versátil, ideal para grupos de amigos, casais e família que procuram um réveillon diferente do de costume. 

Punta del Este

Casa na orla da praia de Punta del Este no Uruguai Que tal fazer uma visita a um de nossos vizinhos para comemorar a chegada do novo ano?  A cidade uruguaia é o lugar perfeito para quem quer celebrar a virada fora do país. Ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, o Réveillon de Punta del Este é o segundo maior da América do Sul. Lá você vai encontrar opções de festas para todos os gostos, desde lugares requintados até comemorações na praia, que duram até o amanhecer. Com muita animação por parte dos nativos e turistas, fica até difícil decidir onde passar o Réveillon na cidade.  

E aí, que tal começar a planejar sua próxima viagem?  Comece a se planejar agora e garanta suas viagens com ainda mais economia! 

Deixe um Comentário