O que fazer em Brasília: roteiros de viagem para 3, 5 e 7 dias

A cidade é muito mais do que a sede política do país, sendo dona de uma beleza singular. Confira abaixo lugares para ir em Brasília!

Famosa pela beleza de sua arquitetura, a capital brasileira se destaca por apresentar opções de passeios em uma cidade histórica e bem planejada.

Há quem diga que a cidade possui poucas atrações e esse pensamento acaba limitando os turistas no planejamento do roteiro de Brasília. Porém, é um lugar com inúmeras opções de passeios para se divertir e aprender.

Além disso, a cidade é considerada patrimônio mundial pela UNESCO devido à sua arquitetura e urbanização. Logo, vale a pena conhecer Brasília e desconstruir qualquer preconceito. 

Por isso, separe seu caderno de anotações ou guarde bem este conteúdo, pois vamos apresentar opções de roteiro de viagens para 3 dias ou mais. Acompanhe a leitura e saiba o que fazer em Brasília!

Veja também: Guia de Brasília

1° dia: Café Belini, Congresso Nacional e Praça dos três poderes

Congresso Nacional visto à distância

Você pode começar a lista de o que fazer em Brasília com um café da manhã agradável e reforçado. Uma ótima opção é conhecer o café Belini Pani & Gastronomia. Além de tomar um café reforçado, aproveite a atmosfera elegante do lugar.

Em seguida, há cerca de 11 minutos de carro do café, sugerimos uma visita ao famoso palácio do Congresso Nacional.

A visita é gratuita e tem duração de 60 minutos, mas é preciso ficar atento ao calendário. Dependendo do dia, talvez seja necessário realizar um agendamento prévio no site do Congresso.

O congresso conta com exposições durante o ano todo, além de bibliotecas com mais de 200 mil volumes.
Para finalizar seu primeiro dia na capital, conheça a praça dos três poderes e admire as esculturas e arquitetura do lugar. 

2° dia: Ponte Juscelino Kubitschek e Catedral Metropolitana de Brasília

vista à distância da Catedral Metropolitana de Brasília

Dois lugares para ir em Brasília que você não pode deixar de aproveitar, são: a ponte Juscelino Kubitschek e a Catedral Metropolitana de Brasília

A ponte é uma das atrações mais conhecidas de Brasília, visto que proporciona uma visão deslumbrante da obra e é perfeita para registrar belas fotografias.

Há cerca de 10 minutos de carro da ponte, você pode aproveitar para dar um passeio na Catedral Metropolitana de Brasília. Com arquitetura concebida por Oscar Niemeyer, a Catedral é um lugar belíssimo tanto em seu exterior quanto no interior. 

Assim como o Congresso, existe a possibilidade de realizar visitas mediadas. O horário de funcionamento é de terça a sábado das 9:00 às 16:00. 

No entanto, existem exceções devido aos horários das missas, por isso confira o site antes de visitar. 

3° dia: Parque nacional de Brasília

Se você deseja incluir um toque de tranquilidade e uma área verde ao roteiro, Brasília oferece um parque nacional incrível para visitar. 

O parque é aberto ao público, mas existem algumas áreas restritas nas quais é preciso pagar para acessá-las.

Nessas áreas, destacam-se as piscinas e as duas trilhas em seu interior. 

4° dia: Memorial JK e Trattoria do Rosário

estátuas no Memorial JK
Foto: Roberto Castro – MTUR

O Memorial JK é um museu de Brasília localizado no Eixo Monumental, na praça do Cruzeiro, região mais alta do plano piloto. 

Elaborada pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer. O memorial foi construído para homenagear o 21° presidente do Brasil: Juscelino Kubitschek. 

Algumas das atrações do memorial são:

  • a biblioteca particular que pertenceu à JK;
  • sala de pesquisa com um acervo completo;
  • exposição de fotos e obras na sala de metas; 
  • câmara mortuária;
  • museu;
  • entre outras atrações. 

O memorial está aberto para visitas de terça a domingo das 9h às 18h, o valor do ingresso é  R$ 10,00 para adultos e meia- entrada para crianças, estudantes e idosos.

Para completar o dia do seu roteiro, Brasília oferece restaurantes imperdíveis. Logo, você não pode deixar de aproveitar o melhor restaurante da cidade, segundo premiação organizada pelo Encontro Gastrô:  o Trattoria da Rosario

Filé e risotto do Trattoria Rosario
Foto: site oficial do restaurante

Conhecido como o restaurante mais premiado da cidade, ele é um lugar perfeito para quem deseja experimentar o melhor da culinária italiana. 

Essa é nossa sugestão de roteiro com o que fazer em Brasília em 4 dias, mas temos mais programações para quem vai ficar por mais tempo.

5° dia: Praça dos cristais e Sweet Cake

Lago e esculturas da praça dos Cristais
Foto: Roberto Castro – MTUR

Também conhecida como praça cívica, a praça dos cristais é ideal para aqueles que amam tirar belas fotografias de suas viagens, sendo assim um dos obrigatórios lugares para ir em Brasília!

Ela é uma obra paisagística elaborada pelo artista plástico Burle Marx, localizada na área militar da cidade. É um ótimo lugar para relaxar em um passeio agradável e tranquilo.  

Para terminar seu dia, sugerimos uma visita na doceria Sweet Cake para aproveitar o melhor doce da cidade.

6° dia: Santuário Dom Bosco e Feira artesanal da Torre de TV

Santuário DomBosco, com vitrais decoradas.
Foto: Roberto Castro – MTUR

O Santuário Dom Bosco é um dos lugares mais conhecidos da cidade, costuma atrair turistas devido aos seus vitrais de tons azulados que realçam a beleza do templo. Por isso, esse destino precisa estar no seu roteiro de turismo em Brasília.

Afinal, o Santuário é um marco histórico da cidade, uma vez que Dom Bosco sonhou com a sua fundação.

No penúltimo dia de viagem, você pode aproveitar para comprar uma lembrança de Brasília na Feira Artesanal da Torre de TV. A feira funciona de terça a domingo, das 8h às 18h.

7° dia: Palácio da Alvorada e Pontão do Lago Sul

Caminho e águas do Pontão do Lago Sul
Foto: Roberto Castro – MTUR

O último dia de visita é tão especial quanto os anteriores, por isso reservamos duas atrações únicas: o Palácio da Alvorada e o Pontão do Lago Sul

O Palácio da Alvorada é outra edificação projetada por Oscar Niemeyer e é a residência oficial do presidente da República. O local é aberto para visitas todas as quartas-feiras, das 15h às 17h.

No percurso, você conhecerá alguns cômodos do palácio, bem como a biblioteca oficial, os jardins e a piscina. 

Além disso, há um espaço de exposições de obras de artes de grandes artistas, como Tarsila do Amaral, Volpi, entre outros. 

Para finalizar sua viagem, você não pode deixar de conhecer o Pontão do Lago Sul. Considerado um dos lugares mais lindos da cidade, o Pontão também é conhecido como um dos maiores centros de lazer de Brasília. Lá você encontra bares, restaurantes, quiosques e outros espaços de lazer.

Isso sem contar a bela visão do Lago Paranoá, no qual você com certeza irá tirar as mais belas fotos da cidade. 

Como vimos, existem diversas opções de roteiros de o que fazer em Brasília, além de ser possível administrar essas atrações como você preferir.

Priorizamos por locais próximos um do outro em cada dia, mas isso pode variar dependendo do meio de locomoção que irá usar na cidade. 

No final, o que realmente importa é terminar a viagem com vontade de voltar. E temos certeza de que isso pode acontecer!

Com um roteiro completo para passear por Brasília, prepare sua viagem e garanta sua hospedagem na capital do nosso país agora mesmo.

Deixe um Comentário

Tags: