Cidades do Rock: quais são os berços do rock no Brasil e no mundo?

O rock ‘n’ roll está na veia dos amantes da música e também de algumas cidades pelo Brasil e pelo mundo. Descubra quais são os berços desse estilo musical!

Se há um estilo de música que é reverenciado, este estilo é o rock. Não existe quem nunca ouviu ou cantou alguma música do gênero. De Elvis Presley até os brasileiros do Legião Urbana, com certeza existe uma canção de rock para chamar de sua.

Com tantas bandas existentes, algumas cidades se tornaram verdadeiros berços do rock, sendo locais de fundação de grupos e cantores icônicos. Você tem alguma ideia de quais são elas? Siga o texto e descubra todas as cidades do rock espalhadas pelo mundo!

Ah, mas antes de começar a leitura, dê um play na nossa playlist exclusiva sobre as bandas que estão nestes destinos do Rock!

O rock e o seu dia

No dia 13 de julho é comemorado o dia mundial do Rock. Tudo graças a Phill Collins, que desejou a comemoração do dia após o Live Aid, de 1985. Esse show foi feito simultaneamente em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos e tinha o objetivo de arrecadar dinheiro para combater a fome na Etiópia.

Transmitido ao vivo para todo o mundo, o show contou com grandes nomes como Queen, Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood, Elton John, Paul McCartney, David Bowie, U2 e o próprio Phil Collins, que fez show nos dois lugares. Uma data histórica, sem dúvida nenhuma! 

As várias cidades do Rock do mundo

Entre os destinos conhecidos pela música, existem cidades que se destacam pelo grande número de bandas que saíram do mesmo local. A influência do rock é tão grande que o estilo faz parte da cultura dos habitantes. 

Um dos principais berços desta cultura rock ‘n’ roll está na Inglaterra. 

Liverpool

Não podemos falar de Rock sem citar uma de suas principais referências: os Beatles! O ‘fab four’ foi um verdadeiro fenômeno dos anos 60 e até hoje são influências na música, independente do estilo. 

A cidade de Liverpool conta com várias referências da banda e até mesmo as ruas onde os músicos moravam se tornaram pontos turísticos para seus fãs. Há também, no seu penúltimo álbum, a icônica foto na Abbey Road, que todo turista precisa repetir. Só que, neste caso, a rua fica em Londres – e ela também é uma cidade referência para o estilo musical.

Londres

A capital inglesa é uma referência e tanto quando falamos de rock. Na cidade do Big Ben, algumas das maiores bandas do mundo saíram e ganharam o mundo e o coração dos fãs da música.

Para se ter uma ideia, Londres é berço de Led Zeppelin, Rolling Stones, Queen, Pink Floyd e The Clash. Uma lista para lá de robusta e que a consolida como uma cidade referência quando o assunto é rock ‘n’ roll.

Manchester

A lista inglesa finaliza com mais uma cidade referência para o rock: Manchester! A cidade revelou para o mundo o The Stone Roses, o The Smiths e os irmãos Gallagher, fundadores do Oasis. 

Com uma lista tão extensa vinda da Inglaterra, um termo se tornou comum no mundo do rock: o British Rock. Todas essas bandas e cidades citadas foram responsáveis por fazer o rock britânico alcançar os mais diferentes lugares e todos os tipos de fãs. 

Seattle

Atravessando o Oceano Atlântico, chegamos em terras americanas. Aqui, as cidades do Rock também estão presentes de leste a oeste. Um ótimo exemplo é Seattle, o berço do Grunge. 

Somente dessa cidade saíram Pearl Jam, Nirvana, Soundgarden, Alice In Chains, Mudhoney, Screaming Trees, The U-Men e Jimi Hendrix. Uma lista para lá de robusta que faz o destino se destacar.

Los Angeles

A Califórnia é um paraíso com belas praias, mas também de grandes bandas. Uma das cidades do rock mais conhecidas, Los Angeles é berço de Red Hot Chilli Peppers, Guns N’ Roses, The Doors, Rage Against the Machine, Jane’s Addiction, Black Flag, The Germs – Hardrock e punk em geral. 

Chicago e Nova York

Outra cidade estadunidense figura na lista de templos sagrados do Rock. Em Chicago, The Smashing Pumpkins, Eddie Vedder, Cheap Trick, Muddy Waters, Bo Diddley, Patti Smith e Wilco foram alguns dos expoentes para o cenário mundial.

Já no local mais cosmopolita do mundo, Kiss, Blondie, Talking Heads e New York Dolls ganharam os palcos e fãs de todo o mundo saindo de Nova York.

Outros polos pelo mundo

Existem outros países que precisam ser citados na lista de destinos de Rock. Por exemplo, a Irlanda. O país europeu deu ao mundo Thin Lizzy, The Cranberries e o fenômeno U2, que conta com Bono Vox nos vocais. Sempre que possível, a banda traz consigo a sua raiz irlandesa. 

Na terra dos cangurus, outros grandes nomes se destacam. Nick Cave, Midnight Oil, INXS, Crowded House, Silverchair, Jet e o sucesso AC/DC. 

Brasília, a cidade do rock brasileiro

É claro que existe uma cidade brasileira que concentra um grande número de bandas de Rock. Estamos falando de Brasília, a capital federal. 

Foi na cidade que surgiu o Aborto Elétrico, por exemplo. Não reconheceu? Talvez se a gente falar sobre Capital Inicial e Legião Urbana você saiba melhor. Aborto Elétrico era a banda anterior que, ao se dividir, criou esses dois ícones do rock brasileiro.

Outras duas referências conhecidas do cenário nacional são a Plebe Rude e o Raimundos, vindos diretamente do Distrito Federal para conquistar todo o país.

E, claro, não podemos deixar de falar do Rio de Janeiro, a cidade do Rock! A capital fluminense já foi palco de grandes shows internacionais e nacionais naquele que é um dos maiores festivais de música do mundo.

Não faltam cidades do rock para conhecer e explorar, não é mesmo? Então coloque o pé na estrada, o fone no ouvido e conheça todos estes cantos com muito rock ‘n’ roll para embalar!

Deixe um Comentário