Afuá: a nossa Veneza brasileira

Já ouviu falar em Afuá? 🤔

Por morarmos em um país continental é difícil saber de todos os cantinhos que se escondem no Brasil. Afinal, quando comparado à realidade de países menores, conhecer todo o Brasil exige muito mais esforço por parte de quem se dispor ao desafio – no fim, aquela brincadeira de que praticamente toda a Europa cabe dentro da área do nosso país ajuda a entender a extensão do lugar em que vivemos. 

Mas o lado bom dessa história de país continental é que a gente consegue ter uma diversidade de culturas, histórias, realidades e contextos gigantesca dentro da nossa própria casa! E um exemplo claro disso é o Município de Afuá, no Pará. 

Se você nunca ouviu falar nesse pedacinho do Brasil, vem com a gente descobrir mais sobre a Veneza Marajoana e a Amsterdã dos Trópicos, apelidos carinhosos da região. 

A história de Afuá 

capela de Afuá

Foto: Manuel Raimundo Fonseca

A história de Afuá como conhecemos hoje começa lá em 1845, quando Micaela Arcanja Ferreira tomou posse de terras que hoje abrigam a cidade. Como essa era um ótimo local portuário e um ponto de paragem estratégico no trânsito do estuário amazônico, não demorou muito para que se formasse uma comunidade ao redor das terras de Micaela. 

Com a doação do espaço para que fosse construída a Capela de Afuá, a população local cresceu e, em 1890, a área se tornou oficialmente um município pela República. De lá pra cá, Afuá, que ganhou esse nome pelo rio que a atravessa, cresceu cada vez mais e hoje já conta com cerca de 36 mil habitantes. 

Mas o que torna Afuá um destino diferente dos outros? Bom, por ser construído em uma área de várzea alagada, a cidade sobrevive praticamente apenas em cima de palafitas.

A vida sobre palafitas

Casinhas coloridas em Afuá

Foto: Manuel Raimundo Fonseca

E se a gente te contasse que nós temos uma espécie de Veneza brasileira? Afuá recebe esse apelido carinhoso por se assemelhar à cidade italiana na sua existência quase flutuante sobre águas. 

A maior parte da cidade é construída em cima de palafitas de madeira – e sim, isso inclui as ruas que constroem os caminhos de Afuá! Um dos charmes da cidade, inclusive, são as casinhas coloridas que, se sustentando sobre as palafitas, deixam a paisagem divertida e cheia de vida. A gente te garante que você nunca viu uma cidade assim antes, e isso por si só já é mais do que motivo suficiente para fazer uma visita ao município. 

Apesar de nos últimos anos alguns pontos da cidade estarem em uma lenta transição ao pavimento de concreto, isto está sendo feito respeitando os rios e a maior parte da cidade ainda se encontra flutuando com ajuda da estrutura de madeira. 

A cidade das bicicletas 

Bicicletas em Afuá

Foto: Manuel Raimundo Fonseca

Mas como uma cidade erguida sobre palafitas de madeira consegue sustentar o peso de carros e ônibus? Bom, é exatamente aí que está a magia de Afuá: carros, ônibus, motos e caminhões não entram na cidade 😲 

Foi em 2012 quando o então prefeito da cidade criou a lei que proibiria qualquer veículo automotivo dentro de Afuá, determinando que fossem aceitos apenas meios transportes de mobilidade ativa – isto é: as bicicletas ou a velha e boa caminhada. Hoje, cerca de 75% da população tem sua bicicleta e os moradores já reinventaram meios de transportes como a bicitáxi e a biciambulância. (Aliás, quem sonha em conhecer Amsterdã ou Copenhague por sua vida sobre rodas já pode colocar Afuá na sua lista de viagem 😉 )

afuá

Foto: Manuel Raimundo Fonseca

Essa característica particular de Afuá leva à cidade a uma experiência incrível, principalmente para quem está acostumado com a vida na cidade grande: o silêncio das ruas. Além disso, a qualidade de vida da cidade é elevada e os moradores relatam um sentimento de segurança maior do que na maioria das cidades. 

A cultura da bicicleta tem também um impacto forte nas crianças afuenses: com suas bicicletas, as crianças têm uma vivência de responsabilidade desde cedo. Os pais relatam se sentirem muito mais tranquilos em deixar seus filhos brincando na rua e não se preocuparem em vê-los ir e voltar da escola sozinhos desde pequenos. 

Vai um açaí aí? 

Além da bicicleta, Afuá tem outras marcas culturais fortes – a primeira delas é o açaí. 

Plantado e colhido nas redondezas do município, o açaí está no sangue do afuense. Uma das coisas que você mais vai ver pela cidade são as casas de açaí, onde você encontra delícias fresquinhas direto da fruta. Uma coisa curiosa é que o preço da fruta e seus derivados varia a cada dia, dependendo da oferta do fruto, e para comunicar isso, cada casa de açaí fixa um número na portinha do estabelecimento. 

Além de encantar turistas com a fruta local, Afuá também é conhecida pelos camarões de água doce (inclusive uma das suas principais atrações anual é o Festival de Camarão, que acontece sempre em julho). Para quem gosta de aproveitar a viagem com uma boa dose de culinária local, outros pratos de dar água na boca são tacacá, maniçoba, mujica de camarão e camarão no bafo. 

Como chegar em Afuá

como chegar à Afuá

Foto: Manuel Raimundo Fonseca

Afuá está a 84km de Macapá, a capital mais próxima, e a 320km de Belém. Para chegar na charmosa cidade das palafitas você pode ir pegar uma lancha em Macapá (um investimento de R$50 para adultos e R$25 para crianças) ou um táxi aéreo de Belém. É necessário consultar a disponibilidade e os horários de cada transporte. 

 

E aí, bateu aquela vontade de fazer as malas e sair correndo pra conhecer a nossa Veneza brasileira de pertinho? A gente te ajuda a chegar até lá! 😀 

Deixe um Comentário