Fortaleza

icon-desk-calendar@2x Created with Sketch. Quando ir
icon-desk-cama@2x Created with Sketch. Onde ficar
icon-desk-talher@2x Created with Sketch. Onde comer
icon-desk-talher@2x Created with Sketch. Restaurantes
icon-desk-star@2x Created with Sketch. Fim de Tarde
icon-desk-star@2x Created with Sketch. Vida Noturna
icon-desk-star@2x Created with Sketch. Praias
icon-desk-star@2x Created with Sketch. Passeios

A capital cearense sempre figura entre as mais procuradas do Brasil para viajar, e você vai entender aqui o porquê. Confira nosso guia e saiba o que fazer em Fortaleza!

Bons hotéis, praias, parques, gastronomia: há tantas opções para se fazer na capital do Ceará que o turista vai precisar de um guia de Fortaleza para não perder o que há de melhor antes de embarcar em mais uma viagem inesquecível!

A cidade está entre aqueles destinos unânimes na hora de viajar. Por lá, não há tempo ruim, a cultura é marcante, o contato com a natureza é garantido e se come muito bem. 

A capital cearense sempre figura entre as mais procuradas do Brasil para viajar, e você vai entender aqui o porquê. Confira nosso guia e saiba o que fazer em Fortaleza!

 

 

 

O que dizer de Fortaleza?

Fundada em 13 de abril de 1726, Fortaleza é uma cidade de 2,6 milhões de habitantes, conforme o IBGE, e repleta de belas praias e muita história para contar. 

A cidade é ideal não apenas para quem busca contato com a natureza, mas também para os praticantes de esportes náuticos (como caiaque, windsurf e kitesurf), para os amantes da boa gastronomia e para quem quer aproveitar a noite.

Além de ser um destino querido pelos brasileiros, de acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Fortaleza foi, em 2019, a cidade do Nordeste que mais recebeu visitantes estrangeiros.

Melhor época do ano para visitar Fortaleza

Faz calor na cidade durante praticamente o ano todo, o que permite aproveitar a viagem à beira mar.  

No primeiro semestre, geralmente chove e venta mais na capital cearense.

Já entre os meses de junho e agosto, por exemplo, as temperaturas mínimas não passam de 22ºC. Ou seja, a cidade tem temperaturas altas até no inverno.

No período entre novembro e fevereiro há um aumento considerável pela procura de turistas, então é necessário planejar a viagem com bastante antecedência. 

Saiba mais: veja as temperaturas e eventos sazonais em Fortaleza para definir a melhor época para visitar.

Quanto custa viajar para Fortaleza?

O valor depende do seu estilo de viagem e das ofertas que você conseguir encontrar.  Existem pacotes completos em que você já compra a hospedagem e os passeios junto com os voos.  Se preferir comprar tudo separadamente, uma boa pesquisa vai ajudar a garantir os melhores preços.

Por exemplo, dependendo da época da viagem e da cidade de origem, as passagens aéreas podem ser encontradas em média a partir de R$300. É um preço bem atrativo para uma viagem tão revigorante.

No destino, há atrações para todos os gostos e todos os bolsos — inclusive gratuitas. Ou seja, não tem desculpa para não realizar essa viagem.

Você pode começar o planejamento adquirindo as passagens aéreas baratas. Que tal?

Como chegar a Fortaleza?

O acesso e locomoção em Fortaleza é bem fácil. Você pode chegar pelo aeroporto internacional Pinto Martins, via ônibus ou até mesmo de carro!

O aeroporto fica na zona central da cidade, o que deixa o trajeto para hotéis bem mais simples e barato. Há voos diários para todas as capitais brasileiras e também alguns destinos internacionais. Tudo muito bem sinalizado e de fácil acesso. 

Uma viagem de carro ou ônibus também é possível, pois  as estradas até a cidade costumam ser bem iluminadas e seguras. 

Leia também: Como chegar em Fortaleza?

Onde se hospedar na capital cearense?

Orla da praia de Fortaleza cheia de prédios A cidade é repleta de hospedagens para todos os bolsos e estilos de viagem. Há hotéis, hostels, pousadas e casas de temporada sempre à disposição dos turistas.

Se você quiser ficar numa área mais central, perto das praias urbanas, restaurantes e outros comércios e serviços, a região da Beira-Mar, Praia de Iracema e Meireles é a mais indicada: você estará próximo da vida noturna da cidade. Também fica bem pertinho da Feirinha de Artesanato e é um point bacana com bares e boates atrativas. 

Do Meireles saem muitos ônibus, vans e carros de passeios turísticos para as praias mais procuradas, como Jericoacoara e Canoa Quebrada.

Se a preferência for por uma viagem mais distante do agito, a região da Praia do Futuro – uma das melhores praias da cidade para curtir o mar – também conta com boas opções, inclusive resorts all inclusive. Porém, a região é de pouco movimento e você vai precisar se deslocar para outros locais de carro.

Confira os 15 melhores hotéis de Fortaleza aqui!

O que Fortaleza tem de melhor?

Não é apenas de lindas praias que vive a capital cearense. Há muito o que fazer em Fortaleza, como aproveitar parques, museus, centro histórico e outros lugares que você vai amar. Anote as dicas deste guia de Fortaleza e prepare-se para uma experiência inesquecível.

 

Confira: 18 praias imperdíveis de Fortaleza.

Principais atrações e praias de Fortaleza

Com praias de areia branca e mar esverdeado, características dessa região, há 25 quilômetros de orla onde você pode tomar sol, nadar no mar, praticar esportes náuticos ou simplesmente relaxar. As praias mais conhecidas da cidade são Iracema, Mucuripe e Meireles. Elas estão mais próximas ao centro, e, nos arredores, têm opções de bares, restaurantes, mercados, lojas e feira de artesanato. No entanto, a praia imperdível nessa viagem é a Praia do Futuro. Embora esteja a 20 minutos do centro da cidade, ela tem uma ótima infraestrutura. É muito procurada por famílias, pois possui opções para agradar a todos. Se você tiver mais tempo de viagem, procure pelas praias nas cidades vizinhas. Porto da Dunas, Cumbuco, Canoa Quebrada e Jericoacoara são destinos maravilhosos no Ceará.

Orla Central

A orla marca o encontro de turistas e habitantes de Fortaleza. Lá você encontra as praias de Iracema, Meireles e Mucuripe. A orla é o lugar perfeito para conhecer a gastronomia local, a cultura e as tradições da cidade.

Praia do Futuro

A 11 quilômetros do centro, está localizada a Praia do Futuro — uma das mais famosas da cidade. Além de ser um lugar perfeito para um mergulho, ela se destaca pela mordomia oferecida pelas barracas. Além das típicas patinhas de caranguejo e da água de coco, as barracas oferecem Wi-Fi, massagem e playground.

Beach Park

As dunas são a cara do Ceará. Assim, existe o Porto das Dunas, local que abriga o Beach Park, um dos parques aquáticos mais famosos do Brasil, que encanta todos os visitantes. Lá você encontra diversos brinquedos para quem gosta de aventura, mas o parque é preparado para que todas as pessoas possam aproveitá-lo. Por isso, existem brinquedos e piscinas que agradam desde as crianças até os mais velhos.

Centro Dragão do Mar

É difícil definir Fortaleza como um destino apenas de praia. Para apreciar cultura, uma boa ideia é conhecer o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, instalado em um prédio com arquitetura moderna que merece ser apreciada. Além disso, a programação é sempre repleta de shows, exposições, teatro, cinema etc.

Museu da Cachaça

Já em Maranguape, região metropolitana de Fortaleza, existe o Museu da Cachaça, abrigado em um casarão que existe desde o século XIX. O museu traz a história da aguardente de todo Brasil por meio de recursos audiovisuais, além de ter o maior tonel de madeira do mundo, com capacidade de 374 mil litros, já registrado no Guiness Book.

Feirinha Beira Mar

A vida noturna de Fortaleza é agitada não só nos finais de semana, mas todos os dias. A Feirinha Beira Mar é o primeiro destino para começar a noite. Por lá, você se depara com diversos produtos fabricados na região. Além de doces, cachaça e castanha de caju, você encontra artesanato em sisal, capim dourado, palha, madeira etc. Não deixe de conferir algumas roupas e acessórios com a cara do Ceará.

Veja também: passeios em Fortaleza para todos os gostos.

Onde comer em Fortaleza?

Os viajantes que vão ao destino não podem ir embora sem degustar os pratos típicos da culinária fortalezense, como o baião-de-dois, os peixes e frutos do mar, principalmente a moqueca, o cuscuz e a rapadura.  Você pode encontrar as iguarias na região do Meireles, em restaurantes como a Kina do Feijão Verde e O Mar Menino. O Centro das Tapioqueiras também é uma boa pedida.

A gastronomia internacional também está presente nesta região, nos estabelecimentos Via Alexandrini, Bistrô à Vin e L’ô Restaurante.  Para os moderninhos, há opções como o Donkey Head Cervejaria e Gastropub, Zen Music Bar e o Moleskine, com uma pegada de bar para beber com os amigos.

Vida noturna em Fortaleza

A parte da noite é para descansar, certo? Errado! Em Fortaleza, além das opções de restaurantes que mostramos acima, dá para beber, dançar e se divertir depois que o sol se põe. 

Para beber e conversar com a galera, o point também está no eixo Iracema-Meireles. Por lá estão o Dragão do Mar e Bar do Pirata, que começam a ferver no happy hour e ficam abertos até altas horas. Ah, e quem ama o Hard Rock Café vai poder conhecer mais uma unidade: o RioMar Shopping recebeu, em 2019, essa franquia.

A programação noturna continua com bares e casas noturnas badaladas, que têm samba, forró e outros estilos musicais no setlist. Porém, quem quer encerrar a noite sem tanto agito pode conferir um show de humor no Lupus Bier ou no Beira Mar Grill.

Veja também: o que fazer a noite em Fortaleza.

O que fazer em Fortaleza gastando pouco?

Neste guia, já dá pra perceber que há muito o que se fazer em Fortaleza, não é mesmo?! Mas a melhor parte é que você não precisa gastar muito para aproveitar uns dias de folga.  Para evitar gastos além do seu orçamento, procure fazer o seu roteiro antes de fechar a sua hospedagem.

Assim, você consegue se instalar perto dos locais que deseja frequentar.  As praias de Iracema e Meireles ficam próximas uma da outra, e estão muito perto do comércio local, o que evita custos de deslocamento para ir a restaurantes, bares ou baladas. 

Aproveite para ver o pôr do sol (e quem sabe até botos) na Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema. É uma atração totalmente gratuita e encantadora! Os passeios histórico-culturais também são adequados para as viagens de baixo custo, pois as entradas são gratuitas ou a preços acessíveis.

Para evitar gastar, deixe de lado os parques aquáticos e os centros de compra, que são passeios que acabam saindo mais caros, principalmente se você estiver com crianças. Ao invés disso, visite o Parque Estadual do Cocó, repleto de atrações infantis. 

O que fazer em Fortaleza em 7 dias?

Vista de Cima de Estoril, em Fortaleza

Foto: Jade Queiroz – MTUR

Uma semana é um tempo ótimo para visitar a capital cearense. Dá para aproveitar Fortaleza e algumas atrações nas cidades vizinhas. 

Dia 1 — Chegada

Faça uma caminhada sem pressa pela Avenida Beira Mar, apreciando o mar. Vá até a Ponte dos Ingleses e assista ao pôr do sol. Finalize com um jantar na região.

Dia 2

Escolha uma ou duas praias para frequentar. Se decidir visitar Iracema e Meireles, dá para incluir uma terceira opção no meio da tarde. À noite, que tal curtir um show de humor? Eles se concentram no eixo Iracema-Meireles.

Dia 3

Vista aérea do Beach Park Separe um dia para visitar os parques aquáticos. O Beach Park requer um dia todo para a visitação. Se preferir ir ao Itapariká, emende com a Praia do Futuro, e já faça o seu jantar por lá mesmo. 

Dia 4 

É hora de explorar mais alguma praia nas imediações de Fortaleza. A cerca de duas horas de carro ficam as praias de Canoa Quebrada, Lagoinha, Flecheiras e Guajiru. 

Se estiver hospedado em Fortaleza, evite ir para Jeri. O destino requer pelo menos dois dias para ser bem aproveitado, o que exige reservar uma hospedagem mais próxima. 

Dia 5

Que tal começar um dia com um passeio histórico ou cultural? Use metade do dia para visitar pontos turísticos como o Theatro José de Alencar, igrejas e o Museu do Ceará. Inclua o centro das tapioqueiras neste dia.

No fim da tarde, você pode tentar pegar um cinema no Dragão do Mar ou retornar à Praia de Iracema para assistir ao pôr do sol. Se ainda tiver pique, vá para um típico forró!

Dia 6

 

Vista aérea da Feirinha Beira Mar em Fortaleza

Foto: Jade Queiroz – MTUR

Antes de voltar, nada melhor do que fazer umas comprinhas, certo?! A Avenida Monsenhor Tabosa, a Feirinha da Beira Mar e o Mercado Central são ideais para a compra.

Comemore a última noite de viagem em um delicioso restaurante na Avenida Beira Mar ou no Mercado dos Peixes, na Praia do Mucuripe.

Dia 7 – Volta

Antes de embarcar de volta para casa, não deixe de dar um último mergulho no mar de Fortaleza na praia que você mais gostou. 

Viu só como não faltam opções para você aproveitar a capital cearense? Agora que você já sabe o que fazer em Fortaleza, compre sua passagem barata ou já tenha tudo na mão com um pacote completo para a capital cearense

   

Deixe um Comentário