Manaus

icon-desk-star@2x Created with Sketch. O que fazer
icon-desk-calendar@2x Created with Sketch. Quando ir
icon-desk-cama@2x Created with Sketch. Onde ficar

A capital do Amazonas é de grande importância cultural e também ecológica. Não podemos falar de Manaus sem mencionar a forte presença indígena na alimentação, os costumes locais e a floresta amazônica.

No entanto, vale ressaltar que, ao viajar para Manaus, existem outras possibilidades de fazer turismo. É por isso que preparamos este post. Aqui, você vai conhecer a história da cidade, os melhores locais para passear, a época mais adequada para viajar e ainda dicas sobre o que comer por lá. Vem!

História de Manaus

O município, que começou sendo um forte em 1669, só recebeu o título de cidade em 24 de outubro de 1848. No início, Manaus era apenas um pequeno ajuntado de 3 mil habitantes, 16 ruas e cerca de 250 casas.

Com o auge do látex, conhecido também como ciclo da borracha, a cidade experimentou uma riqueza e fama que poucas capitais brasileiras tiveram.

Ao passar essa fase, chegamos então no momento atual, em que a cidade prospera por meio da Zona Franca de Manaus. O polo industrial abriga centenas de fábricas, gerando muitos empregos para a população local.

Conhecer a história da capital amazonense tem tudo para provocar um outro olhar sobre os lugares para visitar em Manaus.

Destinos para conhecer em Manaus

Ao chegar em Manaus, certamente você vai se surpreender com a diversidade de locais para conhecer. Caso queira explorar cada cantinho da cidade, o ideal é que você fique pelo menos 5 dias na região.

Veja, a seguir, os principais pontos turísticos da cidade.

Centro Histórico

No Centro Histórico da cidade, é possível sentir um pouco do tempo em que Manaus era considerada a “Paris dos Trópicos”. O motivo para isso são as construções feitas com requintes e influências europeias. Entre as atrações estão:

  • Teatro Amazonas
  • Palácio da Justiça
  • Palácio Rio Branco
  • Galeria Amazônica

Existem também outras alternativas como:

  • Passeio ao encontro das águas
  • Museu do Seringal Vila Paraíso
  • Praia da Lua
  • Visita às tribos indígenas
  • Nadar com os botos

Quando viajar?

Depois de ler sobre essas atrações turísticas incríveis para conhecer em Manaus, saiba quais são as épocas do ano mais recomendadas para fazer essa viagem.

Existem duas épocas diferentes em Manaus – uma seca e outra chuvosa – com altas temperaturas o ano inteiro. Em ambas as “estações” é possível realizar diferentes passeios.

Caso queira ir em época de pouca chuva, os meses mais recomendados são entre junho e novembro. Já para curtir o ecoturismo, a dica é viajar de dezembro a maio, que são os dias mais chuvosos.

As opções também incluem a pesca esportiva, em que diversos peixes como o tambaqui e tucunaré são encontrados. Os rios Negro, Branco e Madeira são os mais indicados para essa atividade.

Além disso, se escolher ir nos meses de junho e julho, poderá assistir aos diversos festivais realizados na cidade. Entre os mais famosos estão os de origem portuguesa, nordestina e indígena. Ainda existem por lá outros espetáculos de influências árabe e orientais.

Dá para viajar sozinho ou em família?

A viagem para Manaus é muito convidativa, tanto para os que vão sozinhos quanto para os que vão acompanhados por amigos e até mesmo com filhos. Caso vá com a família, a dica é ir nos meses de junho e julho para fazer diversos passeios e ainda aproveitar a natureza.

Quanto à hospedagem, no caso de irem também crianças, o ideal é que se acomodem no centro da cidade. O local é ótimo para que a família fique próxima às diversas atrações e aos diferentes passeios.

Uma dica de passeio para garotada é visitar o zoológico do CIGS. Por lá, os pequenos poderão se divertir e ainda ter contato com diferentes espécies de animais.

Caso vá somente você, a cidade é segura e mantém uma boa estrutura para todos os tipos de turistas. Além disso, você terá a oportunidade de conhecer outras pessoas no decorrer de sua viagem e fazer novos amigos.

Saber quais os locais que podem ser visitados no destino escolhido é sempre importante para montar seu roteiro de viagem. Por isso, não deixe de visitar uma cidade repleta de manifestações culturais, folclóricas e ecológicas. Temos certeza de que sua viagem a Manaus será realmente inesquecível.

A gastronomia de Manaus

Já pensou bater aquela fome e você não saber onde comer em Manaus? Não se preocupe, que a gente ajuda você. Veja abaixo os principais pratos típicos que certamente você vai pedir e repetir.

Tacacá no quiosque da Gisela

Localizado próximo ao Teatro Amazonas, o quiosque da Gisela é uma atração à parte em Manaus. Lá você experimenta o famoso prato típico da região, o tacacá. O prato é feito com a goma da mandioca, tucupi e camarões bem temperados. Leva também o exótico ingrediente jambu, erva que causa sensação de formigamento na boca.

Sanduíche de pernil no Bar do Armando

Apesar da simplicidade do local, os turistas se surpreendem com o sabor do famoso sanduíche de pernil feito no bar. Com localização privilegiada, bem no centro da cidade, é possível contar com bebidas geladas e um bom atendimento. Vale a pena aproveitar!

Sorveteria Glacial

Para se refrescar um pouco no calor de Manaus, nada melhor do que saborear um maravilhoso sorvete bem no centro da cidade, não é mesmo? Na sorveteria Glacial, você encontra deliciosos sabores regionais, como os sorvetes de castanha, açaí, taperebá e cupuaçu.

Pescados

Claro que a gente não pode deixar de fora os famosos peixes locais. Sendo assim, não volte para casa sem comer os mais variados tipos de peixes, que se encontram em Manaus. São eles: pirarucu, grelhado ou servido com leite de coco; tambaqui empanado e em churrasco; tucunaré frito à milanesa; matrinxã inteiro na brasa ou assado em forno recheado com farinha; e piranha bem fritinha.

Agora que já conferiu as nossas dicas sobre os melhores pontos para conhecer em Manaus, veja também três lugares imperdíveis para escalar na capital amazonense. Até breve!

Deixe um Comentário