Lima

Lima é uma cidade cheia de encantos e belezas naturais que está a sua espera! Venha conhecê-la!

Está com vontade de viajar para um lugar com uma cultura e uma gastronomia riquíssimas, mas ainda não descobriu qual é o melhor destino? Então vamos dar uma sugestão: o que acha de conhecer Lima, a capital do Peru?

A cidade é dona de um visual deslumbrante que muitos desconhecem. Afinal, várias pessoas que passam por lá, geralmente, têm Machu Picchu como destino.

Lima preserva muitas das suas características históricas, o que a deixa ainda mais atraente. Além disso, a capital tem um povo hospitaleiro para garantir que você se sentirá em casa enquanto estiver viajando.

Deseja embarcar nesse passeio com a gente? Então leia todo o conteúdo e descubra um pouco mais desse paraíso da América do Sul. Vamos lá?

Conheça um pouco da história da cidade

Localizada às margens do Oceano Pacífico, a história de Lima inicia-se por volta de 18 de janeiro de 1535, época na qual já era ocupada pelos incas. Ela foi fundada por Francisco Pizarro e, inicialmente, recebeu o nome de Cidade dos Reis.

A cidade foi a capital do Vice-reinado do Peru, no período em que o território era dominado pelos europeus. Quando o país conquistou a sua independência e tornou-se uma República, o lugar passou a ser chamado de Lima, nome que deriva do idioma aimará.

A capital conserva muitas das suas arquiteturas coloniais, o que enriquece ainda mais o turismo local e faz do centro histórico um importante ponto de visitação.

Hoje, Lima tem, aproximadamente, 8 milhões de habitantes, o que equivale a um terço da população de todo o país.

Saiba quais são os principais atrativos

Lima, a única capital da América Latina que fica de frente para o mar, guarda inúmeros atrativos para os seus turistas. Um deles é a grande quantidade de sítios arqueológicos, denominados de Huacas, os quais abrigam muitas histórias da época pré-incas.

Um detalhe importante para você saber sobre a cidade é que praticamente não chove por lá, apenas garoa. Isso acontece pelo fato de estar localizada em um deserto, no qual a umidade do ar é, cerca de, 95%.

Outra atração bem legal é o bairro de San Borja, que deixa as pessoas pensando que estão andando em círculos. Isso se deve ao formato da região, que mais se parece com um labirinto. As avenidas são enormes e repletas de museus e bibliotecas, que valem muito a pena conhecer.

A cidade tem também o artesanato como um dos seus importantes atrativos. Quase tudo é marcado por cores fortes e, em regra, são produtos de excelente qualidade. É possível encontrar muitas lojinhas com esses itens nas proximidades da Plaza Mayor (Plaza de Armas).

Lima tem uma mega atração que consta no Guinness Book of World Records: o Circuito Mágico das Águas. Ele recebe a denominação de maior fonte pública do mundo. Ao todo, são 13 fontes com luzes, músicas e imagens que deixam a noite muito mais encantadora.

A capital do Peru é o berço cultural do país. Ela conserva as características de vários povos que já viveram na região, além de muitos monumentos do período colonial. Por esses e outros motivos, a cidade tem inúmeros museus.

Veja quais são as atrações mais conhecidas para visitar em Lima

Como já foi possível observar até aqui, a capital peruana conta com muitos atrativos para os seus turistas. Mas para que você trace um roteiro super completo, vamos mostrar alguns lugares que precisa visitar quando for a essa cidade repleta de riquezas culturais, históricas e naturais. Veja só os pontos turísticos que separamos, especialmente, para você:

Centro Histórico

Fundada em 1535, a cidade de Lima tem em suas ruas e vielas muita história e grandes marcas do tempo. Por isso mesmo, o Centro Histórico se torna um dos principais pontos de turismo. Considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, você encontra no centro paradas obrigatórias para quem quer descobrir um pouco mais dessa cidade.

Plaza Mayor (Plaza de Armas)

No centro da cidade, está o ponto zero de fundação de Lima. Estamos falando da Plaza Mayor, também conhecida como Plaza de Armas. Aqui, você encontra o Palácio de Governo, a Catedral de Lima, o Palácio Arquiepiscopal de Lima e outros edifícios que são base da capital peruana.

Huaca Pucllana

O bairro de Miraflores tem um traço da história de Lima muito bem preservado. Huaca Pucllana é um sítio arqueológico gigantesco bem no meio da cidade e é aberto aos visitantes que querem entender um pouco mais do Peru pré-Inca, mais exatamente do século V. Há desde ruínas de pirâmides e também das praças dos eventos desse povo. É imperdível!

Museu Arqueológico Rafael Larco Herrera

Conhecido também como Museo Larco, o museu foi feito sobre uma edificação do século XVIII. Dividido em galerias e tendo a Huaco como a mais conhecida, é ponto obrigatório para descobrir as muitas histórias que já aconteceram na cidade de Lima e também no Peru.

Outras opções para conhecer em Lima são os seguintes lugares:

  • Convento de San Francisco;
  • Parque Kennedy;
  • Parque do Amor;
  • Parque de la Muralla;
  • Mercado Municipal de San Isidro;
  • Bairro de Miraflores;
  • Catedral de Lima;
  • Palácio do Governo;
  • Circuito Mágico da Água;
  • Museu Larco;
  • Pachacámac;
  • Bairro Barranco;
  • Ilhas Palomino;
  • Parque El Olivar;
  • Playa Pulpos;
  • Naplo.

Descubra qual é a melhor época do ano para conhecer a cidade

Como já foi dito acima, não há períodos de chuva em Lima. Por lá, o tempo é mais cinzento, devido às constantes garoas.

A cidade tem um clima temperado, praticamente, o ano inteiro. A temperatura varia entre 16° C e 18° C nos meses mais frios (maio a novembro) e de 21° C a 27° C nos dias mais quentes (dezembro a abril).

Dessa forma, você pode escolher qualquer época no ano para conhecer a capital peruana. Porém, uma coisa é certa: no verão tudo fica mais bonito e as cores parecem bem mais vivas.

Fique sabendo que, independentemente, de ser um dia quente ou frio, o mar é sempre gelado, por causa das baixas temperaturas das águas do Oceano Pacífico. Assim, precisa ser bastante corajoso para conseguir fazer um mergulho!

Aprecie o ponto forte da gastronomia

Conhecida como a “Capital Gastronômica da América Latina”, Lima é dona de uma gastronomia incrível, o que inclui pratos muito deliciosos e bebidas com um sabor singular.

É possível perceber que as comidas têm um toque da cultura indígena e uma grande influência da gastronomia japonesa, italiana e chinesa. Além disso, o fato de Lima ter uma rica produção de vegetais, frutos do mar e legumes contribui para aperfeiçoar a culinária local.

O abacate é um dos alimentos que está mais presente nos pratos da região. O fruto é usado de diferentes maneiras, como no preparo de peixes e saladas. Uma situação que os brasileiros não estão muito acostumados, não é mesmo?

O prato mais comum da região, que você encontrará em quase todos os restaurantes, é o ceviche. Essa comida tem como base o salmão, peixe branco, entre outros frutos do mar e é temperado com limão, cebola roxa, gengibre, pimenta e diversas outras especiarias. Assim, não deixe de apreciar essa delícia quando for à cidade.

No que diz respeito às bebidas, uma que tem bastante destaque é o pisco sour. O drink é uma mistura de pisco, limão, pimenta e clara de ovo. Pode parecer estranho, mas quem já provou diz que tem um sabor sensacional.

Depois de tudo que foi falado aqui, é quase impossível você não ficar com muita vontade de fazer as malas e desembarcar em Lima. Afinal, é difícil não se encantar por um lugar que conserva e valoriza a sua cultura e que tem um povo tão receptivo. Agora, só mais uma dica para finalizar: não deixe de provar o tradicional e famoso Inca Kola, assim que chegar à cidade, ok?

Gostou de conhecer um pouco mais desse lugar maravilhoso? Então, assine nossa newsletter e receba ótimos conteúdos no seu e-mail!

Deixe um Comentário