Florianópolis

icon-desk-star@2x Created with Sketch. O que fazer
icon-desk-calendar@2x Created with Sketch. Quando ir
icon-desk-talher@2x Created with Sketch. Onde comer
icon-desk-cama@2x Created with Sketch. Onde ficar
icon-desk-star@2x Created with Sketch. Noite em Floripa

A capital de Santa Catarina é um dos destinos mais visitados do Brasil. Florianópolis oferece para os seus visitantes uma natureza exuberante e muitas opções culturais e de lazer

Apesar de ser muito conhecida devido às suas praias badaladas e festas, Florianópolis, ou Floripa, como é carinhosamente chamada, tem opções de lazer para todos os públicos. A capital catarinense também conta com vários bares, restaurantes e opções de programas culturais.

Confira neste guia de Florianópolis tudo o que a ilha da magia tem a oferecer para os seus visitantes.

Qual é a história de Florianópolis?

Vista da orla da lagoa na cidade de Florianópolis, com vários prédios, asfalto e área gramada

A cidade surgiu por volta de 1675 como um pequeno povoado chamado Nossa Senhora do Desterro. Nessa época, essa região já era habitada pelos índios tupis-guaranis.

Foi somente em meados do século XVIII que a cidade de Nossa Senhora do Desterro se tornou capital da província de Santa Catarina. A mudança de nome para Florianópolis ocorreu em 1984, em homenagem ao segundo presidente do Brasil, o Marechal Floriano Peixoto. 

Atualmente, essa cidade apresenta o terceiro maior índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, e quanto maior é o IDH melhores são as condições de vida da população. Além disso, Florianópolis está entre as cidades brasileiras que mais recebem turistas.

Qual é a melhor época do ano para visitar a cidade?

Águas nas pedras abaixo da ponte hercílio cruz em Floripa

A melhor época do ano para visitar a capital catarinense é no verão, especialmente nos meses de janeiro e fevereiro. Nesse período, a temperatura média fica em torno de 28ºC, o que possibilita que os turistas aproveitem as belas praias da ilha. 

Quanto custa viajar para Florianópolis?

Vista aérea das praias e algumas casas em Floripa

O valor da viagem para Florianópolis pode variar de acordo com a época do ano em que você for visitar a cidade, o local de origem, o tempo que você vai passar na ilha e o tipo de hotel em que você vai se hospedar.

Sendo assim, o ideal é que você pesquise os valores das passagens, compare as diárias dos hotéis da cidade e defina quais passeios você quer fazer para saber quanto vai custar a sua viagem para Florianópolis.

É possível viajar para essa cidade sem gastar muito dinheiro. As praias são de acesso gratuito, há restaurantes com preços acessíveis e a cidade também possui alguns hotéis que cobram aproximadamente R$ 100,00 por diária.

Como chegar em Florianópolis?

vista lateral da ponte hercilio luz em Florianopolis com o céu do fim de tarde

A melhor forma de chegar na capital de Santa Catarina é de avião, há voos diretos de aeroportos de várias cidades para Florianópolis.

Contudo, também é possível chegar na capital catarinense de ônibus. Algumas capitais, como Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro têm ônibus que vão direto para Florianópolis. 

 

Além disso, outra forma de ir até essa cidade é de carro. No entanto, nem todas as estradas que levam à capital de Santa Catarina são duplicadas.

O que fazer em Florianópolis?

Florianópolis possui muitos pontos turísticos e opções de lazer, como exposições culturais, museus, bares, restaurantes e práticas de esporte. Confira a seguir alguns dos principais pontos turísticos da capital catarinense

Praias de Florianópolis

Florianópolis possui mais de 40 praias. Algumas são muito badaladas, como Jurerê Internacional, mas também é possível encontrar praias tranquilas nessa ilha, como a praia da Daniela, perfeita para quem quer passar o dia com a família.

Ponte Hercílio Luz

Essa ponte é um dos cartões postais da cidade. Apesar de estar desativada há muitos anos, vale a pena visitar o local para conhecer a estrutura e conferir a paisagem, especialmente no pôr do sol.

Lagoa da Conceição

A Lagoa da Conceição oferece uma vista belíssima para os seus visitantes. Além disso, também é possível praticar alguns esportes no local, como stand-up paddle e caiaque. Esse local ainda possui algumas opções de bares e restaurantes, alguns núcleos de artesanato e construções históricas.

Forte Santo Antônio

O forte de Santo Antônio é uma construção histórica. Ele foi criado para fazer parte do sistema de defesa da ilha no século XVIII. O forte está localizado na ilha Ratones Grande.

Catedral Metropolitana

Situada no centro histórico de Florianópolis, a Catedral é o símbolo católico mais importante da ilha. Ela foi erguida em 1908 e deve estar no seu roteiro, nem que seja para passar na porta e admirar a construção histórica.

Palácio Cruz e Souza

Conhecido no passado como Palácio Rosado, o Palácio Cruz e Souza é a sede do Museu Histórico de Santa Catarina e está localizado no centro de Floripa. No local, é possível ver várias peças que contam a história de Florianópolis. Na frente do museu fica a praça XV de Novembro, outro ponto turístico da cidade.

Onde se hospedar em Florianópolis?

asfalto e prédios na beira da água em Floripa

A capital catarinense tem opções de hospedagem para todos os bolsos. O ideal é que você escolha um hotel que fique perto da maioria das atrações que você deseja visitar. 

Quem quiser se hospedar no centro de Florianópolis vai encontrar diferentes opções de hotéis com os mais variados preços. Alguns dos hotéis dessa região que merecem destaque são o Ibis Florianópolis e o Valerim. 

Já quem quer ficar mais perto da praia pode gostar do Jurerê Beach Village e o LK Design Hotel.

Confira: Onde ficar em Florianópolis

 

Onde comer em Florianópolis?

prato de frutos do mar ilustrando nde comer em florianopolis

Em um guia de Florianópolis não poderiam faltar as indicações gastronômicas. Essa cidade  tem várias opções de restaurantes que atendem os mais variados gostos. 

Quem gosta de frutos do mar não pode deixar de conhecer os restaurantes Maria Rita Lagosteria e o Ostradamus. Já aqueles que apreciam a culinária italiana precisam conhecer o Artusi Restaurante.

Confira: onde comer em Florianópolis

Como é a vida noturna em Florianópolis?

Vista aérea da cidade de Florianópolis a noite

A vida noturna de Florianópolis é muito agitada. Há várias opções de bares e baladas espalhados por toda a ilha. As festas que acontecem nas praias de Jurerê Internacional estão entre as mais badaladas da ilha, essa região concentra vários clubes, como o Café de La Musique e o P12.

O que fazer em Florianópolis gastando pouco?

Floripa escrito na areia da praia

Nosso guia de Florianópolis também traz opções para quem quer conhecer a capital de Santa Catarina, mas não quer gastar muito dinheiro. 

A primeira opção é conhecer o centro histórico da cidade, que possui prédios com arquitetura colonial e algumas opções culturais, como o Museu Histórico de Santa Catarina e o Palácio Cruz e Souza.

Quem quer conhecer Florianópolis, mas não quer gastar muito, precisa conhecer o Morro da Cruz, que abriga um mirante que oferece uma vista incrível da cidade.

Também é possível conhecer as praias de Florianópolis sem precisar gastar muito dinheiro. Nesse caso, o ideal é que você leve seu próprio lanchinho, para não ter que gastar comprando comida na praia. 

Gostou do nosso guia de Florianópolis? Então, comece agora mesmo a planejar a sua viagem para a capital catarinense. Dê o primeiro passo conferindo passagens aéreas baratas para Florianópolis!

Deixe um Comentário