Como fazer o transporte de animais em avião?

Quer viajar mas não sabe como fazer o transporte de animais em avião? Calma você não precisa abrir mão da companhia do seu amigão de quatro patas muito menos deixar de viajar. Pode reservar sua passagem aérea barata na MaxMilhas que a gente vai explicar tudo direitinho pra não correr nenhum risco de ficar sem seu pet. Algumas regras são comuns a todas as companhias aéreas, mas outras são específicas. Pronto pra saber tudo sobre como fazer o transporte de animais em avião? Então já pode preparar a mala do seu amigão!

Como fazer o transporte de animais em avião? A vacinação é o primeiro passo!

Quer saber como fazer o transporte de animais em avião? Independentemente da companhia aérea, o primeiro passo é providenciar a documentação sobre a vacinação. É preciso apresentar um comprovante de vacinação mostrando que todas as doses estão em dia e que foram aplicadas a menos de 1 ano, mas a mais de 30 dias.

Nesse comprovante deve haver ainda o nome do laboratório que produziu a vacina, assim como o tipo de vacina e o número específico de cada ampola aplicada. Também é preciso providenciar um atestado, emitido pelo veterinário responsável pelo bichinho, afirmando que ele está em plenas condições de realizar o voo.

No entanto, atenção: se o voo for para o exterior, é preciso ainda um Certificado Veterinário Internacional, o CVI, que tem validade de apenas 60 dias – portanto, programe-se!

Na cabine ou no porão? Veja como fazer o transporte de animais em avião!

Isso vai depender do peso e do tamanho do seu pet. Os animais de pequeno porte podem ir na cabine juntinho do dono, mas é preciso fazer o pedido por antecedência, já que o próprio número de pets na cabine e por voo varia de acordo com a companhia. Na Gol, por exemplo, são 4 – inclusive para as viagens internacionais. Eles devem ser acomodados debaixo da poltrona da frente, ter pelo menos 4 meses de idade e um peso máximo de 10Kg, incluindo a caixa de transporte.

Mas essa regrinha muda de uma companhia para outra por isso é bom perguntar.

Seu amigão é grande demais para ir na cabine e quer saber como fazer o transporte de animais em avião? Fique tranquilo, nesse caso ele irá no porão dianteiro, naquele em que há a mesma temperatura e pressurização da cabine – e não junto às malas.

Como acomodar seu pet durante a viagem de avião

De qualquer forma, no porão dianteiro ou na cabine, seu amigão vai precisar estar em uma caixa de transporte adequada. São dois tipos: o Kennel flexível e o rígido, mas seja qual for a escolha deve haver espaço suficiente para que ele dê a volta em torno de si mesmo para encontrar a posição mais confortável.

A caixa deve ser totalmente fechada, à exceção da parte de ventilação, ter bordas arredondadas para não machucar o animal e bem trancada, ainda que de fácil abertura pelo lado exterior. Nenhuma parte do bichinho deve ficar para fora da caixa.

No entanto, nem sempre é preciso sedar o animal e em algumas companhias a sedação chega a ser proibida. É o caso da Latham, que além de animais dedados também não transporta fêmeas prenhes ou que tenham tido trabalho de parto nas 48 horas anteriores ao voo.

De olho no destino e nas regrinhas como fazer o transporte de animais em avião

Por fim, não esqueça de consultar as normas do local de destino a respeito da entrada de animais. Em países como Malta, Suécia, Reino Unido e Irlanda, por exemplo, existe a exigência de medidas sanitárias adicionais; já Micronésia, Havaí ou Austrália, sequer permitem a presença de animais em seu espaço aéreo, seja chegando, partindo ou simplesmente passando.

Mesmo em viagens domésticas pode haver a necessidade de autorização para a entrada de animais, como em Fernando de Noronha, por exemplo.

Como as condições variam muito de uma empresa para outra e também em relação aos custos e destinos, a dica é sempre consultar a companhia aérea com antecedência para evitar surpresas que podem separar você do seu amigão.

Já descobriu como fazer o transporte de animais em avião? Então está na hora de comprar sua passagem aérea em promoção na MaxMilhas e ganhar o mundo na companhia do seu melhor amigo!

Deixe um Comentário