O que fazer em Morro de São Paulo (BA), um paraíso da Bahia

 Se você quer saber o que fazer em Morro de São Paulo, na Bahia, está no lugar certo! Aqui, vamos falar mais sobre as praias, os passeios e tudo que você precisa saber para que sua experiência neste pedacinho do paraíso seja inesquecível!

Quem visita a Bahia precisa incluir Morro de São Paulo no seu roteiro. Localizada a apenas 60 km de Salvador, a cidade encanta por suas belezas naturais e ótimas opções de saídas à noite, que agradam a qualquer tipo de visitante.

Apesar do crescimento do turismo em Morro de São Paulo, o local ainda mantém as características rústicas que fizeram com que tanta gente caísse de amores pela vila. Por isso, vale a pena conhecer um pouquinho do destino antes da sua viagem.

Curiosidades dessa ilha charmosa e intimista

Morro de São Paulo é uma vila localizada na ilha de Tinharé, na cidade de Cairu. A vila é bem pequena, com cerca de 6 mil habitantes. justamente esse clima pacato que  encanta os visitantes, além da belezas naturais e o charme de sua história, é claro.

Leia também: Sul da Bahia: 7 destinos incríveis para conhecer no verão. 

Antes do crescimento do turismo em Morro de São Paulo, a pesca era a principal atividade da região. Sua história remete aos primeiros anos da colonização no Brasil. Os portugueses chegaram lá em 1531 e ainda hoje se mantém preservados monumentos da época colonial.

Além das belas praias, Morro de São Paulo tem muitas opções de lazer noturno, passeios e pontos turísticos que valem a visita. Veja a lista que preparamos para você!

Praias de Morro de São Paulo

Você não terá problemas para se lembrar dos nomes das praias em Morro de São Paulo! São seis praias principais, cada uma com características específicas que as tornam ainda mais convidativas.  Não se esqueça de curtir o pôr do sol em qualquer uma dessas praias, pois é de beleza impressionante!

Vista aérea da primeira, segunda e terceira praias de Morro de São Paulo

Primeira Praia

Mais procurada pelos moradores da ilha e por quem adora esportes aquáticos, a Primeira Praia é bem pequena: apenas 315 metros de extensão. Por ter menos turistas, há pouca estrutura de comércio e serviços na orla. 

Apesar disso, é um local de águas azuis cristalinas e com uma vista privilegiada da cidade. Ideal para a prática de esportes como mergulho, kitesurf, caiaque, wakeboard e muito mais. Fica bem perto do centrinho da vila, onde há oferta de hospedagem, restaurantes e bares.

Leia também: Melhores destinos do Nordeste

Segunda Praia

Este é o point do agito de Morro de São Paulo. A Segunda Praia é recheada de barracas, vendedores ambulantes, bares, restaurantes, música ao vivo e muito mais. Lá, você vai encontrar  águas tranquilas e cristalinas, o que faz do local o passeio perfeito para curtir com os amigos ou com a família.

Terceira Praia

Com 800 metros de extensão, a Terceira Praia de Morro de São Paulo é imperdível também. Além das belezas das praias vizinhas, é mais tranquila do que a Segunda Praia, por exemplo. Também há uma boa oferta de hotéis e pousadas. No entanto, é preciso tomar algumas precauções. Como tem uma faixa de areia estreita e muitas pedras, a maré alta dificulta a caminhada. Também é da Terceira Praia que saem a maior parte dos passeios de barco da região.

Quarta Praia

Praia deserta em um dia ensolarado em Morro de São Paulo A apenas 10 minutos  de carro do ponto mais badalado da cidade, a Quarta Praia parece um oásis de calma e tranquilidade. Mais isolada e com menos turistas, mesmo na alta temporada, o local tem cerca de 8 km de extensão de areia branca e águas tranquilas. O período de maré baixa presenteia a Quarta Praia com a formação de diversas piscinas naturais, onde você pode ver os peixinhos que habitam esta parte do oceano. Também há boas opções de restaurantes, hotéis e pousadas. 

Quinta Praia (Praia do Encanto)

Praia deserta com muitas palmeiras em Morro de São Paulo A Quinta Praia não é conhecida como Praia do Encanto à toa. É a mais isolada de Morro de São Paulo, com apenas alguns hotéis de alto padrão para servir aos visitantes.  A praia tem poucas intervenções humanas, o que torna sua beleza estonteante ainda mais incrível.

Praia de Gamboa

Vista aérea da Praia de Gamboa-Morro de São Paulo A Praia de Gamboa fica em um povoado a 40 minutos de caminhada na maré baixa de Morro de São Paulo, mas também é possível chegar lá de barco.  Ela é perfeita para quem busca tranquilidade e descanso. O mar é muito calmo e dificilmente se vê uma onda por lá. O bairro de pescadores oferece boas opções de restaurantes para você curtir o dia.

O que fazer em Morro de São Paulo: passeios imperdíveis

Agora que você já sabe mais sobre as praias, que tal saber mais sobre o que fazer em Morro de São Paulo? Confira alguns passeios imperdíveis para sua viagem!

Passeio de Volta à Ilha

Vista de uma praia com areia e água claras Este passeio de barco é ótimo para quem quer admirar as principais belezas naturais de Tinharé. Com duração de um dia, a saída é da Terceira Praia e passa pelas praias de Garapuá, em Morro de São Paulo, e de Moreré, em Boipeba. Com ele, é possível dar mergulhos nas piscinas naturais da região, além de provar a gastronomia local em algum dos restaurantes. O passeio termina em Cairu e vale fazer uma visita ao Convento de Santo Antônio

Boipeba

Pessoas curtindo o pôr-do-sol dentro da água em Morro de São Paulo Também tem aventura no turismo em Morro de São Paulo! A Ilha de Boipeba é um paraíso à parte no arquipélago de Tinharé e vale muito a visita. É possível ir de barco ou, se você curtir emoção, vá de quadriciclo. O passeio passa por trilhas naturais, rios, matas fechadas, mata atlântica e areal até chegar à Ilha de Boipeba. Por lá, você poderá desbravar as praias, conhecer as piscinas naturais de Moreré e curtir muito as belezas naturais do local.

Garapuá

Localizada depois da Praia do Encanto, Garapuá é uma ilha vizinha ao Morro de São Paulo. Apesar de não ter muita estrutura, a praia de Garapuá encanta por sua beleza e seu mar azul e tranquilo.

Na maré baixa é possível aproveitar as piscinas naturais que se formam e admirar os peixes que nadam por ali. A melhor forma de chegar até Garapuá é fechando um passeio, visto que o acesso deve ser feito por carro 4×4 e pode ser complicado para quem não conhece a região.

O que fazer à noite em Morro de São Paulo

Agora que você viu que não falta o que fazer em Morro de São Paulo, que tal conhecer um pouco mais da vida noturna da vila? Por ter turistas muito jovens na maior parte do ano, Morro de São Paulo ficou conhecida pela boa oferta de festas e lazer a qualquer dia da semana.

A Segunda Praia é o ponto de encontro para quem busca agito. Por lá, é possível encontrar casas noturnas, shows ao vivo, bares e luaus. Além disso, há diversas festas espalhadas pela ilha, dependendo do período do ano que você faça sua visita. Se prepare para muita diversão!

Quando ir a Morro de São Paulo?

Morro de São Paulo tem sol e calor o ano todo, mas é bom fugir dos períodos com mais chance de chuvas, entre abril e junho.

Outra dica é  marcar sua viagem durante a época de maré baixa, assim você poderá aproveitar as piscinas naturais. O ideal é consultar a tábua de marés, disponível nos principais portais de notícias ou no site da prefeitura da cidade. 

Já a alta temporada acontece entre dezembro e março – por isso, os preços podem ser um pouco mais salgados neste período por causa da alta procura.

Como chegar a Morro de São Paulo?

Saindo de Salvador, é possível chegar a Morro de São Paulo de três formas:

Marítima: no Terminal Marítimo de Salvador é possível encontrar lanchas e catamarãs para Morro de São Paulo. O percurso leva entre 2 a 3 horas e é a opção mais econômica. 

Semi-terrestre: o trajeto, que dura, em média, 4 horas, sai do Terminal Marítimo de Salvador até a Ilha de Itaparica. De lá, são 140 km em estrada até o terminal de Valença, em Bom Jardim. Depois, é mais um trajeto de lancha até Morro de São Paulo. 

Via aérea: algumas empresas oferecem a opção de táxi aéreo saindo de Salvador. Sem dúvidas é a opção mais rápida, mas também a mais cara. 

Dicas para se preparar antes da viagem

Antes de arrumar a mala, não se esqueça de alguns preparativos muito importantes para não ter dor de cabeça na sua viagem.

Há uma tarifa cobrada assim que você desembarca em Morro de São Paulo. A Tarifa por Uso do Patrimônio Histórico do Arquipélago (TUPA) varia entre R$15 e R$20, com opção de meia entrada para estudantes e pessoas com necessidades especiais. Maiores de 60 anos e crianças até 5 anos estão isentos do pagamento. Outra dica é levar dinheiro em espécie.

Apesar de alguns comércios já aceitarem PIX ou cartões de crédito ou débito, isso não é uma regra e a cidade não possui agências bancárias e há poucos caixas eletrônicos.  Leve poucas bagagens e aposte em roupas leves e calçados confortáveis. Lembre-se que quase todos os percursos em Morro de São Paulo são feitos à pé.

Por fim, não deixe a reserva da sua acomodação para a última hora, principalmente se você for durante a alta temporada. Há opções variadas de hospedagem para todos os bolsos em todas as regiões da ilha.

Roteiro para 5 dias

Você já aprendeu muito sobre o que fazer em Morro de São Paulo. Para finalizar, preparamos uma sugestão de roteiro de 5 dias pela ilha para ajudar a planejar sua viagem!

Dia 1: chegada a Morro de São Paulo e passeio de Volta à Ilha 

Dia 2: Segunda Praia e Terceira Praia

Dia 3: Quarta Praia, Praia do Encanto e Praia da Gamboa

Dia 4: Passeio para Boipeba e Garapuá

Dia 5: Primeira Praia e retorno

Mesmo com esse roteiro em mãos você quer ainda mais facilidade para curtir esse paraíso? A gente te ajuda também!  Sabemos que encontrar guias e transfers em cidades novas pode ser uma tarefa difícil, então já preparamos tudo para você.

Com a viagem completa da MaxExperiências você conta com a comodidade de ter tudo em um só lugar:  passagens, transfer, hotel, roteiros e passeios. Preparamos um pacote imperdível para Morro de São Paulo. Confira agora e prepare sua mala!

Deixe um Comentário