Cidade do Cabo: um dos destinos mais queridinhos da África do Sul

A Cidade do Cabo (que você também pode conhecer como Cape Town, seu nome em inglês) é a segunda maior cidade da África do Sul e um dos destinos mais procuradas por turistas que querem conhecer o país. Isso se dá por vários motivos, mas, para citar alguns dos principais, podemos lembrar que essa é considerada uma das cidades com melhor qualidade de vida do mundo e que as beleza naturais encontradas ali são de cair o queixo.

Veja também: Joanesburgo, o coração da África do Sul

Além disso, existe uma lista de atrações e passeios super recheada de novidades e lugares incríveis para você conhecer. Basicamente, a Cidade do Cabo é um destino que consegue agradar à gregos e troianos: com tanta variedade, todo mundo consegue achar atividades interessantes por ali. 

5 lugares imperdíveis na Cidade do Cabo 

Dito isso, já adiantamos: montar uma lista concisa sobre a Cidade do Cabo é uma tarefa quase impossível e tivemos dificuldade em selecionar apenas algumas dentre as inúmeras atrações que o local oferece. Mas sem mais delongas, vamos a 5 atividades que fazem nossos olhos brilharem quando falamos de Cape Town:

Table Mountain

Cidade do cabo - table mountain

Não tem como falar da Cidade do Cabo sem falar da Table Mountain. Essa beleza natural com cerca de 1.000 metros de altura é não apenas um dos principais emblemas de Cape Town, como também uma das montanhas mais famosas de toda a África. 

E acredite, não tem muito como fugir da Table Mountain quando visitar a cidade: mesmo não sendo uma montanha das mais altas, você consegue avistá-la de diversos pontos da cidade, o que a torna uma das principais paisagens que vai te fazer companhia nos seus dias por ali. E se a montanha por si só já se faz de uma visão incrível, pode se preparar para algo ainda mais deslumbrante – subir a Table Mountain é praticamente um ritual de passagem de quem vai à Cidade do Cabo e a vista lá de cima é ainda mais impressionante. 

Para chegar até o topo você pode optar pelo teleférico ou por uma caminhada de cerca de duas horas (um passeio que exige certo esforço, mas que garantimos que vale à pena!). Uma ótima ideia para quem quiser experimentar o melhor dos dois mundos é escolher subir à pé e descer usando o serviço de teleférico, ou vice e versa. Ah, e para os mais aventureiros, vale se jogar no Rapel que fica lá no topo da montanha 😉

Uma informação importante é que nem sempre você vai poder subir a Table Mountain. O clima lá em cima é pouco imprevisível e como o local é mais alto, em dias de muito vento, por exemplo, a subida fica interditada. Uma boa dica é ficar de olho nas nuvens que circulam a montanha: se você puder ver o topo da Table Mountain com clareza, significa que é um bom dia para realizar o passeio. 

Cape Point

Cidade do cabo - cape point

Vamos lembrar suas antigas aulas: sabe o famoso Cabo das Tormentas (mais tarde denominado Cabo da Boa Esperança), que você tanto ouviu falar durante as matérias de História? Pois essa é a sua chance de ver de pertinho o lugar onde os portugueses aportaram em uma de suas várias tentativas de chegada nas Índias, em 1488. 

O Cape Point é o segundo ponto mais extremo da costa ocidental do continente africano e um dos passeios mais procurados e interessantes da Cidade do Cabo. E se o caminho até lá já é bonito, espere até chegar de fato no reserva: além de uma paisagem incontestavelmente maravilhosa, ali você pode se ver perto de animais como babuínos, avestruzes, antílopes e mais. 

Por ali, além de apreciar a vista inacreditável, curtir a sensação de estar na ponta extrema de um continente e se conectar com a natureza, você vai poder se aventurar por algumas experiências bem legais. A placa do marco do Cape of Good Hope (com suas devidas coordenadas geográficas), restos de navios naufragados e o farol (que tem uma vista ainda mais incrível da imensidade oceânica), por exemplo, são atrações imperdíveis no local. 

Para passar seu dia por ali, é necessário ingresso. Você consegue mais informações sobre a venda e o funcionamento de Cape Point diretamente no site do parque

Woodstock

Cidade do cabo - old biscuit

Um dos lugares mais vibrantes e descolados da Cidade do Cabo, o Woodstock é um bairro que te põe de frente com a cultura sul africana. O espaço concentra mais de 100 exposições de arte de rua bem engajadas, que te fazem refletir sobre política, meio ambiente e a vida em sociedade – o que ajuda a tornar o clima da visita ainda mais interessante, principalmente pelo fato de expressões artísticas em grafitti ser proibido nas demais áreas da cidade. 

Em Woodstock você vai encontrar duas das fábricas de cerveja artesanal mais famosas de Cape Town, a Devil’s Peak e a Woodstock, onde recomendamos fortemente que você dê uma passadinha e experimente de tudo um pouco. Além disso, é ali o lar do Old Biscuit Mill, um espaço simplesmente incrível, que reúne o melhor da gastronomia local, lojas com peças incríveis, espaços de arte e design e, aos sábados de manhã, o Neighbourgoods Market, uma feira bem interessante. 

District Six Museum 

Cidade do cabo - district six museunm

A África do Sul foi um país que sofreu com o regime de segregação racial do Apartheid por quase 50 anos, entre 1948 e 1994. Assim como o bairro do Soweto, em Joanesburgo, muitos outros pontos espalhados pelo país passaram pelo terrível processo de expulsão e proibição de negros. 

Isso foi possível porque a chamada Lei de Áreas de Agrupamento, assinada ainda em 1950, pôs fim à assentamentos onde pessoas brancas e negras habitavam o mesmo espaço e declarou áreas específicas onde cada um poderia viver a depender de sua raça. Essa lei deu aval para que espaços de residência fossem demolidos, forçando moradores negros a verem suas casas e grande parte de toda sua história serem destruídos, a fim de dar lugar para uma nova “área branca”. 

O District Six foi um desses lugares. Com o fim do regime, que ainda é uma das piores manchas na história da humanidade, foi criado o District Six Museum, uma tentativa de reunir as memórias perdidas e honrar todas as pessoas que se viram expulsas de seu próprio lar e renegadas de sua identidade. Você pode fazer a visita por conta própria ou aproveitar o acompanhamento de um ex-morador.

É extremamente importante imergir na história do Apartheid, ouvir o que as pessoas que se viram atravessadas pelo acontecimento têm a dizer sobre ele e refletir sobre as inúmeras consequências que surgiram desse período, num exercício constante de não deixarmos que regimes como este voltem ao poder. Neste sentido, o District Six Museum é uma das paradas mais importantes durante sua visita à Cidade do Cabo! 

Bo Kaap

Cidade do cabo - bo kaapo

Um dos bairros mais coloridos de Cape Town, símbolo da cidade e sua vasta história é Bo Kaap. 

Localizado bem pertinho do centro, este foi o local em que muitos ex escravos se instalaram após a abolição da escravatura. Além disso, a cor que toma suas ruas não está ali à toa. O Bo Kaap foi um bairro determinado para a moradia de “não-brancos” dutante o Apartheid e, com o fim do regime segregacionista, os moradores resolveram pintar todas as fachadas de suas casas como um símbolo de alegria, harmonia e diversidade racial.  Incrível, né?

Hoje o Bo Kaap é um bairro multicultural e vibrante, um dos principais pontos turísticos da Cidade do Cabo e considerado patrimônio nacional da África do Sul. Ah, e uma curiosidade é que por conta de todo esse reconhecimento as casinhas coloridas que você vai ver por ali, hoje, custam nada mais nada menos do que cerca de 200 mil dólares.

Outros lugares para colocar no roteiro: 

Lembra que comentamos que o número de atrações da Cidade do Cabo é incrivelmente alto? Pois bem, não podíamos deixar de também recomendar que você coloque no seu roteiro de viagem mais estas paradas pela cidade:

  • Clifton: essa é uma das praias mais frequentadas na Cidade do Cabo e vai te deixar mais próximo ainda da cultura local. Com areia branquinha e águas bem convidativas, esse é um lugar que consegue conservar uma energia incrível independentemente da estação do ano. Ah, e para quem curte surf, essa é uma praia que definitivamente tem que estar na sua lista!; 
  • Camps Bay: outra praia bem famosa na cidade. Cheia de restaurantes e cafés badalados e uma vista privilegiada para a Table Mountain (principalmente no pôr do sol!), esse é um lugar que garante um dia perfeito;
  • Robben Island: a ilha foi utilizada como prisão durante o regime do Apartheid, e foi aqui que Nelson Mandela ficou preso durante 18 anos. Hoje, funcionando como museu, é um passeio bem interessante para mergulhar na história do país. É necessário que você agende sua visita com antecedência;
  • Cape Winelands: a África do Sul também é conhecida por suas vinícolas, e a Cape Winelands é um dos melhores lugares para conseguir experimentar a bebida. Localizada a cerca de uma hora da cidade, essa é uma área enorme que abriga várias vinícolas, prometendo um dia bem divertido e cheio de beleza, mesmo para que não é fã de vinho. Além de transitar entre elas de carro ou van, você pode optar por colocar as pernas pra jogo e alugar uma bicicleta, o que torna a experiência ainda mais interessante e diferente;
  • Signal Hill: bem pertinho dali, você encontra o Signal Hill, um local perfeito para um piquenique ou uma tacinha de vinho admirando o mar da Cidade do Cabo refletir a luz do pôr do sol, marcando o fim de mais um dia incrível;
Cidade do cabo - signal hill
Pôr do sol em Signal Hill
  • Lions Head: essa é outro importante pico na cidade e também fica no Table Mountain National Park. A subida até o topo é bem mais tranquila e a vista igualmente maravilhosa: dali você consegue avistar toda Cape Town, paisagem que fica ainda mais incrível no nascer do sol;
  • V&A Waterfront: este é um ponto bem frequentado na Cidade do Cabo. Aqui você vai encontrar lojas, restaurantes, bares, museus, galerias, um shopping e até mesmo uma das maiores atrações da cidade: o Cape Wheel, uma roda gigante com 50 metros de altura que te proporciona uma visão 360° de Cape Town;
  • Company Gardens: Procura paz e tranquilidade em meio à sua viagem? Então uma boa pedida é o Company Gardens, um jardim pra lá de gostoso, onde você pode passear com calma e até mesmo aproveitar uma paradinha para um café;
  • Truth Coffee Roasting: e por falar em café… Não é porque somos mineiros de alma e coração, mas temos que indicar essa cafeteria. A Truth Coffee Roasting já ganhou o título de melhor café do mundo pela The Telegraph, um dos maiores veículos jornalísticos da Inglaterra. Com um ótimo ambiente e atendimento de primeira, essa é uma parada que se fôssemos você não deixaríamos de fora do roteiro 😉

Acredite: ainda existe muito mais à sua espera na Cidade do Cabo. Então tá esperando o que? Bora planejar essa viagem e se imergir na cultura sul africana? 😉

Deixe um Comentário