Check-in e check-out em hotel: o que é e como funciona

Desembarcar em um hotel vai muito além de deixar as malas no quarto e deitar na cama. Entenda mais sobre check-in, check-out e outros termos da rede hoteleira!

Sem tempo para ler este texto? Ouça no player abaixo!

Ah, as férias! Esse momento tão esperado é ainda melhor quando vem junto de uma viagem para um destino, nacional ou não. Nessas horas, até arrumar as malas é uma tarefa prazerosa.

Só que, ao chegar no destino, é necessário ter atenção em alguns pontos. Nos hotéis, por exemplo, você precisa fazer check-in no momento de entrada e check-out ao sair, mas essas duas ações tem regras, horário padrão e outros detalhes que vale a atenção.

Então, antes de desembarcar, que tal saber mais sobre estes conceitos da hotelaria? Vem com a gente para uma hospedagem mais tranquila. 😉

Entendendo o check-in no hotel

Seja em hotel, hostel, pousada ou até mesmo em alguma casa de AirBnb, o procedimento de check-in acontece para todas as pessoas que dão entrada nestes espaços.

Por padrão, existem documentações exigidas dos hóspedes para a entrada no quarto reservado. São solicitados a confirmação da reserva e documentos de identificação, que podem ser desde documentos de identidade ou passaportes em casos de viagens internacionais.

Você também precisa assinar um formulário de registro do próprio hotel, que é utilizado para controle do estabelecimento a partir de seu check-in. Fique atento também a hora: os horários de check-in variam entre 12h00 e 16h00. Dentro desse horário, você terá acesso a chave do seu quarto.

Por que há um horário definido para check-in?

A gente já te adianta uma coisa: não é por mero capricho. O horário é marcado porque todos os funcionários do hotel se preparam para ajudar os hóspedes que estão chegando. Os quartos já passaram por limpeza, os colaboradores estão prontos para te mostrar cada canto do local e você vai tirar todas suas dúvidas sobre a estadia.

Antes mesmo de entrar no seu quarto, você terá a oportunidade de saber o horário de café da manhã, de limpeza e até mesmo de passeios oferecidos pelo estabelecimento. Tudo para começar seus dias de descanso com o pé direito!

Como funciona o check-out

Uma hora suas férias acabam, as malas voltam a encher e você precisa voltar à rotina. Antes de voltar ao aeroporto, é hora de registrar a sua saída do hotel, processo conhecido como check-out.

Neste momento, você tranca o quarto, entrega as chaves e fecha a conta de tudo que consumiu. Lembra daquela água do frigobar que você pegou? Esse é o momento de pagar por ela.

Assim como o check-in, o check-out também tem horário máximo de saída. Geralmente ele é às 12h00 e, se for feito depois dessa hora, você pode ter que arcar com taxas ou mesmo com uma diária extra.

Por isso, é importante que a gente explique também como é considerada uma diária de hotel.

Como é calculada uma diária de hotel?

A diária do hotel não é exatamente o mesmo do nosso dia normal. Ela é, primeiramente, a forma que a rede hoteleira tem para calcular o preço e tempo de estadia de cada pessoa que entra e sai do hotel.

Assim como os horários de check-in e check-out, o cálculo de uma diária pode mudar de um hotel para outro, mas, na maioria dos casos, é calculada até às 12h00 do dia posterior. Ou seja: ela vai desde o horário de entrada do check-in (que, como dissemos anteriormente, é entre 12h00 e 16h00) e vai até a hora de check-out.

O importante é que essa informação deve ser repassada no momento do check-in. Então lembre-se de perguntar para não ser pego de surpresa no último dia. 😉  

Preparado para se hospedar com tranquilidade? Reserve o melhor hotel para curtir sua viagem sem preocupações!

Deixe um Comentário