São Luís

icon-desk-calendar@2x Created with Sketch. Quando ir
icon-desk-mapa@2x Created with Sketch. Como chegar
icon-desk-cama@2x Created with Sketch. Onde ficar
icon-desk-talher@2x Created with Sketch. Onde comer
icon-desk-star@2x Created with Sketch. O que fazer

São Luís do Maranhão é um destino que atrai visitantes apaixonados por cultura e por belas paisagens. Acompanhe as dicas e aproveite as atrações da Ilha do Amor!

Terra de grandes poetas brasileiros como Ferreira Gullar e Aluísio Azevedo, São Luís tem casarões que enchem de charme as ruas do seu Centro Histórico. Além dessas singularidades, a miscigenação é mais uma característica que faz parte da história do lugar. A única cidade brasileira que foi colonizada por franceses também carrega influência africana, holandesa, indígena e portuguesa. Sabe qual é o resultado dessa mistura? Um ambiente onde a cultura é um dos principais atrativos, desde o conjunto arquitetônico às tradicionais festas populares. A capital do Maranhão oferece várias opções de lazer. Relaxar na praia, apreciar comidas típicas e visitar construções antigas são algumas das possibilidades de entretenimento que atraem os turistas. Neste post, com dicas de o que fazer em São Luís do Maranhão, você vai conhecer os motivos que fazem de da cidade um excelente destino de viagem!

Conheça a história de São Luís

Quem conhece a metrópole que hoje abriga mais de 1 milhão de pessoas não imagina que no passado o local foi ocupado por índios. A aldeia de Upaon-Açu perdeu seu espaço para os franceses que fundaram São Luís, em 1612. O nome da capital, escolhido em homenagem ao rei Luís IX, e os casarões construídos no bairro de Praia Grande demonstram o desejo de transformar a cidade em uma amostra francesa. No entanto, o sonho foi interrompido pela invasão dos holandeses, que posteriormente tiveram o comando tomado pelos portugueses. Esses foram os responsáveis pela colonização e herança arquitetônica da cidade. Atualmente, São Luís do Maranhão é sede de grandes empresas que desfrutam da ótima localização da cidade — entre as regiões Norte e Nordeste. Além do mais, a localização estratégica do Porto de Itaqui favorece o escoamento e a importação de mercadorias dos Estados Unidos e de países da Europa.

Visite os principais atrativos da cidade

Talvez sua maior dificuldade na viagem seja escolher o que fazer em São Luís. Na dúvida, é melhor ir a todos os pontos turísticos, certo? Mas, se por um acaso a sua estadia não permitir, veja os pontos que merecem prioridade.

Centro Histórico

Admirar as construções do Centro Histórico deve ser um dos primeiros afazeres em São Luís. Os mais de 3 mil casarões e sobrados coloniais emolduram o céu onde o sol aparece na maior parte do ano. Declarado Patrimônio Mundial da Humanidade, nesse local as paredes cobertas por azulejos são uma grande atração. Você vai se encantar com as ruas e becos que refletem as marcas de uma história indestrutível.

Lagoa da Jansen

O parque estadual Lagoa da Jansen pode ser considerado um complexo de lazer. Como essa região é bastante movimentada, há entretenimento tanto para o dia quanto para a noite. Os visitantes têm a opção de caminhar, se exercitar nas quadras esportivas e assistir a apresentações na concha acústica. Depois, ainda é possível saborear uma cervejinha nos bares no entorno, cuja maioria tem vista para a lagoa.

Palácio dos Leões

A sede do governo maranhense está instalada no imponente Palácio dos Leões: um grandioso prédio branco posicionado frente a um jardim com palmeiras e espelho d’água. O local oferece visitação aos salões nobres que abrigam exposições de arte permanentes. O serviço guiado e gratuito está disponível ao público de terça a domingo. Vale a pena separar um tempo para mergulhar na história local!

Praias

Se você não dispensa a oportunidade de relaxar à beira-mar, o seu roteiro precisa incluir um passeio pelas praias de São Luís. As praias do Amor, do Mangue Seco e do Bonfim são os principais cartões-postais marítimos da cidade. Apesar da linda paisagem, algumas são impróprias para banho. Então, prepare-se para caminhar na areia, aproveitar os quiosques e tirar muitas fotos!

Descubra o que torna a cidade tão especial

Também conhecida como “Atenas Brasileira” e “Cidade dos Azulejos”, São Luís é um lugar agradável e cativante. Entre outros motivos, o local se torna especial pela sua própria história, que rendeu um riquíssimo acervo arquitetônico. Ao andar nas ruas, dificilmente um turista não ficará fascinado com as fachadas decoradas pelas placas de cerâmica de cores e desenhos variados. Do outro lado, a parte moderna da cidade ostenta aquela movimentação típica de capital. Na região da Avenida dos Holandeses e da Lagoa da Jansen, você vai conhecer bares e restaurantes para provar a culinária regional ou até virar a madrugada em alguma balada.

Veja quais são as atrações mais conhecidas

Como em qualquer lugar do Brasil, a capital maranhense possui algumas paradas obrigatórias. Ou seja, você deverá arranjar um espaço para incluir essas atrações no seu roteiro de viagem para São Luís. Sabe uma paisagem capaz de deixar qualquer ser humano maravilhado? Esse é o cenário que os Lençóis Maranhenses apresentam aos visitantes. Pisar na areia das dunas que envolvem as lagoas é uma experiência sensacional para apreciar essa prévia do paraíso. A pouco mais de uma hora da capital está o município de Alcântara. A viagem até o destino é feita de barco. As ruínas são o destaque do lugarejo onde começa a Amazônia. No passeio pelas ruas tranquilas, você vai conhecer igrejas, o casarão da prefeitura — onde já funcionou uma cadeia — e o Museu Casa Histórica de Alcântara.

Saiba qual é a melhor época do ano para ir a São Luís

Não tenha dúvida: independentemente da época do ano, passear em São Luís é bom demais! Entretanto, recomenda-se viajar na temporada de julho a dezembro para escapar do período chuvoso e curtir o calor. Quanto ao calendário festivo, maio é uma boa oportunidade para contemplar a Festa do Divino, grande tradição religiosa. Em junho é a vez de participar do São João à moda maranhense e se encantar com o folclórico bumba-meu-boi.

Deguste os melhores pratos da gastronomia local

A gastronomia é o ponto forte da cidade. Durante a viagem a São Luís, você terá a oportunidade de tirar o paladar da zona de conforto e experimentar pratos típicos, como o famoso açaí com farinha, camarão e peixe. Entre tanta comida gostosa, o arroz de cuxá merece destaque. A base dessa iguaria maranhense é preparada com o grão que comemos no dia a dia. Porém, é a mistura com camarão seco, legumes, pimenta-de-cheiro e molho de vinagreira — que requer habilidade no preparo —, que proporciona um sabor todo especial. Os casarões, os museus e a culinária tradicional constituem os fortes atributos de São Luís. Contudo, seria um enorme descuido não citar a sua riqueza cultural como uma excelente opção de entretenimento. Assim como o bumba-meu-boi, o reggae e o Tambor de Crioula são importantes manifestações do gênero. Portanto, procure se informar sobre a programação cultural quando estiver por lá, ok?

Gostou deste guia de viagem? Se você adora explorar novos destinos, o momento é este! Acesse o site da MaxMilhas e garanta as passagens mais baratas para São Luís.

Deixe um Comentário