6 Dicas para economizar nas contas de casa enquanto estiver viajando

Conhecer novos lugares, vivenciar outras culturas, dar uma pausa na rotina… a gente sabe que tem coisas que só uma boa viagem pode proporcionar. Só que a gente também sabe que passar muito tempo fora pode significar que voltar para casa vira sinônimo de contas para pagar. 

Isso acontece porque, apesar de você estar de férias, alguns serviços que você faz uso durante o ano podem estar, ainda, funcionando como uma fonte de despesas, mesmo que não utilizados durante aquele período. 

Por isso, a gente resolveu juntar em uma lista 6 dicas de como economizar nas contas de casa enquanto você estiver fora. Pronto para gastar menos? Então vamos lá! 🙂 

1. Desligue os aparelhos eletrônicos da tomada

Já ficou confuso com contas como a de telefone, energia elétrica e TV a cabo que continuam chegando enquanto você passa um tempo fora viajando, sem utilizar os aparelhos? 

Isso acontece porque muitos equipamentos eletrônicos, como a TV, o microondas e o computador, possuem o modo stand-by. Esse modo de espera, que pode ser percebido por uma luzinha que fica sempre acesa, existe para que o aparelho ligue mais rapidamente quando for ser usado, mas pode acabar funcionando como um mecanismo de aumento na sua conta de luz. 

Em outras palavras: se você viaja e deixa os aparelhos eletrônicos em stand-by, mesmo não sendo usados, eles vão estar gastando energia. Por isso, a nossa dica é que você fique de olho e sempre coloque os aparelhos no modo off na hora de viajar, ou até mesmo que tire-os da tomada!

2. Suspenda seus serviços por até 120 dias

Você sabia que todo consumidor tem o direito de suspender seus serviços por até 4 meses? Que tal aproveitar essa concessão para aproveitar férias mais longas sem ter que se preocupar com custos na sua casa? 

Se liga na dica: a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) permite que os clientes adimplentes solicitem a suspensão temporária dos serviços por um período de 30 a 120 dias. Ou seja, se as suas contas estão todas em dia, você pode pedir para que serviços como telefone, internet e TV por assinatura sejam cancelados temporariamente. 

A melhor parte é que é super fácil fazer esse acordo basta entrar em contato com sua operadora e a suspensão vai entrar em vigência em até 24 horas. O único ponto de atenção é que esse serviço só pode ser solicitado a cada período de doze meses,  por isso o nosso conselho é utilizá-lo para aquelas viagens específicas, em que você vai passar meses fora de casa, como um mochilão, por exemplo. 

Ah, e você também pode negociar essa suspensão em outros tipos de serviço, como planos de saúde, seguros, energia elétrica e água, por exemplo. É só entrar em contato com cada empresa para saber como esse acordo funcionaria, pois cada uma apresenta suas especificidades na hora de implementar a suspensão temporária 😉 

3. Aposte em serviços fixos pré-pagos

Mas se você viaja várias vezes ao ano e não quer aguardar os 12 meses entre uma suspensão temporária e outra, fique tranquilo, existe outra solução: optar por planos pré-pagos. 

Alguns serviços de TV a cabo, por exemplo, funcionam no mesmo formato de planos pré-pagos de celular, em que você paga somente quando usar! Você coloca créditos e contrata um pacote de canais só quando for assistir.

Quando voltar de viagem, basta fazer a recarga pelo site da operadora escolhendo o tempo que quiser. Não tem faturas, anuidade ou multas, mas muitas vezes é preciso comprar o aparelho transmissor de sinal.

Se você assina canais de streaming, como a Netflix ou a Amazon Prime, você pode suspender sua conta no período em que estiver viajando e economizar no valor de mensalidades que você não vai estar usando. 

#Dica: você pode aproveitar esse período sem usar serviços já contratados para pensar em ainda mais economia quando voltar. Aqui você descobre como!  

4. Fique de olho na geladeira

Se você for viajar por muito dias, também é importante planejar as compras de casa arrumar as malas e ir.

Uma boa dica é que você não faça compras de alimentos perecíveis uma semana antes da viagem e fique atento ao prazo de validade dos produtos que já estão na geladeira. Tente consumir tudo que já foi aberto ou tem a data de validade próxima antes da data de embarque e, caso não consiga, tente deixar esses alimentos com alguém que pode fazer uso deles. Nada de desperdícios, né? 😉 

Além disso, é legal que você esvazie toda a geladeira, descongele o freezer e desligue a chave geral do apartamento ou da casa para conseguir economizar uma boa grana! 

5. Planeje a hospedagem do seu pet

A gente ama animais, mas sabe que, na hora de viajar, se você não pode levar seu bichinho de estimação com você, isso pode se tornar uma leve dor de cabeça (e algumas despesas também!). 

Nossa dica principal é que você se planeje o quanto antes. Se for o caso de deixar seu pet em um hotelzinho, escolher o lugar com antecedência pode significar economia no seu bolso e se houver a possibilidade de deixar ele com algum amigo ou parente (melhor ainda!), a pessoa pode se programar para receber o animalzinho em sua casa! 

Mas se o coração apertar e você decidir que seu bichinho também merece boas férias, aqui a gente te conta como você pode fazer para que vocês peguem um aviãozinho juntos! 😀 

6. Coloque seu imóvel para aluguel temporário

Se você tem um apartamento ou casa própria, outra dica interessante é alugar o imóvel enquanto estiver viajando. Crie anúncios em sites especializados, guarde seus pertences mais importantes e deixe o ambiente organizado para receber o hóspede.

Você mantém seu espaço ocupado – o que também ajuda na segurança do local – e ainda pode ganhar dinheiro enquanto viaja. Quer coisa melhor que isso? 

 

Agora que você já sabe como economizar nas contas de casa durante o período em que estiver fora, já pode economizar também na passagem para o próximo destino! 😉 

Deixe um Comentário