Pontal do Atalaia: um destino incrível

Conheça as belezas que fazem desse lugar um verdadeiro paraíso. O Pontal do Atalaia está localizado no município fluminense de Arraial do Cabo, a 165 km da capital Rio de Janeiro. A região rouba a cena entre as melhores praias do Rio de Janeiro e isso não se pode negar. O município está na lista dos lugares mais paradisíacos no Brasil graças aos cenários magníficos das antigas três ilhas que deram origem ao que hoje se conhece como Morro do Mirante, Morro do Forno e Pontal do Atalaia. Para conhecer esse cenário incrível do estado do Rio de Janeiro, suas principais praias e passeios, confira nosso guia completo. Vamos te dizer também qual a melhor época do ano para viajar. Vamos nessa?

Atrações de Pontal do Atalaia

Se você está planejando viajar para um lugar paradisíaco, o seu destino certo são as  praias incríveis de Arraial do Cabo. E, como não poderia deixar de ser, as paisagens atraentes do Pontal do Atalaia precisam fazer parte desse roteiro. Pensando nisso, vamos facilitar a sua viagem e te dar dicas de o que fazer no Pontal do Atalaia. Esse lugar, considerado por muitos como o Caribe brasileiro, se torna ainda mais surpreendente quando visto de cima.

Como chegar ao Pontal do Atalaia

Há duas formas de chegar: por terra ou por mar. Os dois caminhos são contemplados com paisagens imperdíveis. 

Barco

Você pode chegar a Pontal do Atalaia pelo mar, um traslado que já é um passeio à parte. As embarcações saem da Praia do Farol (em Arraial do Cabo) e desembarcam nas prainhas de Pontal. A contratação é feita diretamente com o barqueiro, então é só  combinar com ele o horário da volta. Para encontrar um barqueiro, basta procurar pelos inúmeros que ficam nas praias oferecendo o passeio. Eles custam de R$ 20 a R$ 80 dependendo do trecho que você quiser fazer.  Caso escolha chegar de barco, é possível fazer uma pausa na Gruta do Amor para um mergulho nas águas cristalinas do lugar. Mais adiante, falaremos mais desse passeio incrível.

Carro

O Pontal do Atalaia fica a 5 km do centro de Arraial do Cabo, o percurso não leva mais de 15 minutos. Você precisará passar pelo Condomínio Pontal do Atalaia para ter acesso à praia. É lá dentro que está a famosa escadaria do Pontal, onde dá para ter uma vista panorâmica de toda a extensão da praia. E esse pode ser um bom aspecto para levar em consideração o traslado de carro, pois a paisagem é digna de filme, acreditem.

O que fazer no Pontal do Atalaia

O Pontal é formado por duas praias. Dependendo de como a maré esteja, o mar pode se unir formando uma só. Caso contrário, elas ficam separadas apenas por uma faixa de areia. Mas se tem uma coisa que não muda com a maré, é a beleza do mar, que pode variar entre o verde cristalino e o azul turquesa. Ele é sempre transparente e calmo. A temperatura da água também é um ponto positivo, já que é geladinha na medida certa. Esse é o lugar ideal para curtir em família, desde as crianças até a vovó. Com o mar cercado pela mata nativa e por uma areia fina e branquinha, é fácil entender o porquê das prainhas serem comparadas ao Caribe. 

Escadaria e Mirante

mirante do pontal do atalaia em um dia de sol Com certeza, esse deve ser o destino número 1 do seu roteiro. Como falamos, se você for de carro, será o primeiro lugar que você vai conhecer. Mas não é dessa passagem rápida para chegar logo no mar que nós estamos falando. A escadaria de 225 degraus que dá acesso às Prainhas do Pontal se transforma em um mirante que proporciona uma vista privilegiada do lugar. No fim da tarde, este é o destino ideal para admirar a beleza do pôr do sol de uma das mais belas praias do Arraial do Cabo. Inclusive, se você está fazendo uma viagem em casal, é bem romântico ver o sol se pôr no mar a 180 metros de altitude.

Gruta do Amor

imagem vista de dentro da gruta do amor Outro lugar que você não pode perder se estiver em uma viagem com o seu crush é a ida à Gruta do Amor. Aquele passeio que você pode fazer logo de cara, se estiver chegando de barco-táxi. A Gruta fica à direita da escadaria e tem acesso pelo mar e por terra, caso a maré esteja baixa. Segundo dizem, o lugar é mágico e presenteia os casais que o visitam com a benção do amor eterno. Ah! Não é lindo? Leva o mozão e já sai de lá com o casamento marcado. Mas calma, solteiros! A Gruta também vale a pena para vocês. Ela oferece um cenário lindo para fotos e mergulhos, além de ser possível avistar a Ilha do Farol do seu interior. Assim todo mundo fica feliz, hein?!

Trilhas

Imagem de trilha para a praia do forno, em Pontal do Atalaia, em um dia ensolaradoA natureza quase intocada do Pontal do Atalaia proporciona trilhas para quem curte um passeio mais aventureiro. A emoção fica por conta dos obstáculos:  caminhar entre as pedras, por trechos de terra batida, escadarias de pedra, entre outros. Em uma dessas trilhas é possível chegar à Praia Brava, que é um lugar mais deserto de Arraial do Cabo. Ideal para quem procura fazer um passeio mais sossegado e curtir umas horinhas de praia sem ninguém ao lado. Para quem gosta de mais adrenalina, é recomendada a Trilha da Pedra Grande – Lago do Amor, onde o terreno é mais acidentado, com diversas inclinações e pedras íngremes  e escorregadias. Porém, apesar da maior dificuldade, esse é um daqueles desafios cuja vista faz tudo valer a pena. Algumas das trilhas da região apresentam certo nível de dificuldade, mas, acredite, a recompensa após finalizá-las é sempre muito grande!

Mergulhos

imagem de mergulho em Pontal do Atalaia

Foto: Shutterstock

Os mergulhos no Pontal do Atalaia podem ser feitos por todo mundo, seja de forma mais simples ou até mesmo profissional . Isso quer dizer que você pode contratar uma empresa para fazer o mergulho, mas também pode fazer de forma amadora, que também não deixa a desejar. Ao contratar profissionais, você vai mergulhar utilizando cilindro de oxigênio. Mas se preferir nadar em águas rasas, pode usar apenas o snorkel, composto de máscara, nadadeiras e o tubo para respirar debaixo d’água em mergulhos superficiais. Em alguns períodos do ano o turista pode ver golfinhos, diversas espécies de peixes, tartarugas e outros bichos. Nessas épocas, é ideal que você faça o mergulho profissional, para aproveitar mais do que a natureza tem para te oferecer.

Culinária

imagem de prato com molho rosé com camarões e lulas grelhados

Reprodução: Facebook – Point Calamares – restaurante local

As Prainhas de Pontal do Atalaia possuem estruturas simples e com aquele aconchego de cidade do interior.  Isso quer dizer que você não encontrará uma orla com bares e restaurantes à sua disposição. Mas também não quer dizer que você ficará na mão, né? Ainda que não existam quiosques para te servir, há vendedores que montam barracas e oferecem bebidas e petiscos. De qualquer forma, se quiser garantir, vale a pena levar um lanchinho de casa. Saindo da praia, o restaurante Loucura Marinha tem um cardápio repleto de petiscos e frutos do mar para te atender da melhor forma. Se preferir ir mais longe, o Bacalhau do Tuga é uma ótima opção de restaurante português e fica na Praia dos Anjos. Ambos os restaurantes têm opção para todos os gostos e tipos de paladar. 

Quando ir

Indicamos que você faça a sua viagem entre março e novembro. Esse é o período de estiagem na região, ou seja, quando tem menos probabilidade de você ser surpreendido por uma chuva enquanto estiver na praia. Ainda que esse não seja um grande problema, uma vez que as chuvas dificilmente duram muito, vale mais a pena viajar para o litoral e garantir um período de sol a pino, certo? Agora que você já sabe de todas as dicas para curtir esse paraíso, queremos te ver de malinha pronta para embarcar nessa grande viagem ao Pontal do Atalaia. Acesse nosso site e venha com a gente encontrar passagens aéreas com os melhores descontos e as melhores opções de hospedagem para você!  

Deixe um Comentário