Como planejar os gastos de uma viagem?

Muita gente acredita ser muito difícil economizar na hora de viajar. No entanto, sabendo como planejar os gastos de uma viagem, você passa a conseguir conhecer vários cantinhos do mundo dentro de um orçamento estabelecido por você mesmo. 

Mas a gente já te adianta uma coisa: não existe mágica no planejamento financeiro e, por isso, é impossível conseguir calcular o gasto exato de uma viagem. Apesar disso, é exatamente aí que está o truque: com uma boa organização de gastos, você consegue uma estimativa do valor necessário para aquela aventura.

A parte boa é que, mesmo sem bola de cristal, a cada nova experiência, mais você vai refinando sua técnica de cálculo e, assim, seu orçamento desenhado vai ficando cada vez mais próximo do que você vai gastar na vida real. Isso porque, com mais planejamentos, você vai ganhando mais maldade e redobrando a atenção, lembrando de incluir gastos que não tinha previsto em viagens anteriores e aprendendo outras formas de economizar durante a as viagens em si 😉 

Para deixar este processo mais fácil, reunimos aqui algumas dicas que vão te ajudar a saber como planejar os gastos de uma viagem em poucos passos. Vamos lá? 

7 dicas para conseguir um bom planejamento financeiro para viagens

Vamos separar nossas dicas em três partes. A ideia é que você consiga ver mais claramente que planejar os gastos de uma viagem é um processo que vai caminhar junto com você não só antes, mas também durante e depois da viagem.

Antes da viagem

1. Entenda sua situação financeira 

O primeiro passo na hora de planejar os gastos de uma viagem é entender sua situação financeira. Essa análise vai guiar todo o seu orçamento – é a partir dela que você vai conseguir definir um teto de gastos e se orientar na hora de saber quais viagens são possíveis dentro da sua realidade financeira do momento. Organize seus ganhos e despesas mensais. Com esses valore no papel você vai poder calcular mais facilmente quanto precisa juntar e onde pode economizar. 

Para isso, reveja seus hábitos! Por exemplo, se você percebe que grande parte do seu transporte diário é feito por meio de aplicativos, você pode passar a fazer um uso maior de transporte público; se tem feito muitos pedidos de comida ou feito refeições fora de casa a maioria dos dias, pode tentar diminuir esse consumo ao cozinhar em casa mais vezes e assim por diante. 

A ideia é entender onde você consegue diminuir seus gastos e reverter esse valor para um pequeno “fundo de viagem”. Pensando nisso, uma outra dica é que você passe a sempre separar um valor dentro da quantia que sobra a cada mês para sua viagem, como que uma despesa fixa. Assim fica mais fácil ver seu fundo crescer e calcular quanto ainda precisa para que a viagem seja possível  😉 

2. Pesquise sobre o seu destino e entenda os gastos que vêm junto da viagem

Se você acompanha o blog já conhece essa dica. E porque a gente gosta de sempre pontuar a importância da pesquisa antes da viagem? É que quanto mais informação sobre seu destino for possível reunir, mais você vai conseguir economizar, se planejar e curtir sua experiência! 😉

Principalmente quando estamos falando de como planejar os gastos de uma viagem, é imprescindível que você conheça bem o orçamento necessário para visitar aquele lugar. Isso porque destinos diferentes demandam gastos diferentes e, assim, cada viagem deve ter um planejamento financeiro único. 

Para te guiar nesse processo, separamos algumas perguntas:

  • Qual é o destino da viagem?
  • Quantos dias a viagem irá durar?
  • Qual é o tipo de acomodação que você prefere?
  • Como serão suas refeições e quanto você está disposto a pagar por elas?
  • O que você quer conhecer/fazer durante a sua estadia neste destino?
  • Que meios de transporte você pretende utilizar?
  • O que você pretende comprar para você e familiares?

Todas estes questionamentos estão relacionadas a gastos comuns em uma viagem e é importante que você tenha suas prioridades muito claras. Por exemplo, para você, é mais importante comprar o novo iPhone na sua ida aos Estados Unidos ou comer em bons restaurantes? É mais importante que o hotel ofereça o máximo de conforto e privacidade ou você não se incomoda com opções mais econômicas? 

Com base em respostas como estas, você saberá qual é a melhor maneira de organizar seus possíveis gastos em uma planilha e conseguir fazer análises como o valor total necessário desembolsar para a viagem, quanto você pode gastar realmente, quanto você já tem e quanto você precisaria juntar ainda. Vamos falar mais sobre isso nos próximos tópicos! 

3. Decida a melhor maneira de levar o seu dinheiro 

Principalmente se a sua viagem é para o exterior, é importante que você faça uma pesquisa sobre o câmbio – qual o valor da moeda do país, onde comprar, etc. Outra questão importante é entender os custos do cartão de crédito no exterior. 

Tudo isso precisa estar estimado na hora de planejar os gastos de uma viagem a outras nações, pois implicam em um grande impacto no valor real necessário para que tudo aconteça dentro de um orçamento previsto e possível para você. 

4. Monte sua planilha de viagem ou baixe um app de controle de gastos

Agora, é hora de colocar os dados na planilha e visualizar se os seus planos estão dentro do orçamento

Você pode usar o Excel para isso. Coloque cada despesa em uma célula da primeira coluna da planilha em ordem de prioridade. Ao lado, coloque os valores correspondentes: diários e o total (valor diário x número de dias de duração da viagem). Para não ter erro, é sempre bom calcular um valor um pouco acima do esperado.

Lembre-se de listar tudo o que achar que vai gastar na viagem, de um possível lanche da tarde até uma compra específica que você já pretende fazer. Quanto mais precisa for sua análise, mais perto do gasto real da viagem você vai chegar e, assim, melhor você consegue se programar. 

Para coisas que você não sabe o preço certinho (alimentação e souvenirs ou compras diversas, por exemplo), é interessante que você estipule um gasto diário, a partir da sua pesquisa, assim fica mais fácil se regular ao longo dos dias de viagem. 

Caso os gastos ultrapassem o orçamento, é hora de analisar cada item para descobrir o que pode ser eliminado e no que se pode economizar mais. Comece pelos itens de baixo, aqueles que são menos importantes para você. Se você colocou no roteiro uma ida ao teatro, por exemplo, mas deixou o item em último lugar porque não faz muita questão de fazer o passeio, este é um gasto que pode ser eliminado.

Para te ajudar a se lembrar de tudo separamos uma lista com alguns dos itens que sempre consideramos na hora de planejar os gastos de uma viagem: 

  1. Transporte (passagens de avião ou ônibus, gasto de gasolina, etc)
  2. Burocracias (passaporte, visto, vacinas e cuidados específicos, dependendo do seu destino)
  3. Itens necessários para a viagem (protetor solar, casaco de neve, tênis de corrida e afins)
  4. Hospedagem
  5. Alimentação diária 
  6. Transporte durante a viagem 
  7. Passeios ou atividades específicas daquele destino (parques de diversão, museus, exposições, shows, apresentações, etc)
  8. Compras planejadas 
  9. Compras possíveis (lembrancinhas, roupas, etc) 
  10. Diferenças de câmbio (tanto em moeda, quanto em taxas do cartão de crédito)
  11. Seguro viagem

5. Lembre-se de calcular um dinheiro extra

Você já deve ter percebido que a gente ama planejar. Mas não podemos mentir: imprevistos sempre acontecem. 

Exatamente por isso, é bom separar um dinheiro extra na hora de se planejar os gastos de uma viagem: se alguma coisa acontecer fora do planejado, você consegue se virar. Além disso, às vezes pode ser difícil resistir a um souvenir mais caro ou uma refeição com preço mais alto depois de um dia cansativo – e tudo bem! Tendo uma reserva de emergência, você pode curtir seus dias de viagem sem se preocupar demais com as contas que te esperam na hora que voltar para casa. 

Durante a viagem 

Durante seus dias de viagem é importante que você vá mapeando seus gastos diários. Você pode fazer isso por meio de uma nova aba da mesma planilha que você criou ou do aplicativo baixado antes de viajar. É importante que você anote até mesmo os gastos pequenos. 

Esse hábito vai ser relevante primeiramente para administrar seus dias, principalmente em momentos de imprevistos. Por exemplo, vamos supor que você tenha se planejado para utilizar apenas o transporte público da cidade, mas em determinado dia precisou voltar de táxi para o hotel e o valor ficou mais alto. Tendo um local de controle do que você está gastando, fica muito mais fácil calcular o que você ainda tem guardado para o resto da viagem e administrar o restante do dinheiro, fazendo as concessões necessárias. 

Por outro lado, se você percebe que gastou menos em alguma atividade, pode utilizar o dinheiro que “sobrou” para comprar alguma lembrança ou jantar um prato mais requintado sem peso na consciência 😉 

Em outras palavras: manter um registros dos seus gastos vai te ajudar a administrar melhor o seu orçamento durante a viagem!

Depois da viagem

Depois da viagem é hora de dar uma olhada na sua planilha inicial de gastos e comparar os números ali com os registros do que você realmente gastou durante seu tempo fora de casa. 

A ideia é que você consiga fazer uma análise e verificar quais foram os itens que poderiam ter sido melhor calculados, tanto para mais quanto para menos. Assim como falamos lá no início, é praticamente impossível que a conta feche exatamente igual (e tudo bem!), mas quanto melhor essa análise, melhores são os seus planejamentos futuros.

Com isso em mente, é legal que você tente pensar os motivos que te levaram a extrapolar ou utilizar um valor menor do que o esperado na hora de planejar suas despesas de viagem, em cada uma das categorias separadas anteriormente. Entender de onde os gastos ou economias vieram é fundamental para seu aprendizado financeiro! 😉

 

Agora que você sabe como planejar os gastos de uma viagem, é hora de colocar a mão na massa e tirar do papel aquela sonho de conhecer um destino especial. E se ainda tiver dúvidas sobre a melhor maneira de fazer isso, não precisa se preocupar mais: aqui neste outro artigo a gente te conta mais como se organizar melhor para uma nova viagem.

E você já sabe, mas é sempre bom lembrar: conte com a gente para conseguir economizar cada vez mais em suas viagens! 

Deixe um Comentário