Saiba tudo sobre visto de trânsito

Leia as nossas dicas de viagem para não ter problemas com o visto de trânsito que alguns países exigem! Sem tempo para ler? Aperte o play para poder escutar o conteúdo! 😀 Dificilmente os viajantes brasileiros chegam a um destino internacional sem pelo menos uma escala ou conexão. Seja em uma grande capital nacional ou internacional, quase sempre há uma paradinha básica no caminho! Apesar de ser uma situação comum, aqueles que pararão em outro país no meio do caminho precisam ficar atentos, pois alguns exigem a apresentação de um documento chamado visto de trânsito. Que tal acompanhar algumas dicas de viagem sobre este tema?

O que é o visto de trânsito?

Todo país tem liberdade para elaborar a lista de documentos que exigirá dos estrangeiros que pisam em seu solo, mesmo que essas pessoas só tenham a intenção de passar por ali rumo a outro destino. O viajante nessa situação deve solicitar às autoridades desse país um visto de trânsito assim que tiver todos os documentos necessários para viajar para o destino final em mãos.

O visto de trânsito é um documento que impede que o turista saia do aeroporto para explorar o país intermediário (comum em conexões longas) e estipula o máximo de horas que ele pode ficar e tem quantidade limitada de usos.

Aqueles que já têm um visto de turismo válido ou uma cidadania que permita entrar no país em questão sem esse documento não precisam se preocupar na hora de fazer escalas ou conexões. Portanto, uma das nossas dicas de viagem é considerar a possibilidade de fazer os vistos de turismo para os países que você pretende visitar em breve e/ou que costumam ficar no caminho para os seus destinos favoritos. Assim, você evita enfrentar o mesmo processo burocrático várias vezes, pagar várias taxas diferentes e, o que é mais importante, ter uma preocupação a mais durante o planejamento da sua viagem.

Quais países exigem esse documento?

Os países que exigem o visto de trânsito dos brasileiros tendem a ser os mesmos que pedem o visto de turismo. Isso significa que o documento é obrigatório em vários dos nossos destinos favoritos:

  • Austrália
  • Canadá
  • Estados Unidos
  • Japão
  • Nova Zelândia
  • Tailândia

Visto de trânsito para os EUA

O visto de trânsito americano pode ser solicitado nos mesmos casos de outros vistos: quando as pessoas querem viajar para um país em que o voo faça conexão nos EUA com duração de até 48 horas. O visto de trânsito é obrigatório nos Estados Unidos e o viajante não pode sair do aeroporto ou permanecer no país.  É importante que o viajante faça o pedido do seu visto de trânsito com antecedência para que não corra o risco de não conseguir prosseguir com a viagem. 

Como tirar o visto de trânsito para os EUA

1- Preencha o formulário no site do Consulado e vá salvando cada etapa preenchida. É importante que suas informações pessoais sejam concisas e verdadeiras. Serão solicitadas informações de seu passaporte e documentos.  2- Informe todas as especificações da sua viagem como por exemplo tempo de permanência e motivo da viagem.  3- Informe o nome de seus familiares e esclareça sobre seu trabalho, renda e carreira. 4- Pague a taxa do formulário de US$ 160 (cento e sessenta dólares), escolha o consulado onde será sua entrevista e faça o agendamento.  5- Compareça na data agendada para a entrevista com o consulado 

Dicas importantes

Leve à entrevista o máximo de documentos que comprovem seu vínculo com o seu país de origem e documentos que comprovem que você ou quem pagará a viagem tenha recursos suficientes para isso. Lembre-se: se alguém for pagar sua viagem, os documentos devem ser levados também. Fique tranquilo e tenha os documentos em mãos na entrevista e na imigração. Caso você tenha planos de passar por um país que exige visto de brasileiros e não está nessa lista, procure informações em sites oficiais para não correr o risco de ser mandando para casa no meio do caminho, combinado? Também é preciso ter em mente que cada país tem seus procedimentos particulares para a emissão de vistos e, por isso, você deve conhecer as exigências com antecedência para ter tempo hábil de se adequar a elas. Agora que você já sabe a importância do visto de trânsito, na próxima vez que comprar passagens aéreas na MaxMilhas, fique atento às conexões do seu voo e, se necessário, corra atrás desse documento! 😉

Deixe um Comentário