7 filmes e séries para conhecer a Alemanha

Sabia que dá pra viajar sem sair do seu sofá? Separamos uma lista com 7 filmes e séries para você fazer uma imersão pela Alemanha, aí mesmo da sua casa. E tem pra todo gosto: drama histórico, comédia romântica e aqueles de prender a respiração.

Nesse texto você vai encontrar informações sobre os filmes e séries, além de trailers e até a indicação de onde assistir online a todos eles. 

Ah, e se depois dessa lista você ficar se mordendo de vontade para começar a planejar sua próxima viagem para lá, a gente te ajuda com esse guia completo sobre a Alemanha.

Então, vamos começar? Chegou o momento de viajar na maionese – ou melhor, na Wurst (a tradicional linguiça alemã) – e soltar a imaginação para ir até a Alemanha sem sair de casa. Prepara a pipoca e vem com a MaxMilhas nessa viagem!

 

1. Adeus, Lenin! (2003)

 

Por que assistir?

O filme traz um olhar raro sobre como era Berlim do lado comunista, além de retratar a importância da queda do muro, em 1989, e como foi a integração entre essa cidade dividida. Tudo isso de forma leve e comovente.

 

Sinopse

Pouco antes da queda do Muro de Berlim, a mãe de Alex, uma comunista ferrenha, teve um ataque cardíaco e entrou em coma. Quando finalmente acorda, no Verão de 1990, a RDA deixou de existir e Berlim está reunificada. Determinado a protegê-la de emoções fortes, o seu filho decide ocultar o triunfo capitalista e não lhe contar que o seu amado país deixou de existir.

 

Onde assistir?

Claro Vídeo

NetNow

 

2. Isi & Ossi (2020)

 

Por que assistir?

Essa comédia romântica vai te mostrar mundos bem diferentes que convivem na Alemanha dos dias atuais. Aqui você vai passear entre jantares luxuosos em castelos até shows de rap no lado underground da cidade. É uma imersão entre os abismos sociais contado de forma leve, engraçada e com muuuito romance improvável.

 

Sinopse

Para convencer os pais a deixá-la realizar seu sonho de estudar culinária em Nova York, a filha de um bilionário finge estar namorando um boxeador pobre.

 

Onde assistir?

Netflix

 

3. Corra, Lola, Corra (1998)

 

Por que assistir?

Esse clássico do cinema alemão mostra as ruas de Berlim de forma eletrizante. É uma experiência única de como ver a cidade e seus habitantes. 

 

Sinopse

O namorado de Lola é mensageiro de um gângster. Quando as coisas se complicam para ele, Lola tem vinte minutos para levar uma quantia de dinheiro para o outro lado da cidade, ou o namorado morre. Em sua corrida contra o relógio, Lola é constantemente atrasada por mendigos, freiras, bebês e armas. A cada passo, os segundos escapam, e as minúsculas decisões que ela toma podem fazer toda a diferença.

 

Onde assistir?

HBO GO

Claro Video

 

4. Nada Ortodoxa (2020)

 

Por que assistir?

Aclamada pelo público e pela crítica, Nada Ortodoxa recebeu 8 indicações ao Emmy, rendendo o prêmio de melhor direção para Maria Schrader. A minissérie teve parte das suas filmagens na cosmopolita e contemporânea Berlim do século XXI, convergindo pessoas de diferentes culturas em um conservatório de música, festa de eletrônico e banho de rio.

 

Sinopse

Para escapar de um casamento arranjado, uma jovem judia foge do Brooklyn para Berlim e se junta a um grupo de músicos. Porém, deixar o passado para trás não vai ser fácil.

 

Onde assistir?

Netflix

 

5. Praia do Futuro (2014)

 

Por que assistir?

Essa é outra produção com o olhar do imigrante em Berlim, agora com os rostos conhecidos dos brasileiros Wagner Moura e Jesuita Barbosa. É muito interessante ver e reconhecer na tela os contrastes culturais entre Brasil e Alemanha.

 

Sinopse

Donato (Wagner Moura) trabalha como salva-vidas na Praia do Futuro, litoral de Fortaleza (CE). Seu irmão caçula, Ayrton (Jesuita Barbosa), tem grande admiração por ele, devido à coragem demonstrada ao se atirar no mar para resgatar desconhecidos. Um deles é Konrad (Clemens Schick), um alemão que muda por completo a vida de Donato após ser salvo por ele. É quando Ayrton, querendo reencontrar o irmão, parte em sua busca na fria Berlim.

 

Onde assistir?

Telecine

iTunes (Apple)

Google Play

6. A queda: as últimas horas de Hitler (2004)

 

 

Por que assistir?

Um dos momentos mais tristes e marcantes da história da Alemanha e do mundo foi, sem dúvidas, o nazismo e seu porta-voz, Adolf Hitler. Conhecer a fundo esse capítulo nos faz entender melhor como ele deixou cicatrizes por todo país, tanto nos lugares físicos quanto na cultura alemã.

 

Sinopse

Em 1942, o jovem Traudl Junge tem o que parece ser a melhor profissão do mundo: ele é secretário de Hitler. Três anos depois, o império se resume a um abrigo subterrâneo e, de lá, Traudl narra os últimos dias da vida de do ditador.

 

Onde assistir?

Prime Video

Apple TV+

 

7. A vida dos outros (2006)

 

Sinopse

Nos anos 80, o Ministro da Cultura da Alemanha Oriental se interessa por Christa, uma atriz que namora um famoso dramaturgo. Suspeitos de infidelidade ao comunismo, são vigiados por um capitão do serviço secreto, que fica fascinado pelas suas vidas.

 

Por que assistir?

Mesmo com poucas cenas externas, onde poderíamos ver mais da Berlim comunista, a trama envolvente revela o modo de vida na RDA. Em 2007, A Vida dos Outros venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e, em 2009, foi nomeado pela revista estadunidense National Review como o melhor filme dos últimos 25 anos. Esses já são fortes indícios da qualidade do filme, e é por isso que ele não poderia faltar na nossa lista. 

 

Onde assistir?

Prime Video

Looke

Deixe um Comentário