Comprar passagem de madrugada é mais barato?

Comprar passagem aérea é coisa séria, afinal é preciso que seja de uma empresa de confiança, consolidada no mercado, para que não haja qualquer dor de cabeça. No entanto, muito se ouve que comprar passagem aérea de madrugada é mais barato, mas será que é mesmo ou é apenas mais um mito que ronda o setor?

Sem tempo de ler? É só clicar no player para poder escutar o conteúdo! 🙂

Como a gente quer que você economize na hora de comprar passagens aéreas, mas de uma forma real e segura, nós vamos explicar direitinho porque de madrugada a passagem é (ou não) mais barata. Vem com a gente e acabe de vez com suas dúvidas.

O que está por trás do preço da passagem aérea

Primeiro é importante saber o que está por trás do preço da passagem aérea pra entender porque ela fica mais barata ou não. A princípio, como qualquer outro produto, o que determina o preço é a lei da oferta e da procura. Então as mais procuradas tendem a ser mais caras e as menos buscadas, mais baratas. Então, dependendo de algumas variantes – dias da semana, época do ano, horário, destino etc – elas ficam mais caras ou mais em conta. Por exemplo, as passagens para dias festivos, como Natal e Ano Novo, são mais caras por conta da alta procura. 

Por outro lado, as companhias aéreas buscam encher pelo menos 60% do avião – e, conforme o voo vai ficando lotado, as passagens vão ficando mais caras: olha aí a lei da oferta e da procura de novo. Assim, mesmo que o ideal seja partir com o avião lotado, acaba que quem não tem muita flexibilidade para escolha do voo paga mais caro por isso.

A demanda é determinante para a variação de preço, mas não o único. A flutuação do dólar também afeta diretamente a precificação. Como os preços são sempre disponibilizados na moeda americana e geralmente convertidos para a moeda local, os valores acabam aumentando à medida em que o dólar aumenta. 

Antes de pensar no horário da compra, a regra geral para economizar nas passagens – além de comprar na MaxMilhas, claro! – é a antecedência. 

Afinal, comprar passagem de madrugada pode ser mais barato?

Pode sim ser mais barata, mas isso não é regra. A lógica ara a possibilidade de comprar uma passagem mais barata de madrugada é por conta da grande procura em horário comercial.  Por exemplo, há uma grande busca por voos para viagens a negócios.  A compra dessas passagens é realizada no horário de funcionamento das empresas, certo? Viagens a trabalho movimentam muito o setor. Então, como a procura é alta nesse horário, buscar voos para comprar de madrugada pode sim ser mais vantajoso, mas não é garantido. 

E viajar de madrugada? Pode ser mais barato?

Sim, pode ser mais barato de acordo com a mesa lógica da compra: a procura por voos nesse horário é menor. Então, independentemente da hora em que você for comprar sua passagem, você deve procurar flexibilizar seu dia e horário.

Resumindo, nossa recomendação é comprar passagem com uma antecedência entre 20 e 45 dias da sua viagem e sempre procurar por ida e vinda, aumentando suas chances de conseguir o melhor preço. O ideal é pesquisar várias datas e estar disponível para viajar a qualquer horário. 

Quer uma força nessa busca? A gente compara os melhores preços pra encontrar sempre a melhor oferta e você ainda compra passagens com desconto sem precisar ter milhas. Além disso, quem compra na MaxMilhas tem acesso a benefícios exclusivos da nossa rede de parceiros. Economia do início ao fim da sua viagem. Vamos juntos? 

Deixe um Comentário