10 curiosidades sobre viagens que você precisa conhecer

Se você gosta de viajar, confira nossa seleção das 10 curiosidades sobre viagens e lugares ao redor do mundo.

1- O Brasil possui um dos dez lugares mais perigosos do mundo para se visitar

Considerar um local como melhor ou pior entra no âmbito do gosto, e ele é relativo e não se discute, não é mesmo? A não ser quando estamos nos referindo a uma ilha que possui cerca de 5 serpentes de uma espécie altamente venenosa por metro quadrado. A famosa Ilha de Queimada Grande, próxima ao litoral de São Paulo, é um dos locais mais perigosos para se visitar no mundo: lá vive a Jararaca-ilhoa, uma das cobras mais mortais que existe. O seu veneno causa uma morte rápida, porém extremamente dolorosa.

A Ilha de Queimada Grande é tão perigosa que é necessário tirar uma licença especial para visitá-la, mas cá entre nós, pra quê se dar esse trabalho?

2- Se visitar a Bolívia, cuidado com a estrada de Yungas

Uma das únicas rotas que liga a floresta amazônica boliviana com a capital, construída em 1930 por prisioneiros da guerra dos Chacos, a estrada de Yungas é o que podemos chamar de ponto turístico que não atrai os turistas. O motivo é simples: a estrada causa entre 200 a 300 mortes por ano. Projetada de forma quase arcaica, ela não oferece mais do que 3 metros de largura e em alguns trechos pode chegar aos 2 metros, tornando a passagem de veículos extremamente perigosa, sem falar que ainda existe o risco de rolarem pedras gigantescas de cima da montanha, há muita poeira e neblina e alguns trechos não são pavimentados com asfalto.

3- Quantos litros de combustível um avião consome em um voo?

É claro que a quantidade depende do peso da aeronave e a distância entre os destinos, mas apenas para se ter uma ideia, um voo de Nova York a Londres em um boeing 767 consome cerca de 34 mil litros de combustível. Apesar dessa quantidade, não há risco de o combustível acabar, porque todo avião carrega consigo uma quantidade extra para emergências.

4- A cidade mais antiga da América do Sul

Gosta de visitar lugares com um grande peso cultural e que possuam ligação com a história da nossa civilização? Você não precisa nem mesmo sair do continente para conhecer uma das cidades mais antigas da humanidade, fundada 2600 anos antes de Cristo, totalizando cerca de 4616 anos de existência. Localizada a 120 km da capital do Peru, a cidade de Caral é, sem dúvidas, um dos lugares mais interessantes do mundo para se conhecer.

Há quase 30 anos consecutivos, arqueólogos de todas as partes do mundo vêm dedicando suas vidas a descobrir todos os mistérios que a cidade de Caral esconde, revelando grandes informações até mesmo para a sociedade contemporânea.

5- Lugares que oferecem carimbos especiais em seu passaporte

Que tal um selo Inca em seu passaporte? Se você visitar o Machu Picchu, no Peru, terá direito a um carimbo especial. O mesmo se aplica se você for para as Ilhas Cayman, no Caribe, Galápagos, no Equador, Ilha de Páscoa, no Chile, diversos locais da Antártida e Canadá. Países como a Argentina, Estados Unidos e até mesmo a Coreia do Sul também possuem lugares onde os passaportes são registrados com carimbos especiais.

6- Qual é a maior estátua do mundo?

Se você acha que o Cristo Redentor ou a Estátua da Liberdade são grandes, espere até poder vislumbrar com os seus próprios olhos a estátua do Templo de Buda, em Henan, na China. Ela tem nada menos do que 153 metros de altura, quase 4 vezes a altura do Cristo no Rio de Janeiro.

7- A Suíça possui 4 idiomas oficiais diferentes

Apesar de o país ser um pouco menor do que o estado do Rio de Janeiro há uma questão que causa grandes conflitos culturais e políticos ainda nos dias atuais: os 4 idiomas oficiais. São eles o alemão, o francês, o italiano e o romanche. A divisão dos idiomas causa tantos problemas para os cidadãos suíços que a Assembleia Federal decidiu adotar um sistema de tradução simultânea.

8- Se for de metrô, compre o seu passe com antecedência

Apesar de ser um dos melhores países do mundo para se viver, no Canadá, se você precisar se transportar de metrô só poderá comprar o seu passe semanal às segundas. Um tanto quanto esquisito, não é mesmo?

9- Neve nem sempre é sinônimo de diversão nos EUA

Diferente de como vemos nos filmes, a neve na calçada das casas dos EUA pode implicar em muito trabalho. Os moradores precisam retirar o excesso, pois se alguém escorregar e se machucar, pode processar o dono do imóvel. O mesmo se aplica para os veículos que circularem com neve no teto: podem ser multados e até guinchados.

10- O hotel mais caro do mundo

Se você estiver visitando a Grécia, poderá passar a noite em um dos hotéis mais luxuosos do mundo, se tiver disposto a desembolsar R$ 85 mil pela diária, é claro. O hotel Royal Villa, localizado em Atenas, oferece uma linda suíte com nada menos do que 1150 metros quadrados, piscina aquecida, sala de massagem, sauna, banheira de hidromassagem, acesso a uma praia privada, um mordomo, um cozinheiro particular e um piano. Será que vale tudo isso?

Continue acompanhando o nosso blog para saber todas as novidades mais interessantes de viagens e turismo pelo Brasil e o mundo!

Deixe um Comentário