Comidas Típicas da Ásia: conheça alguns dos principais pratos do continente

Muito amplo e com mais de 50 países, o continente asiático é um dos mais diversos do planeta. É exatamente por isso que ele tem uma das mais diversas culturas gastronômicas. Ou seja, para quem gosta de boa comida e destinos incríveis, a Ásia é, com certeza, um prato cheio! Para te dar um gostinho do que estamos falando, reunimos alguns destinos e pratos típicos favoritos. Prontos para ficar com água na boca? Vem com a gente! 😉

  1. Rússia
  2. China
  3. Japão
  4. Maldivas
  5. Egito
  6. Turquia
  7. Filipinas
  8. Indonésia
  9. Vietnã

Rússia

Frango à Kiev

Frango à Kiev, recheado com presunto e queijo

Créditos: Jason Lam, via Wikimedia Commons

Um dos maiores exemplos de como a culinária russa é abundante em seus ingredientes, o Frango à Kiev é feito com peito de frango desossado e recheado com presunto, queijo, manteiga de alho e ervas. O modo de preparo pode ser feito pela fritura ou assando ao frango. Depois, é só servir!

Blini

imagem de uma torre de pequenas panquecas decoradas com frutas

Conhecido também como panqueca Russa, o Blini é uma massa bem fininha e é muito servido no café da manhã ou lanche da tarde. Pode ser acompanhado de geleias, creme de leite e mel, ou para quem prefere opções salgadas, salmão defumado, cottage, cogumelos e até mesmo carne moída. 

Solyanka

Bastante picante e com textura cremosa, a Solyanka é uma das mais famosas sopas russas. Feita à base de peixe, cogumelos ou carne, normalmente utilizam pepinos, azeitonas, creme de leite, batata e repolho para compor o sabor. 

Melhor época e o que fazer na Rússia

Para quem quer gastar menos e não sofrer tanto com o inverno rigoroso, a melhor época para visitar a Rússia é a média temporada, ou seja, de abril a maio e de setembro a novembro. 

Por lá, vale a pena reservar um espaço no roteiro para caminhar pela Praça Vermelha, aproveitar as mais diversas atrações como o Portão da Ressurreição e a Capela Ibérica, por exemplo.

Também não deixe de conhecer o Kremlin de Moscou, o Mausoléu de Lênin e a Catedral de São Basílio etc. Dá para passar o dia inteiro caminhando e conhecendo as atrações turísticas mais famosas. Veja também: Comida nordestina: três cidades do Nordeste com culinária incrível

China

Zong Zi

Feito basicamente de arroz, este prato tradicional chines uma diferente textura mais pastosa. Durante o processo de cozimento, ele é envolto em uma folha de cana e leva temperos como óleo de pimenta, molho de soja, gengibre e até mesmo óleo de amendoim.

Gua-Bao

Muito parecido com um pãozinho, o Gua-Bao é feito com massa branca e com textura fofa. Geralmente é recheado com carne de porco ou legumes. 

Mapo Tofu

Feio à base de tofu (queijo de soja), leva molho de coloração avermelhada e carne bovina moída, além de óleo de pimenta e brotos de alho. 

Melhor época e o que fazer na China

Para quem quer melhores condições, a época mais indicada para o turismo é entre os meses de abril e maio, e de setembro e outubro. Na capital chinesa, vale a pena visitar os principais monumentos e pontos turísticos conhecidos no ocidente. Mas é claro que não dá para deixar de conhecer a Grande Muralha da China, que fica a 70 km da cidade. Já a Cidade Proibida, o Templo do Céu, o Palácio de Verão, a Rua de Pedestres e a Vila Olímpica também são ótimas opções de passeios para quem quer conhecer o passado chinês.

Japão

Yakitori

Prato feito com uma mistura de pedaços de frango e miúdos, todos colocados em um espeto e grelhados na brasa de carvão vegetal. Também pode ser chamado de Kushiyaki (espeto grelhado) e geralmente é consumido com molho tarê.

Sukiyaki

Ensopado feito com finas fatias de carne, bovina, suína ou de frango, legumes e verduras como shinkiku, acelga, couve-flor,  alho poró, moyashi, agrião e horenso, cozidos numa panela rasa de ferro. Algumas pessoas adicionam udon (macarrão japonês), cogumelos (shiitake e shimeji), konnyaku e ito konnyaku ou kamaboku.

Ramen

Ramen

Com muitos ingredientes, como pedaços de carne e legumes, o ramen é servido bem quente e por isso muito apreciado durante o inverno. Os restaurantes especializados em Ramen são baratos e populares, mas também é fácil de encontrar o prato em kombinis pelas ruas japonesas.

Melhor época e o que fazer no Japão

Quem pretende visitar o centro-sul do país, os verões – úmidos – são bastante quentes, o que pode atrapalhar alguns passeios. Então, a dica é: nessa estação, o melhor destino japonês é o norte. O inverno pode ser rigoroso e com bastante neve.  Porém, para todo o país o ápice da alta temporada é entre o fim de março e o início de abril, quando desabrocham as flores das cerejeiras. Boa época também é o outono, quando a vegetação se colore com tons de amarelo e ferrugem. No sul, na quente Okinawa, atenção para o período das monções – especialmente entre agosto e setembro.

Maldivas

Boshi mashuni

Um dos pratos mais populares da região, sendo uma mistura de folhas de coco fresco com folhas de banana crocantes. O prato ainda é temperado com açafrão, curry e cominho, que trazem um sabor levemente apimentado junto do limão e da pimenta.

Kulhimas

É um prato muito consumido pelos nativos no café da manhã  – horário em que é acompanhado de pão –  ou no jantar (acompanhado de arroz).

Mas huni

Muito popular no brunch, o Mas huni é feito de salada de atum defumado com coco e servida com pão roshi. É uma ótima escolha para quem gosta de pratos picantes e frescos. Melhor época e o que fazer nas Maldivas Os melhores meses para conhecer a região costumam ser entre novembro e abril, pois é um período de menor probabilidade de chuva.

Mas vamos combinar que em um paraíso desses, toda época é boa.  Como é uma ilha, os passeios mais indicados são os aquáticos, como a prática de snorkel em um naufrágio e mergulho com tubarões-lixa, passeios de  kayak, jet ski, wakeboard, parasail, flyboard e muito mais. Confira: Procurando por lugares para viajar em dezembro? Conheça 11 destinos para renovar com festa e alegria!

Egito

Ful Medames

Uma das comidas típicas mais consumidas no Egito, o Ful Medames nada mais é do que feijão feito com óleo e cominho, mas também pode levar cebola, suco de limão, pimenta, alho picado e mais uma série de especiarias e até mesmo legumes. Normalmente é servido no café da manhã junto de pão árabe. 

Falafel

Muito conhecido em outras partes do mundo, o Falafel egípicio é feito de feijão de fava. Bastante popular e fácil de encontrar nas cidades, o sanduíche de falafel é feito de falafel grande, pelo aish (pão árabe) e acompanha salada e hummus. 

Koshary

Feito com dois tipos de macarrão comuns (spaghetti e argolinha), arroz, grão de bico, molho de tomate, lentilha e cebola frita, o Koshary é bastante temperado e pode ser acompanhado de molho de vinagre e alho. 

Melhor época e o que fazer no Egito

Por ser um país muito quente, as melhores épocas para conhecer o Egito são entre outubro e março, pois as temperaturas são mais amenas. Um dos destinos mais concorridos é a capital, Cairo, e normalmente dá para aproveitar bastante em uma viagem de sete dias.  É possível conhecer o Museu Egípicio, as famosas Pirâmides de Gizé e o mercado do Cairo. Outro passeio imperdível é o cruzeiro pelo Rio Nilo, que proporciona conhecer os Templos de Luxor e de Karnak, o Vale dos Reis, o Templo da Rainha Hatshepsut, os Colossos de Memnon, dentre uma série de outros pontos históricos. 

Turquia

Lokum

O Lokum, popularmente conhecido como Turkish Delight, é uma das mais típicas sobremesas turcas. Parecida com uma gelatina firme, é cortada em cubos pequenos e coberta por açúcar de confeiteiro. São recheados com pistache, nozes, frutas diversas etc.

Meze

Aperitivo muito popular na Turquia, o Meze pode ser servido quente ou frio antes do prato principal. Pode ser feito de maneiras diferentes, como berinjela, achavas, pimentão, iogurte com menta etc. 

Shish Kebab

A palavra Kebab significa “carne no espeto”. Existem diferentes tipos de kebab na Turquia, mas o mais tradicional é o shish kebab, com pedaços de carne num espeto que assa na brasa. A carne pode ser bovina, frango, e carneiro, e os espetos podem vir também com vegetais, como cebola e tomate.

Melhor época e o que fazer na Turquia

O clima na Turquia varia muito, então, se o seu desejo é visitar Istambul e a costa do Mar Mediterrâneo, a dica é ir entre março e outubro. Já para quem quer conhecer a Capadócia e fazer os lindos passeios de Balão, a época mais indicada é entre abril e junho ou setembro e outubro.  Para os viajantes rumo ao leste truco, prefiram viajar no verão, entre julho e setembro. Entretanto, se quiser se aventurar pelo Mar Negro, compre suas passagens aéreas para os meses entre abril e setembro. 

Filipinas

Frango Sotanghon

Feita com frango, cogumelos shiitake, cenouras, cebolas verdes, macarrão, é uma sopa muito saborosa. Quem provou, confirma: é impossível comer um prato só!

Bife Mechado

O prato é preparado com um belo corte de carne bovina (com muita gordura, inclusive) e cozido em molho de tomate, junto com batatas e cenouras.

Paksiyo Baboy Bisaya

Prato agridoce, o Paksiyo Baboy Bisaya é feito com carne de porco cozida em uma base de molho de soja com bananas. Apesar de soar estranho, o gosto é agradável e não muito forte. É muito popular na cidade de Manila.

Melhor época e o que fazer nas Filipinas

A melhor época para visitar as Filipinas é entre os meses de novembro a maio, pois é a estação seca, o que facilita o acesso a diferentes áreas do arquipélago, que conta com mais de 7 mil ilhas à disposição. Por este motivo, montar um roteiro pelas Filipinas pode ser uma tarefa árdua, então, a dica é: viaje sem pressa!  As Filipinas estão lotadas de atividades que vão desde praias desertas até centros comerciais lotados. É possível fazer atividades de mergulho junto a navios da Segunda Guerra naufragados, lagoas de água cristalinas e mirantes com vistas que parecem obras de arte. 

Indonésia

Soto ayam

Uma espécie de sopa de frango com macarrão de arroz bem fininho, é repleta de sabores, pois é cozida com ingredientes marcantes, como gengibre, capim-limão, louro indonésio e açafrão.

Sop buntut

Também outra sopa, a Sop buntut é feita com rabo de boi frito, grelhado ou cozido, noz-moscada, cravo-da-índia e pimenta. Normalmente é servida com cenoura, batata, aipo e tomate. Quem gosta, sempre acrescenta um pouquinho de limão espremido e sambal. 

Beef rendang

Cozido de carne bovina com leite de coco e especiarias, o segredo deste prato é deixar tudo ferver até que o leite seque e a carne fique macia, até que ela se desfaça e dispense o uso da faca. 

Melhor época e o que fazer nas Filipinas

A Indonésia é uma região de clima ameno, com temperaturas na casa dos 28º C. Para quem pretende visitar Bali, pode ficar tranquilo porque a capital do país tem um clima bom o ano todo. Para quem quer conhecer bem o lugar, é importante viajar entre as ilhas. Uma boa opção é a Ilha de Java. Por lá, vale a pena visitar Borobudur, um dos maiores e mais imponentes templos budistas do mundo, além de contemplar o nascer do sol e andar entre os dois milhões de blocos de pedra construídos por volta do ano 800 D.C. A Ilha de Komodo é um destino perfeito, que oferece uma combinação de praias lindas com vistas inimagináveis.  Leia mais: 15 Lugares pouco conhecidos para conhecer

Vietnã

Pho

Apesar de ser o prato mais famoso do país, é bem simples e feito com macarrão de arroz, ervas, caldo, vegetais e uma carne, que pode ser frango ou bife. Todos esses ingredientes são colocados picados e frescos num prato fundo e o caldo bem quente é adicionado por cima. As ervas ficam por conta de quem irá apreciar essa iguaria, para dar um toque especial ao tempero. 

Cao Lau

Prato específico da cidade de Hoi An (no centro do Vietnã), é feito com barriga de porco frita, caldo, vegetais, ervas e macarrão oriental. O segredo está no preparo da massa do macarrão, que é feita com a água que vem dos poços históricos Cham.

Bánh mì 

Sanduíche muito popular no país, o Bánh mì é feito com baguete (influência da colonização francesa da região sul do Vietnã),  patê de fígado de porco, fatias de porco assado, pepino, cenoura em conserva cortada em tiras finas, maionese caseira, cebolinha, e pimenta. Mas não se preocupe: os vendedores fazem o lanche à moda do freguês e você pode pedir para acrescentar ou deixar algo de fora.  

Melhor época e o que fazer no Vietnã

O Vietnã é um belo local para quem quer conhecer a Ásia (e tem um custo bastante atrativo também). A parte boa é que o destino ainda é pouco requisitado pelos turistas, então, dá para explorar bastante, especialmente entre novembro e abril.  Comece por Hanoi, a capital – e segunda maior cidade do país. Por lá, vale a pena  visitar as lojinhas e o  lago Hoan Kiem, perfeito para quem quer relaxar praticando tai chi.

Depois, vá rumo ao sul do país, passando por Sapa, Halong Bay, Hue, Da Nang, Hoi An, Nha Trang, Da Lat, Mui Ne e finalmente Ho Chi Minh, onde é possível fazer o passeio para o Delta do rio Mekong. Gostou de conhecer um pouco mais sobre a culinária asiática?

Então, se você quer unir as delícias de uma viagem gastronômica à paisagens históricas e inesquecíveis, já sabe o seu próximo destino! Aproveite os preços baixos e confira nossas opções de passagens aéreas, hotéis e pacotes de viagens!

Deixe um Comentário