Comida nordestina: três cidades do Nordeste com culinária incrível

Conhecer bem um destino vai além de visitar seus pontos turísticos e ler sobre sua história: é necessário experimentar os sabores da sua culinária. Neste texto escolhemos três cidades do Nordeste para te dar dicas de comidas nordestinas únicas. Vem ler!

A culinária do Nordeste é diversa por causa da mistura cultural do território. Por lá é possível comer – e comer bem! – desde crustáceos e frutos do mar à carne de boi e de bode. 

Com uma vasta gastronomia, não seria estranho que algumas cidades merecessem um destaque especial quando falamos de comida nordestina. Por isso, listamos para você três destinos onde a culinária é mais um atrativo delicioso e necessário. Vem com a gente! 😉

Fortaleza e o famoso Baião de Dois

Baião de Dois, comida cearense

A gastronomia cearense apresenta seu carro chefe: baião de dois. Um prato típico feito com feijão, arroz, queijo coalho ou nata, manteiga e tempero que deixa qualquer pessoa com vontade de comer mais uma vez. 

Juntamente com esse prato, tem também o sarapatel ou sarrabulho. Um prato feito com vísceras de porco, sangue coalhado, toucinho, ervas, temperos, banha de porco e cheiro verde. Vale a pena provar! 

Recife e seu Bolo de Rolo 

Bolo de Rolo, comida recifense

Uma das delícias típicas de Recife é o bolo de rolo. Em algumas partes do Brasil ele é conhecido como rocambole. Feito com farinha de trigo, manteiga açúcar e ovos, o bolo tem recheio de goiabada e é um dos pratos principais da cidade. 

Além do bolo de rolo, o bolo Souza Leão é uma comida típica de Pernambuco. Criado no século XIX, ele recebeu o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado. Taí dois motivos para visitar o Recife e comer bem por lá. 

Maceió e o Sururu 

Sururu, comida alagoana

A culinária alagoana é tida como uma das mais saborosas do país e isso se deve muito pelo prato típico de lá: o sururu, um molusco encontrado nas lagoas. 

Além do sururu, que é típico de águas doces, os frutos do mar e as comidas típicas de comunidades quilombolas formam toda a delícia da gastronomia alagoana. 

Comida boa a gente repete

Quando falamos de comida boa – e principalmente de comida nordestina – é quase uma obrigação ter alguém para dividir este momento.  Nessas três cidades de que falamos acima é possível comer bem e ainda economizar. Sabe como? 

A MaxMilhas é parceira do Duo Gourmet, um aplicativo para você economizar nos melhores restaurantes. Clientes MaxMilhas ganham 2 meses de assinatura e podem comer duas vezes pagando apenas uma. É bem simples!

Comprando sua passagem aérea no site da MaxMilhas, você recebe um e-mail com as instruções para aproveitar o benefício. Ah, as cidades que participam da promoção são: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Maceió, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São José do Rio Preto e São Paulo.

Quais outras cidades se destacam por suas comidas? Conta pra gente quais pratos merecem ser lembrados e corre para experimentar o melhor dos pratos do Nordeste!

Deixe um Comentário