5 lugares incríveis para conhecer no feriado de finados

Novembro é um ótimo mês para pequenas viagens. Afinal de contas, são tantos feriados que, se organizar direitinho, dá para conhecer vários lugares legais aqui no Brasil. Por isso, já pode começar a arrumar as malas e comprar passagens bem baratas! O feriado de finados (2 de novembro) cairá numa sexta-feira. Ou seja, vai ser um feriadão!

Então, para te ajudar a escolher o seu próximo destino, separamos 5 lugares incríveis, com culturas bem diferentes. O Brasil é um país tão diverso, com cidades tão cheias de peculiaridades, que você irá se surpreender!

Recife

Instituto Ricardo Brennandem, no Recife

Difícil pensar no nordeste sem imaginar suas famosas praias, né? Aliás, é praticamente impossível. Mas, se você decidir visitar Recife neste feriadão, é bacana abrir uma brecha no seu roteiro e conhecer alguns outros pontos turísticos.

Tire um dia da sua viagem para conhecer o trabalho da família Brennand. Indo ao Instituto Ricardo Brennand, você poderá conhecer também o  Museu Castelo São João, Pinacoteca, Galeria e a Capela Nossa Senhora das Graças. É um local superinteressante, com um vasto acervo artístico e de armas brancas, além de diversas esculturas pelos jardins. Já a Oficina Brennand abriga o museu e ateliê do artista plástico Francisco Brennand. Suas obras possuem forte conotação sexual, com destaque para as esculturas em formato fálico.

Aproveite para conhecer e comprar produtos artesanais na Feirinha do Recife Antigo, no Mercado Popular e na Casa de Cultura Luiz Gonzaga. Uma visita obrigatória para quem vai à Recife é a cidade de Olinda. Artesanato, comida típica e um visual de tirar o fôlego é o que você encontrará na cidade que abriga um dos carnavais mais populares do Brasil.

Pomerode

Casa alemã em Pomerode,Santa Catarina

Entretanto, se você quer aproveitar o feriado de finados para descansar, vale a pena passar estes dias em Pomerode. A cidadezinha, que fica em Santa Catarina, é supercharmosa e considerada a “cidade mais alemã do Brasil”. De início, você poderá até achar estranho, mas é bem comum encontrar pessoas falando em alemão por lá. Mas não precisa se preocupar, todos falam português também.

A cidade possui muitos prédios construídos de acordo com a arquitetura germânica enxaimel. Lá, você encontrará muitos restaurantes de comida típica alemã. É uma ótima oportunidade para comer Currywurst, Brezel, Eisbein ou outros pratos tradicionais. Pomerode também possui forte cultura cervejeira. Logo, são muitas cervejarias artesanais para visitar. Chocolates, cucas e outros doces típicos complementam a culinária de lá.

Bento Gonçalves

Bento Gonçalves

Se você é amante de vinhos, você precisa conhecer Bento Gonçalves. Esta cidadezinha localizada no Rio Grande do Sul, é a maior produtora de vinhos e produtos derivados da uva do Brasil. Vinhos Salton, Vinícola Aurora, Casa Valduga e Miolo Wine Group estão sediadas na cidade ou no interior dela. Além dessas, são inúmeras vinícolas familiares que produzem seus próprios vinhos e contribuem para a diversidade e qualidade dos produtos.

O Vale dos Vinhedos é um passeio imperdível para quem quer entender mais todo o processo de cultivo e fabricação dos vinhos. Uma outra opção é o passeio de Maria-Fumaça. O trem sai de Bento Gonçalves, passa por Garibaldi e chega a Carlos Barbosa. Diversas apresentações artísticas da cultura italiana acontecem durante as 1 hora e meia de viagem.

Outro programa legal é a rota Vinhos da Montanha, em Pinto Bandeira. Neste passeio, você visitará diversas vinícolas, apreciando as paisagens naturais e degustando os vinhos e espumantes da cidade vizinha de Bento Gonçalves.

Para quem quer aproveitar a viagem de feriado de finados para ter mais contato com a natureza, o Parque Gasper é um ótimo local. Entre os atrativos do parque, estão o Bungee Jump, Tirolesa,  Arvorismo, Escalada, Rapel, passeios de quadriciclos, entre muitos outros.

Belo Horizonte

Praça da Liberdade em Belo Horizonte

Internacionalmente reconhecida pelos queijos, Minas Gerais é cheio de lugares apaixonantes para conhecer. Então, deixaremos aqui algumas dicas para você aproveitar o feriado de finados na capital mineira. Na verdade, são tantos lugares legais para conhecer em Belo Horizonte que fica até difícil escolher.

“A gente não tem mar, mas tem bar”. Certamente, você vai escutar isso algumas vezes durante sua visita. Não é por menos, a cidade tem bares e restaurantes para todos os gostos e bolsos. Vale à pena selecionar alguns para conhecer.

Separe um dia para visitar o Parque Municipal, a Praça da Liberdade e fazer compras no Mercado Central, já que estão todos localizados na região central da cidade. Aliás, é lá no Mercado Central que você irá experimentar as cachaças mineiras, entender a particularidades do queijo minas e comer muito doce de leite.

A partir de Belo Horizonte, você pode fazer “bate e volta” e visitar Ouro Preto num dia, e o Instituto Inhotim em outro.

Considerada Patrimônio Mundial da Unesco, Ouro Preto fazia parte da região do ciclo do ouro e atrai muitos turistas durante todo o ano. Tanto sua arquitetura colonial quanto os fatos ali ocorridos nos contam muito sobre a história do Brasil.

Localizado em Brumadinho, o Instituto Inhotim é considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. Além de uma coleção incrível de arte contemporânea, é um dos jardins botânicos mais importantes do Brasil. São mais de 170 obras de artes, 98 bancos em madeira e diversas plantas raras distribuídas pelo seu terreno.

Curitiba

Curitiba

Curitiba é uma cidade realmente encantadora. Para quem curte apreciar a natureza, é o lugar perfeito para passar alguns dias. Ao todo, são cerca de 13 bosques e 16 parques. Isso sem contar as praças e o belíssimo Jardim Botânico. Este último é uma parada obrigatória para todos que visitam a capital paranaense.

Aqui, vale um destaque especial para o Parque das Pedreiras. Pois lá, dentre os lagos, vegetação e cascatas, você encontra o Ópera de Arame. Este teatro, construído com estrutura tubular em aço e coberto por placas transparentes, impressiona a todos. Ainda neste parque, encontra-se o Espaço Cultural Paulo Leminski, um enorme auditório a céu aberto cercado por rocha de 30 metros de altura.

O Bosque Alemão é um outro lugar apaixonante de Curitiba. Ele possui construções em homenagem aos imigrantes alemães que habitaram a cidade. Oratório de Bach é uma réplica de uma igreja presbiteriana com estilo neogótico. O Oratório dá espaço a uma sala de concertos e a uma lanchonete cheia de produtos típicos. A visita tem continuidade por uma passarela que atravessa o jardim e leva à Torre dos Filósofos.

 

Viaje no feriado de finados

O Méliuz tem os melhores parceiros para sua viagem no feriado de finados. Quer viajar, economizar e ainda ganhar em dinheiro parte do valor gasto? Cadastre-se no Méliuz.

 

 

Deixe um Comentário