Comida brasileira: 10 destinos gastronômicos pelo Brasil

O Brasil é múltiplo, culturalmente rico, de solo fértil e gente feliz. O país é cheio de destinos turísticos ímpares. Sabemos que nas viagens que fazemos, além das belas paisagens e monumentos, o gosto marcado em nosso paladar gera memórias afetivas incríveis.

Se você quer conhecer um pouco melhor alguns dos principais polos gastronômicos para saborear as delícias da comida brasileira, fique conosco! Confira nossa lista dos principais destinos gastronômicos do país.

Belo Horizonte

A capital boêmia de Minas Gerais, além de charmosa e movimentada culturalmente, possui uma culinária rica e muito saborosa. Com muitos restaurantes e chefs renomados, está muito bem inserida no circuito gastronômico do país. Possui vários festivais que movimentam a cidade em torno da boa mesa.

De quitandas mais tradicionais aos requintados restaurantes da alta gastronomia, seja dos tira-gostos dos botecos a grande fartura dos almoços feitos no fogão a lenha, a gastronomia belo-horizontina tem apreciadores do mundo todo. Inclusive, em 2019, foi reconhecida internacionalmente e recebeu o título de Cidade Criativa da Gastronomia, pela Unesco.

Além de rica em história, é também uma culinária muito diversificada que vem se inovando. Saindo dos tradicionais guisados, doces e o famoso feijão tropeiro e o pão de queijo, BH se destaca por seus ótimos bares, que servem porções variadas, cervejas artesanais e muita aguardente de excelente qualidade. Tudo sempre servido com muito carinho e acolhimento, vale a pena conhecer!

Florianópolis

Almoço em Florianópolis

Situada na região sul do país, Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina, composta pela ilha principal, a ilha de Santa Catarina e algumas pequenas ilhas ao redor. Além de a economia estar bem embasada na tecnologia da informação, o turismo é também um dos principais braços do mercado na cidade. A gastronomia não poderia ficar de fora, e leva vários turistas a capital.

Com mais de 100 praias registradas, sua culinária é muito baseada em pescados e em ótimos bares e restaurantes com vista para o mar. Foi considerada em 2009, pelo Jornal New York Times, como o destino do ano e figurando entre as 10 cidades mais dinâmicas do mundo.

A vida turística na cidade se resume deliciosamente em sol, mar e peixe fresco! Por isso a gastronomia é típica de cidades litorâneas. Se você pretende ir a Florianópolis precisa aproveitar alguns pratos típicos. Destacam-se o pirão de peixe, a tainha frita, recheada ou assada, e o siri, em casquinha ou bolinho. Mas a culinária contemporânea também tem se destacado por aqui, com vários chefs ousados e de qualidade. A cidade possui uma agitação jovem por causa de muitas universidades, o que propicia um movimento da culinária moderna.

Brasília

Brasília, além de ser o centro político e a capital federal do País, é uma cidade moderna e bem desenvolvida. Com grande estrutura de trânsito e setorização geográfica, está localizada na região Centro-Oeste do país, conhecida como Planalto Central. Com seus prédios imponentes e uma arquitetura muito expressiva, começou a ser planejada em meados da década de 50 pelo arquiteto Lúcio Costa e também pelo ilustre Oscar Niemeyer. Foi inaugurada em 21 de abril de 1960 pelo então presidente Juscelino Kubitschek.

Muitos pensam que Brasília não possui tanta tradição por ser uma cidade programada e relativamente nova, mas enganam-se. A culinária da cidade é muito rica em pratos e receitas com frutas do Cerrado, que é o bioma predominante no planalto central. Por exemplo, mangaba, pequi, baru, araticum, cagaita, graviola e cupuaçu, todas criam deliciosas receitas e sobremesas.

Além do mais, o pequi é um dos ingredientes principais do famoso arroz com pequi, muito comum na região. O fruto é versátil e ainda compõe pratos doces. Brasília também possui muitos restaurantes renomados que aguçam os paladares dos turistas. Destacam-se os franceses e italianos, além de ótimas churrascarias.

Fortaleza

Capital do estado do Ceará, Fortaleza é conhecida por suas belas praias, que possuem falésias vermelhas, palmeiras, dunas e lagoas. Cidade folclórica de muita tradição é o destino de muitos turistas, principalmente estrangeiros, que chegam à cidade para desfrutar de seu clima quente e suas praias.

A culinária por aqui é tipicamente nordestina. Baseia-se na pesca, na pecuária e em algumas culturas agrícolas. Da pesca saem pratos maravilhosos com as lagostas, vários pratos de frutos do mar, camarões e caranguejos, além de ensopados. Outro destaque fica para a macaxeira, ou mandioca, presente em vários pratos. Sucesso mesmo é o baião de dois, com manteiga e queijo coalho.

A cidade possui ótimos restaurantes a beira mar, que conquistam qualquer um. Desfrutar de belos pratos com paisagens deslumbrantes torna a experiência gastronômica ainda melhor! Outros elementos são a cana-de-açúcar e a carne seca. Pratos, festivais, barracas tradicionais, bares a beira mar e uma noite bem agitada fazem de Fortaleza um destino gastronômico muito aclamado.

Maceió

Maceió possui paisagens de tirar o fôlego, que logo a hospitalidade devolve. Capital de Alagoas, é considerada por júri internacional a Capital Americana da Cultura. Possui muitas festividades que atraem milhares de turistas todo o ano que vem, é claro, bela cidade que é, por sua manifestação cultural e festividades animadas, como também para saborear as delícias da comida brasileira.

As festas são as principais atividades que movimentam a cidade, como Maceió Forró e Folia, Maceió Verão, entre outros. É considerada a “Cidade-Sorriso” e também o “Caribe Brasileiro”. O destaque vai para o farto café da manhã com carne de sol, cuscuz e macaxeira. As peixadas, caldos e picolé de tapioca, também fazem sucesso por aqui!

Vale a pena colocar Maceió entre um dos destinos em sua próxima viagem. Você vai amar conhecer essa bela cidade e suas delícias gastronômicas.

Recife

Município e capital de Pernambuco, Recife é conhecida por sua planície aluvial, suas lindas ilhas, penínsulas e manguezais, natureza exuberante! A praia de Boa Viagem é umas das principais de Recife, conhecida como uma das mais belas praias urbanas do Brasil.

A variedade cultural desse destino gastronômico compreende desde sua culinária a cultura e festividades do lugar. Além dos restaurantes, muitos pratos típicos se destacam na diversidade da comida brasileira, como é o caso da Peixada Pernambucana, a Galinha a Cabidela e o Arrumadinho. Também há grande variedade de frutas cultivadas aqui: côco e várias receitas feitas com ele.

Compotas, geleias, doces, bolo de rolo e a Cartola, famosa sobremesa que os turistas amam, encontrada em muitos festivais, barraquinhas e confeitarias. As festas juninas também movimentam a cidade: receitas múltiplas com o milho são apreciadas. No réveillon bebidas como champanhe são a pedida do momento. Tudo isso com um frevo muito animado.

São Paulo

Pizza em São Paulo

São Paulo é a capital do Estado de São Paulo e mais do que isso, é o centro financeiro do país. É uma das cidades mais populosas do mundo, possuindo rica tradição arquitetônica, sem falar dos vários monumentos culturais. Além de toda essa efervescência, é um dos maiores destinos gastronômicos do Brasil.

Além dos mais variados festivais de gastronomia, espalhados pela cidade e abordando vários temas e pratos da culinária, São Paulo agrada desde suas comidas de rua, muito caprichadas, suculentas e baratas, aos restaurantes mais refinados da alta gastronomia.

Pelo fato de a cidade ser multicultural e receber pessoas do mundo todo, possui uma culinária bem ampla, desde pratos típicos trazidos por imigrantes, como os Italianos e portugueses, a releituras e inovações da culinária contemporânea. Muitos bairros possuem características gastronômicas específicas, marcadas por essa imigração, mas que se misturam ao jeitinho brasileiro de melhorar tudo. Quando vier a esse destino, aproveite o que há de melhor na comida brasileira!

Rio de Janeiro

Além de capital do estado que leva o mesmo nome, o Rio de Janeiro é a cidade maravilhosa, adorada e aclamada por turistas do mundo inteiro. E não poderia ser diferente! A cidade possui paisagens maravilhosas a cada passo que se dá. A cidade litorânea é famosa não só pelas suas lindas praias, como as de Copacabana e Ipanema, e pela estátua do Cristo Redentor, como por suas favelas, de onde advém uma cultura muito proeminente.

O animado e grandioso carnaval da cidade, com seus carros alegóricos e muito samba são uma atração mundial, que atrai turistas de todo o país e do mundo. Além disso, os visitantes podem aproveitar também de todas as opções gastronômicas que a cidade oferece.

Pelas ruas existem lanchonetes e bares espalhados, espaços democráticos para a degustação de belos pratos, porções e aquela boa cerveja gelada, que todo carioca aprecia. Além desses lanches mais informais, vários restaurantes requintados agradam aos paladares mais exigentes.

Destacam-se pratos feitos com bacalhau, advindos da colonização portuguesa. A feijoada ganhou consistência por aqui com o feijão-preto e o biscoito de polvilho rola de praia em praia. Mas os cariocas são muito abertos para influências externas em sua culinária, tornando-a rica e diversa. Experimente!

Salvador

Acarajé bahiano

Capital do estado da Bahia no nordeste do Brasil, Salvador é conhecida por sua arquitetura colonial, advinda de Portugal, e mistura as culturas africanas trazidas para o Brasil. Destaque para o bairro do Pelourinho, o coração de Salvador, ponto histórico de muita efervescência cultural, recheado de barracas com aquele acarajé delicioso e picante que atrai muitos turistas.

Com gosto pelos temperos fortes, os baianos não economizam na pimenta e o azeite de dendê! Uma culinária rica de receitas com peixes, plantas e frutas, além da moqueca baiana, do doce de mamão verde, o arroz de Hauçá e o vatapá e doce de cocada. Delícias que você poderá desfrutar em sua visita a essa bela cidade!

Ribeirão Preto

Ribeirão Preto é um município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo. Pertencente à mesorregião de Ribeirão Preto, é uma das regiões que mais tem se desenvolvido no Brasil, atraindo olhares de todo o país.

É conhecida como a “Califórnia Brasileira” e a Capital do Chopp, então já deu para imaginar que a cidade é recheada de choperias, bares e fábricas de chopp artesanal. E o que acompanha bem uma cervejinha são belos hambúrgueres, porções e petiscos variados, além de cortes de carnes nobres e churrascos saborosos.

Além disso, possui uma gastronomia de qualidade internacional e noite agitada, com sabores e entretenimento para todos os gostos.

Comer, viajar, economizar

Depois de conferir esse guia incrível com os melhores destinos gastronômicos, ficou com vontade de fazer essas viagens? Acesse o site da MaxMilhas, onde você encontra passagens aéreas com os melhores preços. É só pesquisar seu destino, comparar os preços e comprar sem precisar de milhas!

E ainda, você poderá economizar também com sua alimentação, pois todos esses destinos possuem restaurantes da boa gastronomia parceiros do aplicativo Duo Gourmet! Com ele, assinantes tem direito de pedir um prato e ganhar outro de igual ou menor valor como cortesia. Baixe o app no Google Play ou na App Store e conheça!

Compartilhe esse post com seus amigos e encontre uma companhia para saborear a variedade da comida brasileira.

Deixe um Comentário

Tags: