Caçadores de tempestade: turismo para quem curte adrenalina

Para inovar o mercado e atender a um nicho específico de consumidores, muitas empresas têm surpreendido na hora de oferecer pacotes de viagem. Entre as novas categorias estão as expedições fotográficas, turismo de aventura dedicado a profissionais e amadores que saem em busca dos registros mais incríveis já vistos. Esse é o caso dos caçadores de tempestade, grupo de pessoas que buscam viagens diferentes e cheias de adrenalina.

O destino da viagem é o interior dos Estados Unidos, mais especificamente as regiões do meio oeste americano; realidade muito distante das glamurosas Las Vegas, Miami ou Nova Iorque, tão procuradas por turistas “convencionais” e que buscam outras coisas para fazer nos EUA. Lá, os viajantes encaram milhares de quilômetros em estradas desertas esperando testemunhar os mais assustadores e encantadores espetáculos da natureza.

Quer saber como funcionam essas viagens cheias de emoção e muitas paisagens? Continue a leitura!

Como é a viagem

Engana-se quem pensa que basta embarcar para ter a sorte de registrar os tornados e grandes tempestades. Cristiano Xavier, fotógrafo e sócio da OneLapse, agência de turismo especializada em expedições fotográficas, viu o tornado em três ocasiões, das cinco em que esteve presente. Segundo ele, a emoção de ver o tornado tocar o chão depende de uma combinação perfeita de circunstâncias naturais: o encontro de massas de ar frio vindas do Canadá e de ar quente e úmido vindas do Golfo do México.

Tornado em Chugwater (Créditos: Orlando José de Castro Jr.)

Na última vez, deu sorte. O tornado girou e dançou em frente aos turistas durante três a cinco minutos, bem na sua frente. A expedição aconteceu de 28 de junho a 8 de julho e teve como cenário os estados americanos de Nebraska, Wyoming, Colorado, North Dakota e South Dakota. Um dos viajantes foi o fotógrafo Orlando José de Castro Jr., que afirma que foi uma das viagens mais emocionantes da sua vida. E a base de comparação é bem rica, já que ele tem todo um currículo com a OneLapse.

Segundo seu relato, foram cinco dias de espera para, enfim, registrar o toque do tornado no chão quente. O que não quer dizer que é tempo perdido, já que os dias são recheados de aventuras e paisagens que só são registradas em viagens e expedições fotográficas. Segundo eles, as cores que a natureza proporciona nessas condições climáticas são impressionantes. Você pode conferir nas imagens que ilustram esse texto.

Como é garantida a segurança

A adrenalina é inevitável ainda bem. Medo, porém, não existe, segundo Castro. Isso porque quem topa uma viagem dessas sabe que durante todo o tempo existe um suporte grande de especialistas americanos. Meteorologistas, para aumentar as chances de encontrar os tornados e as tempestades perfeitas; especialistas em malha rodoviária, para que todos tenham para onde correr; e outros profissionais especializados em observar e analisar os radares que detectam o encaixe que resulta em toda ventania.

Além disso, os próprios representantes da agência têm uma trajetória nesse tipo diferente de viagem e priorizam o turismo que sai em busca dos grandes fenômenos da natureza.

Caçadores de Tempestade

Créditos: Cristiano Xavier

 

Créditos: Cristiano Xavier

Além das expedições para caçadores de tempestades, a OneLapse ainda disponibiliza diversos pacotes com o objetivo de testemunhar o fenômeno da Aurora Boreal. Os destinos são Noruega, Alasca, Lapônia, Islândia, entre outros. 

Outras viagens ainda são direcionadas a quem busca viagens para fotografia de aventura, fotografia de paisagens, fotografia de vida selvagem e fotografia documental.

As próximas expedições têm como destino a Bolívia, Mongólia, Nepal, Quênia, entre outros.

Créditos: Orlando José de Castro Jr.

As viagens para caçadores de tempestades acontecem em épocas específicas do ano, mais especificamente de abril a julho. Curtiu a ideia de ser um turista em busca de muita adrenalina e ter, assim como o Orlando, um dos momentos mais incríveis da sua vida? Confira as próximas expedições e planeje sua próxima viagem!

Deixe um Comentário