Coronavírus: últimas atualizações sobre o COVID-19 para viajantes

Estamos passando por uma das maiores crises modernas dos últimos tempos. Com a pandemia do coronavírus e para conseguir diminuir os impactos e o crescimento da doença, é hora de dar um passo para trás e pensar com coletividade e união. 

Sabemos que pode ser muito difícil abrir mão de sair por aí explorando os cantinhos do mundo, mas com o cenário atual, é importante que você espere mais um pouco antes de começar a arrumar as malas. Temos certeza que em breve vamos poder, juntos, voltar a correr o mundo e realizar sonhos!

Por enquanto, para te ajudar a se preparar como viajante frente ao coronavírus, separamos aqui um guia com informações importantes para quem tem viagens marcadas ou já está com alguma em curso. 

Devo cancelar minha viagem?

A primeira dúvida que deve surgir para o viajante em um momento como o que estamos vivendo é se é preciso cancelar uma viagem marcada. No caso do coronavírus e seus impactos ao redor do mundo, a resposta a essa pergunta pode variar. 

Se você viaja para o exterior entre março e maio

Para viagens marcadas ao exterior entre os meses de março e maio as coisas são um pouco mais complicadas. Além do risco de contrair e transmitir o vírus, com o crescimento do COVID-19 em praticamente todos os países, neste momento muitos governos têm proibido ou dificultado a entrada de estrangeiros, e até as próprias companhias aéreas têm diminuído o número e a frequência de suas rotas. 

Ainda outras medidas estão sendo tomadas internamente em cada país e, por conta delas, você pode se deparar com atividades canceladas, atrações fechadas e outras dificuldades que podem tornar sua jornada de viajante frustrante. Por isso, se a sua viagem não é de extrema importância, o melhor a se fazer neste momento é adiá-la. 

Se você viaja para o exterior entre junho e julho

A maioria das companhias aéreas ainda não determinaram se vão adotar medidas especiais para a remarcação e cancelamento de voos que acontecem a partir de junho. Além disso, ainda não dá para ter certeza sobre como o cenário mundial vai estar em dois a três meses. Com o possível controle da pandemia e a volta da livre circulação de pessoas, acreditamos que sua viagem seja viável até lá!

Isso quer dizer que, caso você cancele sua passagem agora, além de nem ao menos saber se é mesmo necessário anular a viagem, muito provavelmente você vai ter que arcar os com taxas de cancelamento e diferenças tarifárias. Por isso, se a sua viagem acontece entre junho e julho, é interessante que você espere um pouco antes de adiar ou cancelar suas passagens

Se você viaja para o exterior a partir de agosto

Viajantes com passagens marcadas para o exterior a partir de agosto podem ser os mais beneficiados nas circunstâncias atuais. Apesar de um cenário hostil no momento, temos a esperança de que vamos vencer o vírus e, logo, poderemos voltar às nossas rotinas. 

Por isso, se você já tem passagens compradas com datas a partir de agosto, a indicação é continuar com seus planos de viagem originais. Inclusive, seguindo essa lógica otimista, muitas pessoas têm começado a planejar (ou replanejar) sua viagem para o segundo semestre do ano. 

Se você viaja dentro do Brasil 

Caso seu voo seja doméstico e você precise viajar, mesmo que nesse momento mais crítico, ainda existe um número maior de ofertas de passagem. De qualquer forma, se ainda assim você desejar adiar sua viagem, as companhias aéreas nacionais têm formulado medidas especiais com flexibilização para o cancelamento e remarcação de viagens já compradas até o mês de março. 

Decidi cancelar ou remarcar minha viagem, o que devo fazer?

Se você decidiu adiar sua viagem, o primeiro ponto importante a se saber é que cada companhia aérea tem determinado suas próprias medidas frente à situação do coronavírus. 

A forma como tem se flexibilizado as remarcações e os cancelamentos depende principalmente da data em que a passagem foi comprada, da data do voo e do destino da viagem – ou seja, variam bastante. Podemos te adiantar, no entanto, que muitas companhias têm trabalhado com a medida de reverter o valor do voo cancelado em créditos para serem usados em novas viagens, mais tarde. 

#Conta com a gente: para entender melhor e com detalhes mais específicos a situação da sua companhia aérea, montamos um guia que pode ser acessado aqui. Nele você também encontra um passo a passo sobre como remarcar ou cancelar passagens compradas aqui na MaxMilhas! 

E se o meu voo foi cancelado pela própria companhia aérea?

Nesse caso, a companhia aérea vai entrar em contato com você e te orientar. 

Fronteiras fechando, restrições governamentais, novos locais de risco… com a rapidez com que as coisas estão acontecendo no momento, pode ser que o seu voo seja cancelado bem em cima da hora da data de embarque. Mas tenha paciência e não se preocupe: as medidas levantadas pelas companhias aéreas até então são de reembolsar os valores das passagens de voos cancelados em forma de crédito no site, mesmo que o voo já tenha passado. 

Não posso cancelar minha viagem

Se você não consegue adiar a sua viagem, seja o destino nacional ou internacional, é importante que você tenha atenção para alguns cuidados que tem que ter durante toda a viagem. 

Isso vale, inclusive, para o próprio trajeto do voo: caso se sinta mal durante o voo, avise a tripulação e informe seu histórico de viagem ao desembarcar. 

Separamos alguns links onde você encontra mais informações que podem te ajudar!

  • Organização Mundial da Saúde: para um panorama e recomendações gerais sobre o COVID-19 
  • Ministério da Saúde: tenha acesso à atualizações sobre os casos, países monitorados, hospitais de referência e mais; 
  • Anvisa: para auxílio geral em dúvidas sobre o coronavírus;
  • Ministério do Turismo: aqui você encontra informações sobre cuidados durante sua viagem, informações sobre aeroportos e fronteiras, averiguações sobre remarcação de viagens e mais. 

Já viajei e estou no exterior 

Apesar de muitos já terem conseguido retornar do exterior, o Itamaraty estima que cerca de 7 mil brasileiros ainda estão presos em outros países por conta das medidas de segurança contra o coronavírus, como o fechamento de fronteiras. 

Se você se encontra nessa situação, é importante saber que, no último domingo (22), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), liberou um formulário online para ajudar a coordenar ações de repatriação de passageiros afetados pelo cancelamento de seus voos de volta para o Brasil. Clique aqui para acessar o formulário. 

O próprio Itamaraty recomenda que fiquem atentos às informações divulgadas em seus perfis sociais e nos perfis da embaixada da sua região e pela página de alertas do portal consular. 

Caso ache necessário, também pode entrar em contato pelos números telefônicos de assistência aos brasileiros: 

  • América do Sul: +55 (61) 9826 00 767
  • América do Norte, América central e Caribe: + 55 (61) 9826 00 610
  • Europa: + 55 (61) 9826 00 787
  • África e Oriente Médio: + 55 (61) 9826 00 568
  • Ásia e Oceania: + 55  (61) 9826 00 613

Estamos juntos! 

A MaxMilhas acredita que todo mundo merece voar. Continuamos a acreditar nisso e amamos ajudar a realizar sonhos – mas também temos o compromisso com a segurança da sua viagem! Por isso estamos juntos com você nessa missão: remarque sua passagem para o momento certo, para que possa realmente aproveitar a experiência ao máximo!

O cenário, agora, é difícil e complexo, mas lembre-se: seus planos não foram cancelados, eles apenas foram adiados. Por isso, seguiremos lado a lado, trocando informações, conversando sobre o mundo, nos inspirando sobre destinos a serem explorados e ajudando a planejar a suas próximas viagens! 

Vamos juntos? <3 

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