Conheça as melhores dicas para fazer trilha no Rio de Janeiro

A geografia acidentada do Rio de Janeiro é famosa por fazer da cidade uma das mais bonitas do Brasil. Além disso, ela serve como fonte de adrenalina para quem não dispensa uma boa aventura junto à natureza.

Quem tem uma viagem marcada para a Cidade Maravilhosa pode aproveitar para ver aqueles pontos turísticos que parecem batidos de um outro ângulo. Confira as nossas dicas para curtir uma trilha no Rio de Janeiro!

Como aproveitar o seu passeio ao máximo?

Estude o trajeto

Busque o máximo de informações sobre a trilha que você pretende fazer! Conhecer a duração do trajeto, o tipo de terreno e a inclinação é essencial para não ter surpresas desagradáveis.

Se essa for a sua primeira trilha ou você tiver dúvidas sobre o nível de dificuldade, convide um amigo para realizá-la com você ou contrate um profissional com amplo conhecimento.

Vista-se adequadamente

Para encarar a sua trilha no Rio de Janeiro, esqueça peças como calças jeans e blusas de malha! O ideal é investir em roupas leves, preferencialmente confeccionadas em tecidos sintéticos. Para completar, use um boné ou chapéu.

Os calçados também merecem um pouco de atenção da parte do aventureiro. Normalmente, um tênis confortável com sola antiderrapante dá conta do recado sem problemas. Evite chinelos e coturnos.

Leve apenas o necessário

Na medida em que você avançar na trilha, sua mochila parecerá mais pesada. Portanto, leve apenas o que for essencial para o passeio e evite carregar peso desnecessariamente, combinado?

Anote o que não pode faltar: água, lanche, saco de lixo, protetor solar, repelente, kit de primeiros socorros, casaco, celular e documentos. Dependendo da trilha escolhida, não é bacana levar equipamentos fotográficos grandes ou caros.

Escolha a sua trilha no Rio de Janeiro!

Pedra Bonita

Essa trilha no Rio de Janeiro é considerada leve e pode durar até 30 minutos. Ela começa na Estrada da Pedra Bonita, perto da famosa rampa de onde partem voos de parapente e asa delta.

Por si só, o caminho é bem tranquilo. O que compensa mesmo é o visual lá de cima: é possível ver o Morro Dois Irmãos, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Cristo Redentor, a Pedra da Gávea, a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes!

Morro Dois Irmãos

E por falar no Morro Dois Irmãos, ele também oferece com uma trilha bem bacana! Para chegar lá, é preciso ir até a entrada da Comunidade do Vidigal e pegar um transporte alternativo até o campo de futebol da Vila Olímpica.

A trilha é considerada de nível médio e a subida dura cerca de 40 minutos. Aqueles que têm pique para chegar ao topo podem contemplar o Cristo Redentor, Leblon, Ipanema, a Lagoa Rodrigo de Freitas e a Floresta da Tijuca.

Cachoeira do Chuveiro

Eis uma trilha no Rio de Janeiro para quem pretende viajar com crianças! Recheado de pontos que exigem pequenas escaladas, esse percurso faz com que os pequenos se sintam grandes aventureiros.

Localizada na Floresta da Tijuca, a trilha dura aproximadamente 30 minutos e oferece uma grande recompensa no final: um delicioso banho de cachoeira. Perfeito para os dias mais quentes.

Assim como qualquer outra cidade do Brasil, o Rio de Janeiro exige alguns cuidados quando o assunto é segurança. Antes de partir rumo à sua trilha, não se esqueça de avisar a algum parente ou amigo próximo.

Gostou das nossas dicas para curtir uma trilha no Rio de Janeiro? Aproveite para acessar o site da MaxMilhas e comprar as suas passagens aéreas com desconto!

Deixe um Comentário