Londres

icon-desk-star@2x Created with Sketch. O que fazer

Londres é a capital da Inglaterra e uma das cidades mais comentadas e visitadas do mundo. 

Pode ser que você já tenha se apaixonado pelo sotaque inglês, imaginado tirar uma foto ao pé do Big Ben ou sonhado em conhecer a Rainha Elizabeth. Seja quais forem suas motivações para conhecer a cidade, podemos garantir que Londres é um lugar fantástico, cheio de história, surpresas e cantinhos para explorar!

Se você quer conhecer a terra do Fish and Chips e ainda não sabe muito sobre ela, a gente te ajuda a montar seu roteiro de viagem em Londres. Vamos lá? 

Conheça a história de Londres

Quando falamos que Londres é uma cidade com muita história para contar não estávamos brincando! Fundada em 43 pelas tropas romanas que tomaram a Inglaterra, Londres existe há quase 2 mil anos e tem se mantido firme como uma das cidades mais importantes da Europa desde a Idade Média. 

Palco de inúmeros marcos, Londres já foi lar da Era Tudor e do fim da união da Igreja Católica com o Estado inglês, ocupou o posto de maior cidade do mundo entre 1831 e 1925, foi a primeira cidade a inaugurar uma rede ferroviária urbana e teve papel estratégico-militar importante durante as duas Grandes Guerras Mundiais. Além de muita história construída pelos próprios ingleses, a partir da década de 40 a cidade foi crescendo sua diversidade cultural, devido uma grande onda de imigração, e, hoje, é um dos maiores centros cosmopolitas da Europa. 

Cidade diversa e histórica, Londres consegue se balancear bem entre passado e modernidade, tanto na cultura (que ainda tem um peso forte dos costumes monárquicos, com a família real mais conhecida do mundo!) quanto em sua arquitetura. Terra da pontualidade, dos pubs e do chá, Londres é uma das capitais mais interessantes de se visitar no mundo!

Saiba quais pontos transformam Londres em um destino especial

Camden Town

Camden Town é a primeira parada do roteiro alternativo de Londres. Antigo lar de Amy Winehouse e berço de simpatizantes da cultura punk londrina, o bairro é um lugar onde se encontram lojinhas e feiras com tudo que se pode imaginar (do vintage ao moderno), estúdios de piercing e tatuagem, bares, música ao vivo e muito mais. Caminhar pelas ruas desse bairro é uma programação agradável e cheia de descobertas!

Tower Bridge

Finalizada em 1894 e um dos cartões postais de Londres, a Tower Bridge é um ponto que chama atenção tanto de dia quanto de noite, por sua beleza. Além de uma bela vista e cenário de belas fotos, você pode visitar a exposição permanente que a ponte abriga.

London Eye

Com 121 metros de altura e localizado às margens do rio Tâmisa, o London Eye é uma atração imperdível! O passeio de 30 min na roda gigante te oferece uma visão inigualável da cidade. Tanto à luz do dia quanto durante a noite, a visão da estrutura de ferro é digna de visita.

Palácio de Westminster e o Big Ben

Um dos maiores símbolos de Londres, o Big Ben é uma parada obrigatória para quem vai à cidade pela primeira vez. Já o Palácio de Westminster é o prédio adjacente ao enorme relógio, que abriga o parlamento do Reino Unido. A construção em todo é uma vista de tirar o fôlego!

Palácio de Buckingham

Residência oficial da Rainha Elizabeth II, o Palácio de Buckingham é um dos pontos principais de Londres (e onde você pode tentar ter um vislumbre da família real nas janelinhas à distância). Além da bela construção, você pode assistir à troca da Guarda Real algumas vezes durante a semana.

Hyde Park

Se você já assistiu 101 Dálmatas, pode ser que você já conheça um pouquinho do Hyde Park! São 142 hectares de área verde onde as pessoas da cidade se encontram para descansar, passear com os pets e levar os mais novos para brincar. Ele também é palco de festivais de música, atos políticos e eventos ao ar livre.

Ainda outras dicas de lugares que você pode conhecer em Londres são:

  • Abbey Road 
  • Notting Hill 
  • Catedral de St. Paul 
  • The National Gallery 
  • Tate Museum 
  • British Museum 
  • West End 
  • Shoreditch
  • Estúdios de Harry Potter 

Quando visitar Londres? 

Londres é uma cidade efervescente e você pode visitá-la em qualquer época do ano. A decisão vai partir mais da sua preferência por climas e vontades de passeios. 

  • Londres no verão (julho, agosto e setembro): assim como a maioria dos destinos, o verão é uma das épocas de alta temporada em Londres. Isso quer dizer que você vai passar por situações como filas maiores, atrações mais cheias e transportes mais abarrotados. Em contrapartida, essa época é recheada de eventos, festivais ao ar livre e carnavais de rua. 
  • Londres no outono (outubro, novembro e dezembro): com os dias começando a diminuir e as temperaturas a baixar, Londres começa a se preparar para o fim do ano. Visitando a cidade nessa época, além das decorações lindas que começam a tomar a cidade, você pode dar um pulinho em feiras de Natal e festividades de virada de ano.
  • Londres no inverno (janeiro, fevereiro e março): por estar mais ao sul do país, Londres não é tão fria quanto outras cidades inglesas (mas, ainda assim, as temperaturas podem chegar bem próximas de 0°C). Apesar de ser a estação com os dias mais curtos do ano (o sol se põe por volta das 16h), você vai encontrar filas bem menores e ruas menos cheias de turistas, podendo passear com mais tranquilidade; 
  • Londres na primavera (abril, maio e junho): com temperaturas amenas e flores desabrochando, a primavera não deixa a desejar em Londres. Essa também é uma boa temporada para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer ao ar livre! 

#Dica da Max: Uma coisa importante para se ter em mente sobre Londres é que os filmes não mentem: o clima da cidade realmente é chuvoso a maior parte do ano, independente da estação. Mas isso não precisa te desanimar – se a chuva não para os moradores de Londres, ela não pode te parar: ainda há muito a se ver na cidade mesmo nessas circunstâncias. 

Inclusive, aqui a gente te conta algumas dicas para aproveitar sua viagem com chuva! 😉 

Quais pratos você não pode deixar de experimentar? 

Já ouviu falar que a Inglaterra tem uma fama ruim quando se trata de sua gastronomia? 

Isso acontece porque a culinária inglesa não tem pratos típicos tão diversos e complexos quanto outras culturas – principalmente quando em comparação com algumas de suas vizinhas, como a Itália, França e Portugal. Outro ponto que sustenta essa fama é o fato de que, com onda de industrialização forte que teve início no país, muitos alimentos passaram a ser feitos de forma industrial e tornou-se mais raro o preparo de alimentos a partir do zero, com ingredientes frescos. 

Em contrapartida, o jogo tem virado nos últimos anos e, com o aumento de uma consciência alimentar e do surgimento de Chefs que tem uma pegada mais criativa, como Jamie Oliver e Gordon Ramsay (que você com certeza já viu na TV!), a Inglaterra tem melhorado sua imagem gastronômica. Além disso, em Londres tem crescido a conscientização de alimentação vegetariana e vegana e, hoje, grande parte dos restaurantes da cidade recheiam seus menus com opções para quem segue esses regimes alimentares mais estritos. 

No fim, apesar de alguns especialistas criticarem os pratos ingleses, a culinária do país tem opções bem interessantes (e gostosas!) que não podem deixar de serem provadas por quem visita o país. Algumas das mais famosas são: 

  • Fish and chips
  • Full english breakfast
  • Bangers and mash
  • Scotch Eggs
  • Toad in the hole
  • Jack Potato
  • Summer Pudding
  • Chá Inglês

 

Londres é uma cidade para todos e, efervescente que só, vale a visita sempre que possível – não importa quantas vezes você visitá-la, sempre vai descobrir algo novo! 

E aí, quer dar um pulinho na capital inglesa? A gente te ajuda a chegar lá! 😉 

Deixe um Comentário