5 destinos para viajar no feriado de Corpus Christi

Quer viajar no feriado de Corpus Christi, mas ainda não se decidiu pelo destino ideal? Não se preocupe, a gente vai ajudar a montar o seu roteiro!

Quem foi que disse que para viajar e aproveitar ao máximo o que o destino escolhido tem a oferecer é preciso reservar vários e vários dias no calendário? Sobretudo para o brasileiro, qualquer feriado, por mais curto que seja, é uma oportunidade para fazer as malas, curtir e, acima de tudo, descansar a mente!

No Brasil, o feriado de Corpus Christi é facultativo e comemorado sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. No entanto, não é nada incomum que as empresas emendem os dias seguintes à data, possibilitando às pessoas a viajar e conhecer lugares incríveis.

E você, já sabe para qual lugar visitar? Listamos algumas das melhores opções espalhadas pelo Brasil neste artigo. Acompanhe!

1. Ouro Preto – Minas Gerais

Ouro Preto, além de ser uma cidade charmosa, é um dos destinos brasileiros mais versáteis para viagens curtas de feriado. Isso porque a cidade abriga tanto a cena jovem, devido ao alto número de repúblicas estudantis, quanto quem busca roteiros que contemplam destinos ricos em história.

A paisagem do município, por si só, já merece a sua visita. Em meio às montanhas mineiras, está o maior conjunto arquitetônico barroco do Brasil. Para se ter uma ideia, estão abrigadas por lá as igrejas de São Francisco de Assis, uma das obras mais relevantes de Aleijadinho, e a de Nossa Senhora do Pilar.

As opções de passeio, além das inúmeras opções de igrejas e catedrais (um atrativo a mais para quem quer realmente viver a essência do feriado de Corpus Christi com uma programação especial), incluem museus, minas abertas à visitação, parques e, é claro, vários bares e restaurantes com o melhor da comida mineira.

2. Petrópolis – Rio de Janeiro

Fundada pela família Real Portuguesa, que desejava escapar das altas temperaturas do Rio de Janeiro, Petrópolis é um município localizado em meio à Serra Fluminense. Trata-se da opção de viagem ideal para quem quer aproveitar o feriado para conhecer palácios e casarões históricos, e vivenciar o clima ameno e intimista da cidade, repleta de pousadas e hotéis aconchegantes.

Um dos diferenciais de Petrópolis é que ela ainda conserva muitas das construções da época de Dom Pedro II, e vários centros culturais funcionam em antigos palacetes e casarões do século XIX, como o Museu Imperial, cartão-postal da cidade.

Petrópolis, capital imperial

Há também opções de passeio como a Casa do Santos Dumont, o pai da aviação. Aberta a visitação, a residência se destaca por ser extremamente moderna para um projeto feito em 1918. O Palácio Quitandinha também merece a sua visita, erguido na década de 1940 para ser o maior hotel cassino da América do Sul.

3. Caldas Novas – Goiás

Pousada de águas quentes em Caldas Novas

Você já sabe o motivo que leva milhares de turistas todos os anos à pequena cidade de Caldas Novas? O segredo está nas águas quentes naturais que brotam da terra (com temperaturas que variam entre 30 a 57 graus), formando o balneário considerado como a maior estância hidrotermal do mundo.

Por lá, não faltam opções de hospedagens e lazer para todos os gostos e idades. Para famílias com crianças, as centenas de piscinas de hotéis e clubes garantem diversão dia e noite. Já para os adultos, nada melhor do que relaxar em uma banheira de hidromassagem ao ar livre com água quente, não concorda?

Mas, não pense que existem somente essas opções de atividades em Caldas Novas. É possível fazer também passeios para conhecer a Lagoa de Pirapitanga, onde estão as nascentes que até borbulham com as altas temperaturas, e o Parque Estadual da Serra de Calda, para quem gosta de trilhas, caminhadas e paisagens incríveis.

4. Campos do Jordão – São Paulo

Vila de Campos de Jordão em São Paulo

Conhecida também como a “Suíça Brasileira” pelo clima agradável e construções em estilo europeu, Campos do Jordão é um excelente destino para viajar no feriado de Corpus Christi e no ano todo — especialmente no inverno, quando a cidade fica ainda mais aconchegante.

Localizada a 1.628 metros de altitude (sendo o núcleo urbano mais alto do país), Campos do Jordão é emoldurada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, apresentando paisagens belíssimas. Além disso, trata-se de um destino bastante turístico, ou seja, opções de hospedagem, restaurantes, passeios e atividades não faltarão.

A cidade, na verdade, oferece atrativos para todos os gostos, dos amantes da natureza aos que desejam apenas experienciar o lado cosmopolita da região. Algumas sugestões especiais incluem passeios no tradicional teleférico, no parque Amantkir (com jardins temáticos), no Palácio Boa Vista (residência de inverno do governador de SP), nos diversos restaurantes e cervejarias e no Horto Florestal, com trilhas, lagos e pontes.

5. Chapada Diamantina – Bahia

Essa é uma dica especial para os adoradores do ecoturismo e do turismo de aventura. Que tal curtir o feriado de Corpus Christi em um cenário que engloba cachoeiras, trilhas e grutas com formações raras? Então, você precisa conhecer a Chapada Diamantina, uma das verdadeiras pérolas do estado da Bahia.

Uma das opções mais procuradas de passeios na Chapada Diamantina é o Morro do Pai Inácio. Do alto, é possível contemplar toda a beleza da região e aproveitar para fazer registros que ficarão na memória para sempre. Para deixar tudo melhor, uma boa dica é aproveitar para apreciar o por do sol no local.

Para aqueles que adoram uma cachoeira, será difícil escolher uma única favorita. Entre as mais visitadas estão a do Buracão e a da Fumaça — uma das maiores quedas do Brasil. Se você está preparado para uma trilha de média intensidade, vale a pena também conferir a Cachoeira do Sossego, com certo grau de aventura.

É claro que não poderíamos deixar de falar das opções culturais que envolvem esse destino, não é mesmo? Afinal de contas, a Bahia é um estado riquíssimo nesse quesito, tanto em sua história quanto na gastronomia. Sendo assim, é também interessante conhecer os restaurantes que oferecem os melhores temperos baianos. Você não vai se arrepender!

Esperamos que, com nossas dicas, você tenha conseguido escolher o destino ideal para viajar no feriado de Corpus Christi. Sabemos que o cotidiano atual, marcado pela correria constante, exige muito de todos nós. Sendo assim, nada melhor que aproveitar ao máximo qualquer oportunidade de folga merecida para fazer as malas e se divertir!

Gostou das opções que trouxemos? Então, aproveite a sua visita no blog para conferir dicas importantes para quem quer viajar no feriado

Deixe um Comentário